fbpx

Por que queremos Scott Adkins como o Batman?

Com a confirmação de que Ben Affleck deixará com o papel de Batman para o filme de Matt Reeves, que foi confirmado também para 25 de Junho de 2021, nós da Crossover Nerd temos uma ótima aposta para o papel: O ator britânico Scott Adkins.

Um breve resumo de sua história com as artes marciais, retirada do Wikipedia:

Scott Edward Adkins, nasceu em Sutton Coldfield, Inglaterra, em 17 de Junho de 1976. Ele se interessou pela primeira vez pelas artes marciais aos 10 anos de idade. Quando ele e se pai junto com o irmão mais velho Craig visitaram um Clube local de Judô. Mas depois de ter sido assaltado aos 13 anos, seu interesse em artes marciais cresceu ainda mais. Naquele mesmo ano, ele começou a praticar Taekwondo, recebendo sua faixa preta aos 16 anos de idade. Mas desde os 19 anos Scott também começou a treinar Kickboxing com Anthony Jones, onde alcançou o nível mais elevado e se tornou um instrutor de kickboxing totalmente treinado para o P.K.A. Scott Adkins também possui experiência em Ninjutsu, Karatê, Wushu, Jiu jitsu, Krav Maga, Muay Thai, Capoeira, Jeet Kune Do, e Ginástica acrobática.

Scott Adkins aplicando um extraordinário chute em Ninja 2
Scott Adkins aplicando um extraordinário chute em Ninja 2

Desde 2001 trabalhando com filmes de artes marciais, já trabalhou com grandes nomes do ramo como Jackie Chan, Jet Li, Jean Claude Van Damme e diretores consagrados como Corey Yuen, Yuen-Woo-Ping (Coreógrafo de Matrix), Samo Hung e outros. Isto lhe rendeu experiência em coreografias de artes marciais mais realistas e no estilo de ação explosivo do cinema de Hong Kong.

Scott Adkins e Jackie Chan, durante as filmagens de Espião por Acidente
Scott Adkins e Jackie Chan, durante as filmagens de Espião por Acidente

Porém, em 2006, sua vida de ator desconhecido mudaria quando ele interpretou um dos maiores personagens dos filmes de artes marciais deste milênio, o russo “Yuri Boyka“. O Filme “O Imbatível 2“, mostra um campeonato de lutas dentro de uma prisão de segurança máxima, onde lutadores se enfrentavam em embates extremamente violentos. Boyka neste filme é o vilão do filme, mostrando uma interpretação digna por parte de Adkins. O filme foi muito bem aceito pela crítica internacional, não só por Adkins representar um vilão aos moldes do lendário “Chong Li” de “O Grande Dragão Branco“(caro leitor, se não conhece este filme, vá urgente assistir, sério!), mas também pelas incríveis coreografias de combate, todas planejadas com a ajuda de Adkins e sua experiência com os truques de câmera e coreografias.

Yuri Boyka em Ação!

Após este filme, Scott Adkins foi chamado para uma grande parte de produções de filmes de artes marciais em curso, tanto como coadjuvante ou ator principal. Seu sucesso como Boyka foi tanto, que o próximo filme da franquia, “O Imbatível 3“, trazia Boyka como herói na história, criando um caminho de redenção para o personagem. Porém, Adkins também fez muito sucesso interpretando o ninja americano Casey em “Ninja” e “Ninja 2: Shadows of a Tear“, onde a interpretação de Adkins dividiu muito mais espaço com seu talento de artes marciais.

O Incrível Trailer de Ninja: Shadow of a Tear. Vejam se não lembra o Batman da série Arkham lutando!

É claro, que durante toda a história do Morcego nos cinemas, grandes nomes de Hollywood interpretaram Batman/Bruce Wayne. Obviamente, dentre todas as versões, a de Christian Bale foi a com os roteiros mais bem produzidos mas na humilde opinião desde que vos escreve, ainda não foi nem de longe, um Batman completo.

Não me entendam mal, eu adoro estes filmes, mas como leitor assíduo do Batman, ainda faltam alguns itens que não foram bem adaptados para a tela, como por exemplo sua total expertise em investigação e obviamente, um combate decente de artes marciais. Em “Batman vs Superman“, houve uma cena onde o Batman interpretado por Ben Affleck, quebrou mais um paradigmas dos combates do Morcegão no cinema, utilizando seus famosos “gadgets” em combate.

Tirando este combate que foi em nossa opinião bem bacana, mesmo mostrando que Ben Affleck não é muito desenvolto com artes marciais, ainda falta mais daquela pegada de combate e investigação, que vimos durante a série de Jogos “Arkham” para consoles e PC. É claro, que trazer nomes famosos para o papel atrás muito mais fãs do que um ator conhecido em sua grande parte, apenas pelo público que consome filmes de artes marciais. Porém, a veracidade e naturalidade deste âmbito da interpretação de um personagem como Batman, é extremamente importante também. Vale lembrar que geralmente, os uniformes colocados nos atores complicam demais os movimentos e isto obviamente, é um agravante, caso o ator não tenha expertise em artes marciais.

Scott Adkins é hoje basicamente o que foi Jean Claude Van Damme em seu auge no cinema, mas é claro que com grandes diferenças, já que hoje o mundo é globalizado e temos muito mais acesso a informações diversas para comparação. Sabemos que o cinema chinês de Artes Marciais é ainda muito superior as produções do Ocidente, mas provavelmente um Batman asiático não seria bem vindo pela maioria(não entendam mal, sou fã incondicional do cinema chinês), já que não combinaria em nada com o background do personagem.

Vejam a “fera” treinando

Já existe na internet, uma campanha dos fãs de Scott Adkins (nós estamos inclusos) em andamento para que ele seja escolhido para interpretar o Batman. É o sonho de qualquer praticante ou fã de artes marciais ver o Homem-Morcego lutando com fluidez e técnica nos filmes.

#adkinsforbatman

E vocês, caros leitores? O que acham desta nossa opção para interpretar o Batman? Já conheciam o ator? Gostam dele? Preferem outro nome de peso no papel? Comentem esta postagem para discutirmos.

Um abraço!

Avatar

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

%d blogueiros gostam disto: