fbpx

(DCAMU) – Universo Compartilhado de Animações da DC que deu certo!

O DCAMU (DC Animated Movie Universe) ou como é conhecido por aqui, Universo Compartilhado de Animações da DC, é uma sequência de animações produzidas em ordem de eventos cronológicos e representada no mesmo estilo dos NOVOS 52, que foi a época de publicações da DC Comics após o evento Flashpoint até o início do evento Rebirth. Como muitas pessoas ainda tem dúvidas da ordem correta dos eventos das animações, fizemos este guia rápido para facilitar.

DCAMU
Liga da Justiça vs. Jovens Titãs

DCAMU – Universo Compartilhado de Animações da DC!

O DCAMU se mostra totalmente coerente e diversificado. Além de animações belíssimas, algumas delas fizeram adaptações decentes de alguns eventos totalmente baseados nos quadrinhos, o que é muito bom. Diferente da lista que já possuímos aqui no site de TODAS as animações que a DC já lançou, aqui vamos cobrir apenas as animações que possuem sequência de eventos cronológicos e interação entre si. Vamos a lista:

1 – Ponto de Ignição (2013) – Flash viaja no tempo para salvar sua mãe no passado, mas acaba criando uma realidade paralela, onde a Liga da Justiça não existe. Superman está desaparecido, Mulher Maravilha e o Aquaman estão em guerra, Cyborg trabalha para o presidente e Thomas Wayne é o Batman. Os eventos finais do filme, recriam o multiverso da DC, startando o DCAMU. Baseado no arco dos quadrinhos Flashpoint.

2 – Liga da Justiça: Guerra (2014) – O filme narra uma invasão alienígena orquestrada por Darkseid e em decorrência disso, Batman, Lanterna Verde, Superman, Flash, Mulher Maravilha, Cyborg e Shazam se veem obrigados a se unirem para salvar a Terra. Baseado no Quadrinho Liga da Justiça: A Origem.

3 – O Filho do Batman (2014) – O filme mostra Batman conhecendo o seu filho Damian Wayne e enquanto ele tenta se relacionar com o garoto, os dois tem que enfrentar o Exterminador, que quer matar Damian e assumir o lugar de Ra’s Al Ghul na Liga dos Assassinos. Baseado no Quadrinho Batman & Filho, de Grant Morrison.

4 – Liga da Justiça: O Trono de Atlântida (2015) – O filme narra a origem de Arthur Curry, o Aquaman, enquanto que seu meio irmão Orm forja um ataque para forçar uma guerra entre Atlântida e o mundo da superfície. Com a Terra em perigo devido às maquinações de Orm, Arthur se une à Liga da Justiça para detê-lo. Baseado no quadrinho Liga da Justiça: Trono de Atlântida, de Geoff Johns.

5 – Batman vs. Robin (2015) – Na trama Damian conhece o Garra, um serviçal da organização conhecida como Corte das Corujas cujo modus operandi é semelhante ao da Liga dos Assassinos, o que faz com que Damian se deixe levar pela influência do Garra. Tal atitude faz Damian entrar em conflito com seu pai. Adaptação leve de A Corte das Corujas, Noite das Corujas e Batman & Robin: Nascido para Matar.

6 – Batman: Sangue Ruim (2016) – História original. Na trama, após Bruce Wayne desaparecer, Dick Grayson, o Asa Noturna, decide se tornar o Batman temporariamente. Ele, Damian e os novos aliados Batwoman e Batwing irão se unir para deter uma nova ameaça que está surgindo e salvar Bruce. Roteiro baseado nos quadrinhos Batman: Descanse em Paz, Batman: A Luva Negra, Batman & Robin Vol1 e Corporação Batman.

7 – Liga da Justiça vs. Os Jovens Titãs (2016) – Nesta trama original, após fracassar em uma missão com a Liga da Justiça, Damian é enviado para os Jovens Titãs para aprender a como trabalhar em equipe. Enquanto ele é treinado pelo grupo, o demônio Trigon domina a Liga da Justiça e pretende dominar o mundo também, e agora a única esperança do planeta são os Jovens Titãs.

8 – Liga da Justiça Sombria (2017) – Sendo uma adaptação dos quadrinhos de Liga Justiça:Dark, a trama mostra Batman reunindo John Constantine, Zatanna e Desafiador para juntos deterem uma invasão sobrenatural.

9 – Jovens Titãs: O Contrato de Judas (2017) – Baseado no mais famoso Arco dos quadrinhos dos Titãs, o Contrato de Judas. Aqui a trama é adaptada para o que já existe no universo até agora e ficou muito boa.

10 – Esquadrão Suicida: Acerto de Contas (2018) – Na trama que possui um roteiro original, após descobrir que irá morrer, Amanda Waller envia o Esquadrão Suicida em uma missão para obter um artefato que irá salvar a vida dela, mas enquanto o Esquadrão está em busca desse artefato, Vandal Savage e Eobard Thawne também estão. Um trecho da animação se passa antes dos eventos de Liga da Justiça: Trono de Atlântida.

11 – A Morte do Superman (2018)A Morte do Superman é o primeiro filme solo do Herói neste universo compartilhado e foi adaptado de forma muito mais fiel do que a tentativa de adaptação anterior, Superman: Apocalypse. Baseado no quadrinho A Morte de Superman, de Dan Jurgens, é também uma animação em comemoração aos 80 anos do herói.

12 – Constantine: A Cidade dos Demônios (2018) – O filme explora mais do personagem apresentado pela primeira vez nesse universo em Liga da Justiça Sombria. Nele conhecemos como o bruxo lida com graves erros do passado e que agora precisa se resolver para salvar a filha de um antigo amigo. O filme conta com os episódios da série Constantine: Cidade dos Demônios lançada para a CW Seed e também conteúdo original, sendo o primeiro filme solo do Constantine ambientado nesse universo.

13 – Reinado dos Supermen (2019) – Após os eventos de A Morte do Superman (filme de 2018) , o mundo tenta lidar com a ausência do herói falecido ao mesmo tempo que novos heróis surgem dizendo ser o Superman. Adaptação do quadrinho O Retorno do Superman, de Dan Jurgens.

14 – Batman: Silêncio (2019) – Quarto filme solo do Batman que adapta o arco dos quadrinhos Batman: Silêncio. Um vilão chamado Silêncio recruta os antigos inimigos do Cavaleiro das trevas para atacá-lo, enquanto Bruce Wayne retoma o antigo e icônico romance com Selina Kyle, a Mulher-Gato.

15 – Mulher-Maravilha: Linhagem de Sangue (2019) – Primeiro filme solo da heroína neste universo. Este filme cheio de ação mostra em seu início eventos acontecidos com Diana antes do filme Liga da Justiça: Guerra e logo depois, volta para após os eventos do filme Batman: Silêncio. O Filme possui levemente adaptações do quadrinho Os Olhos da Górgona.

16 – Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips (2020) – Baseado no arco dos quadrinhos A Guerra de Darkseid. Com a iminência de um ataque de Darkseid ao planeta Terra, um supertime composto pela Liga da Justiça, Liga da Justiça Sombria e Jovens Titãs vão até Apokolips, planeta do Tirano, para tentar derrotá-lo lá. Porém, os heróis já eram esperados pelo vilão e sua derrota, causa desdobramentos irreversíveis no universo. Animação que fecha esta fase do DCAMU.

DCAMU
Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips

Espero que este guia ajude vocês a se encontrarem na cronologia da DCAMU e que principalmente, se divirtam com estas incríveis animações. Obrigado pela atenção, e até mais!

Avatar

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

%d blogueiros gostam disto: