fbpx

A Morte do Superman 2018 (The Death of Superman) – Review

Dentre todas as grandes histórias dos quadrinhos, a “Morte do Superman” e a subsequente saga “O Retorno de Superman” sempre estão nas lembranças dos leitores ou fãs do super-herói. A importância deste evento teve uma influência em escala mundial e divulgação em diversos meios de comunicação na época. Além do mais, o desenrolar destas duas sagas são importantes para os quadrinhos da DC e para a história de alguns heróis, como o Lanterna Verde, por exemplo.

Em 2018, a Warner lançou a animação de uma hora e vinte minutos, A Morte do Superman (The Death of Superman). Não é a primeira vez que a Warner tenta adaptar este arco. No filme animado Superman: Apocalypse (Superman:Doomsday) de 2007, há uma tentativa de adaptar a morte e o retorno, mas com algumas sérias alterações. Embora tenha sido legal para época, A Morte de Superman de 2018 acaba sendo superior a Superman:Apocalypse por se aproximar mais do arco nos quadrinhos que seu antecessor, mas também com algumas diferenças.

Filme Original de 2008
Filme Original de 2008

Para a galera que ainda está conhecendo as belíssimas animações da DC, já deixo um aviso: Este filme, é baseado nos Novos 52, que foi o Reboot que o universo DC recebeu nos quadrinhos em 2011 após a saga “Flashpoint“. Portanto, todo o visual dos heróis que aparecem no filme, são baseados nos quadrinhos dos novos 52. Um outro detalhe é, que vocês podem assistir a este filme normalmente sem precisar ter assistido aos outros filmes pós novos 52 (Liga da Justiça:Guerra, Liga da Justiça:O Trono de Atlântida e Liga da Justiça vs Novos Titãs), porém é interessante para entender sobre a ligação amorosa do Superman com a Mulher Maravilha no início da equipe, antes de Clark se apaixonar por Lois Lane.

Superman e Lois finalmente se acertam e tudo volta à normalidade
Superman e Lois finalmente se acertam e tudo volta à normalidade

Pois bem. Vamos ao filme! Vale lembrar que este review possui “SPOILERS” e caso você não queira revelações do enredo, assista ao filme primeiro e depois venha ver nossa opinião, ok? Estou te esperando! Vamos lá…

Após Superman acabar com uma tentativa de assalto a um banco por Manheim e a Intergangue, Superman nota que os bandidos estão utilizando equipamento não identificado por ele antes. Após analisar os itens nos laboratórios S.T.A.R. e conhecer o doutor Irons (Na verdade um homem que Superman salvou no passado e que agora têm uma admiração profunda pelo herói), Superman confronta Lex Luthor sobre o ocorrido. O mesmo obviamente, nega a participação na história.

Superman e Lex Luthor.  Eternos Inimigos
Superman e Lex Luthor. Eternos Inimigos

Superman mostra a Lois, algumas descobertas da tecnologia Kryptoniana e dentre elas, existe um sistema total preparado para a manutenção da “raça Kryptoniana“. Esta informação é muito importante e pela primeira vez, Lois Lane vê os pais de Kal-El (Nome Kryptoniano de Superman).

Sistema de preservação Kryptoniano
Sistema de preservação Kryptoniano

Uma coisa muito bacana neste filme, é que Lois e Clark tem um ótimo desenvolvimento em sua relação, o que é necessário durante o resto da animação e ajuda a causar todo o desespero que virá. Há também cenas com os pais do Superman na animação, que são super divertidas. O relacionamento deles no entanto, é bem hilário e para os outros personagens, ainda é um segredo. Sim, ele também não revelou para ela que é o Superman. Ainda…

Pega as escondidas.
Pega as escondidas.

Mas tudo isso, vai ficar dramático…

Um asteroide gigante colide com o ônibus espacial Excallibur onde os famosos astronautas Teri e Hank Henshaw lideram uma expedição científica. Este asteroide, traz à Terra a criatura assassina conhecida como Apocalypse. Um monstro com apenas um objetivo: Destruição de tudo e de todos!

Destruição da Excallibur
Destruição da Excallibur

A chegada do asteroide foi acompanhada por Lex Luthor e sua equipe. O mesmo cai no mar e tanto a equipe de Luthor quanto os Atlanteanos chegam no local. O monstro Apocalypse começa então, sua caminhada de destruição, matando e destruindo tudo em seu caminho e em linha reta, sem retroceder ou parar para pensar. A animação mostra exatamente como o monstro é impiedoso e violento, despedaçando os Atlanteanos. Assim como nos quadrinhos, o monstro começa coberto por um tipo de camisa de força que contém seus movimentos, mas aos poucos vai se libertando das amarras durante os combates.

Apocalypse "tocando o terror" em uma cidadezinha
Apocalypse “tocando o terror” em uma cidadezinha

Obviamente, a Liga da Justiça começa o embate com a criatura antes da chegada de Superman, assim como nos quadrinhos. Vale lembrar, que uma das coisas importantes a ser notada aqui, é a formação da Liga nos Novos 52. Nos quadrinhos, Ciborgue não faz parte da equipe e sim dos Novos Titãs. Hal Jordan, o Lanterna Verde, estava em uma guerra galática ao lado de outros Lanternas. Hal Jordan inclusive, é uma das pessoas mais afetadas pela Morte e o Retorno de Superman, o que mais a frente, nos leva a saga “Crepúsculo Esmeralda“. Mas isso, é assunto para outro Review.

O Lanterna Verda Hal Jordan percebendo que sua força de vontade, é menor que a vontade de matar de Apocalypse
O Lanterna Verda Hal Jordan percebendo que sua força de vontade, é menor que a vontade de matar de Apocalypse

Com certeza, a batalha não é nem um pouco fácil. Aliás, se existe um nível para o além do impossível, esse seria o caso. A criatura é capaz de derrotar a equipe sozinho e continuar seu caminho de destruição até chegar a Metrópolis. O desespero da cena de combate da Liga da Justiça contra Apocalypse, se assemelha demais ao que ocorre nos quadrinhos. O Poder e a violência de Apocalypse faz personagens que aparentemente possuem um “preparo” contra o medo como o Batman, clamar pela ajuda de Superman ao ver o nível de poder da criatura.

Advertisements
Loading...
Batman "despreparado" para enfrentar Apocalypse
Batman “despreparado” para enfrentar Apocalypse

Daqui para frente, a criatura é confrontada pela Mulher Maravilha, que é quase morta. Superman então chega para o combate e senhoras e senhores, que combate! As animações da DC já são conhecidas pela belíssima qualidade com os detalhes, mesmo aquelas que fazem uma nova adaptação de arcos conhecidos, como “O Contrado de Judas“, dos Novos Titãs. As mudanças de roteiro e diferenças com os quadrinhos passam a não fazer tanta diferença ou incomodar, graças a alterações que convencem e são inteligentes. Se a mesma equipe criativa que cuida das animações fosse a encarregada dos filmes, talvez a DC não estivesse tão travada nos cinemas.

Mulher Maravilha em batalha épica contra Apocalypse
Mulher Maravilha em batalha épica contra Apocalypse

O nível de destruição e violência fica descomunal no combate entre a criatura e Superman. Aparentemente, o nível de força dos dois seres é igual e eles se ferem a cada golpe desferido. A cidade sofre obviamente com o combate e a destruição é nos moldes que vimos no filme “O Homem de Aço” de 2013. Toda a luta é acompanhada pela TV pelos cidadãos. Lex Luthor, que aparentemente planeja algo relacionado ao DNA do Superman ou da criatura (Quem leu os quadrinhos já mata a charada), acompanha o combate de perto também.

As animações de combate são de arrepiar!
As animações de combate são de arrepiar!

Durante o combate, muitos civis são envolvidos, já que a criatura prefere causar o caos em centros populosos. O próprio Lex Luthor se vê em uma situação onde talvez, o Superman não seja suficiente. No meio do combate, Superman ainda tem que realizar alguns salvamentos de civis, para que não padeçam durante o combate. É pessoal… A animação causa um desespero absurdo! Mesmo eu que já li e reli várias vezes esta Saga, fiquei impressionado de vê-la animada a este nível.

Superman afundando a fuça de Apocalypse na ponte de Metrópolis ao meio de Civis
Superman afundando a fuça de Apocalypse na ponte de Metrópolis ao meio de Civis

A luta vai chegando ao clímax! A Mulher Maravilha já tinha alertado a Superman que a criatura não pararia a não ser que estivesse morta. Superman então não tem outra alternativa a não ser ir para o tudo ou nada. Em um momento emocionante, ele se despede de Lois Lane e assim como nos quadrinhos, usa todas as suas forças para lutar contra Apocalypse. Um detalhe importante, é que mesmo Superman aparente estar todo detonado, a criatura sempre aparenta estar inteira, assim como nos quadrinhos. Isso ajuda a dar a impressão de que nem o Superman, é capaz de destruir a criatura.

Superman dá Adeus a Lois e se prepara para a investida Final
Superman dá Adeus a Lois e se prepara para a investida Final

Durante mais uma leva de troca de super-socos, Superman é arremessado com violência do céu, caindo e formando um grande cratera. No entanto, Lex Luthor vestindo uma armadura tenta derrotar Apocalypse neste momento, querendo a glória de ser o defensor de Metrópolis. Mas no final, Superman aparece para salvar Luthor da morte certa. Neste momento, os dois super-seres começam a se socar com muito mais intensidade. O momento final do combate acaba com o famoso golpe “um em cada um“, causando a morte de Apocalypse e dando mais alguns minutos de vida para Superman, que morre nos braços de Lois Lane.

Após um combate fantástico, os dois super-seres tombam mortos
Após um combate fantástico, os dois super-seres tombam mortos

Após os acontecimentos, o mundo viu seu maior super-herói morrer. O funeral é deveras triste (Não tanto como na HQ). Quem assistiu o filme “Batman vs Superman“, talvez se familiarize com a cena. Após isso, a noite, o corpo de Superman é roubado e uma sombra no céu é vista voando! Será que o Superman voltou?

Símbolo usado na capa dos Quadrinhos da Morte de Superman
Símbolo usado na capa dos Quadrinhos da Morte de Superman

O filme possui quatro cenas extras com relação ao próximo filme “The Reign of the Supermen“, que vai adaptar a saga “O Retorno de Superman“.

A animação “The Death of Superman” tem algumas grandes diferenças com a saga original. Porém é bem montada no que se propõe, já que o arco da Morte é mais simples e se baseia basicamente em Superman e em Apocalypse. O filme precisou gastar um bom tempo no desenvolvimento do amor entre Lois e Clark justamente por não estarem juntos nos outros filmes. Porém, isto ajudou muito na narrativa dramática e durante toda a preocupação de Lois durante o combate. A tristeza dos membros da Liga da Justiça após o desfecho também foi muito bem produzido na animação.

Recomendo a todos que assistam! Espero que tenham gostado deste review!

Um abraço e até mais!

Advertisements
Loading...

Avatar

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

%d blogueiros gostam disto: