fbpx

Batman: Ano UM (1987) – Review

Dentre todas as obras de Frank Miller, Batman: Ano UM figura entre as mais importantes. Não só por se tratar da origem definitiva do Batman, mas também por todo o estilo que o herói viria a ter após seu lançamento.

Após os eventos da famosa mega-saga Crise nas Infinitas Terras, onde o universo DC sofreu seu primeiro Reboot e deu fim ao multiverso original, houve uma necessidade da DC Comics em recontar a história de alguns de seus personagens. Falando basicamente na famosa Trindade da DC, John Byrne nos apresentou um novo Superman com o arco O HOMEM DE AÇO de 1986. O grande George Pérez nos apresentou uma nova origem para Mulher-Maravilha com DEUSES E MORTAIS, em 1987! Mas como o morcegão também não podia ficar para trás, Frank Miller foi o responsável por recontar a origem do Batman, também em 1987.

Mulher-Maravilha: Deuses e Mortais de George Pérez
Mulher-Maravilha: Deuses e Mortais de George Pérez

Empolgados pelo esplêndido trabalho de Miller em O CAVALEIRO DAS TREVAS de 1986, onde Frank Miller contou a história de um futuro alternativo onde o Batman já se encontrava aposentado a 10 anos e eventualmente, acaba voltando para combater a criminalidade após Gotham se tornar novamente um Inferno na terra, a DC não pensou duas vezes em chamar Frank Miller para esta origem. Com os ótimos desenhos de David Mazzucchelli, nos mostrando uma Gotham City super sombria, Ano Um é considerada a origem definitiva de Batman pelos fãs até hoje (hoje existe a Hq ANO ZERO, dos Novos 52, mas que a maioria dos fãs não gostam).

A incrível Batman: O Cavaleiro das Trevas, de 1986
A incrível Batman: O Cavaleiro das Trevas, de 1986

Ano Um nos mostra a história contada pelo ponto de vista de Bruce Wayne e do Comissário Gordon ou melhor, Tenente Gordon. Sim, aqui acompanhamos a chegada de Gordon em Gotham City e ele dando de cara com uma corporação policial corrupta e associada a nada mais nada menos que poderoso mafioso, Carmine Falcone. Bruce por sua vez, chega a Gotham após os seus anos de rigorosos treinamentos de combate e estudo de criminologia, pronto para começar a agir. Porém ele tinha a força, o método, mas não tinha o item principal que faltava para combater o crime, o MEDO. Ano Um também nos mostra o começo da história de Selina Kyle, de onde ela veio e como e quando começou a agir como Mulher-Gato.

Bruce tem preparo, mas será que não falta nada?
Bruce tem preparo, mas será que não falta nada?

Conforme a história se desenrola, nos é mostrado as primeiras incursões de Bruce Wayne em bairros perigosos de Gotham e os desdobramentos após estes eventos, onde ele eventualmente acaba conquistando o último item que faltava para formar a figura do BATMAN. Por sua vez, o tenente Gordon sofre trabalhando entre corruptos que não o aceitam e o ameaçam constantemente, mas também mostra como pouco a pouco, literalmente, ele foi dando o troco no olho-por-olho, dente-por-dente. Isso obviamente causou um problema sério para ele junto a máfia.

Após as primeiras aparições do BATMAN, foram criadas pelos criminosos e alguns policiais, algumas mitologias em volta do morcego, onde basicamente ele era tratado por alguns como uma Lenda Urbana. Após Batman começar interferir nos negócios envolvendo a polícia e a Máfia, o atual Comissário e corrupto Loeb, mobilizou toda polícia de Gotham para caçar o Batman. Eventualmente, os caminhos de Gordon e Batman se cruzam e eles têm, a Máfia e a própria polícia contra eles.

Advertisements
Loading...
Batman chega fazendo suspense!
Batman chega fazendo suspense!

E como isso acaba?! Espero que este simples review, lhe dê vontade de descobrir!

BATMAN: ANO UM é uma leitura extremamente agradável! Embora seja uma Minissérie de 1987, sua leitura permanece atual e ainda nos mostra, de quais elementos o Batman e todo seu universo foram feitos!

Para quem gostaria de adquirir a HQ, clique aqui para ir ao site da Amazon, que é onde eu compro quadrinhos e recomendo muito, pois sempre tem promoções e com preço muito mais em conta!

Obrigado pela atenção de sempre e Boa Leitura!

Advertisements
Loading...

Avatar

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

%d blogueiros gostam disto: