fbpx

Marvel: Torneio de Campeões (1982) – Review

Marvel:Torneio de Campeões, foi republicada pela Panini recentemente na Coleção Histórica Marvel. Esta publicação era um pedido antigo dos leitores! Acompanhe o review:

Crossovers… Ah! Crossovers.. É inegável o sucesso que existe quando vários heróis se juntam para descer porrada em inimigos em comum… Ou entre eles mesmos! O pioneirismo dos crossovers e das grandes sagas, é geralmente e erroneamente associado, a Guerras Secretas da Marvel ou a Crise nas Infinitas Terras, da DC.

Guerras Secretas, de 1984
Guerras Secretas, de 1984

Mas na verdade, o primeiro crossover dos quadrinhos, onde vários super heróis de várias equipes foram colocados juntos em um mesmo arco, foi em Torneio de Campeões, de 1982. A princípio, a saga foi idealizada para ser lançada em 1980, em comemoração das Olimpíadas de Moscou. Porém na época os Estados Unidos boicotaram o evento e o projeto, foi engavetado por um tempo. Nesta edição da Panini, estes eventos foram narrados no prefácio, como informação para os leitores. Porém em 1982, a história foi finalmente mostrada aos leitores e trouxeram vários heróis para deleite de todos. No Brasil esta história foi publicada no Brasil na saudosa revista da editora Abril Heróis da TV 108!

Olimpíadas de Moscou
Olimpíadas de Moscou

De repente, todos os heróis da Marvel foram transportados para um local desconhecido, deixando o planeta Terra sem defensores e toda a população do planeta em um tipo de animação suspensa. Os heróis então, são apresentados a uma entidade misteriosa e ao famoso Grão-Mestre, que lhes contam sobre a perigosa situação em que se encontram. Os heróis são informados que deverão lutar entre si, com um grupo escolhido pela entidade e outro escolhido pelo Grão-Mestre. Caso recusem o conflito, a Terra pereceria. Caso o grupo do Grão-Mestre vença, seu irmão, o Colecionador, que havia sido morto na Saga de Korvac, voltaria a vida e caso o grupo do Grão-Mestre perca, ele teria que dar sua vida para a Entidade.

Heróis da TV 108, onde a Saga foi publicada na primeira vez!
Heróis da TV 108, onde a Saga foi publicada na primeira vez!

Porém, embora todos os heróis da Marvel tenham sido teleportados para o local, apenas alguns heróis foram escolhidos para lutar de cada lado. Vale lembrar, que este arco contém personagens bem underground da Marvel na época, de etnias diferentes, como o Francês Peregrino, a australiana Talismã, o alemão Blitzkrieg e etc. Vindo de encontro, ao plano original de homenagear as olimpíadas. Então, os dois grupos são separados, valendo muito em jogo: O destino da Terra e o destino de Grão-Mestre!

Uma gama absurda de heróis!
Uma gama absurda de heróis!

E como isso acaba? Espero que este humilde Review, lhe dê vontade de ler essa história!

Advertisements
Loading...

Torneio de Campeões foi uma surpresa agradável! Embora ainda tenha os estilos narrativos da época dos anos 70 e meio dos anos 80, como os heróis sempre mostrando ao leitor suas próximas ações, a publicação veio em boa hora. Esta edição ainda acompanha duas aventuras dos Vingadores da Costa Oeste.

Capa da Panini
Capa da Panini

Para quem gostaria de adquirir a HQ, clique aqui para ir ao site da Amazon, que é onde eu compro quadrinhos e recomendo muito, pois sempre tem promoções e com preço muito mais em conta!

Obrigado pela atenção de sempre e Boa Leitura!

Advertisements
Loading...

Avatar

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

%d blogueiros gostam disto: