Pela Honra do Texas – Tex Ediçao Gigante #39

Pela Honra do Texas – Tex Ediçao Gigante #39

Pela Honra do Texas, inédita no Brasil, é mais uma história do Ranger Tex Willer publicada pela Editora Mythos narrando em dois pontos de vista, uma aventura de Tex e Kit Carlson durante os eventos da guerra civil americana. Leia abaixo, nosso review.

Enredo

Tex Willer, seu filho Kit Willer e o “camelo velho” Kit Carlson, vão ao Texas prestar suas homenagens ao monumento simbólico do evento “Massacre do Nueces“, uma das batalhas mais sangrentas da Guerra Civil Americana. Lá, Kit Willer pele a seu pai e Carlson, que lhe contem sobre esse período.

Seguindo uma narrativa em duas partes, onde Tex e Carlson vão se revezando na narrativa, a história nos leva de volta a um ano após o início da Guerra de Secessão americana, onde os abolicionistas do Norte (Os Yankees) lutaram em batalhas sangrentas contra os escravagistas do Sul (Os Confederados).

Nesta época Kit Carlson, já um Texas Ranger famoso, recebe a missão do antigo governador do Texas Sam Houston, de salvar os colonos alemães da perseguição dos Confederados, já que os alemães que viviam no Texas eram a favor da abolição da escravatura. Como o Texas era um estado da Confederação rebelde, ser a favor dos ideais do norte eram considerados atos traição.

Ao mesmo tempo, Tex, que havia deixado uma vida de vigilante fora-da-lei e provado sua inocência em uma acusação do passado e seu amigo Dick Furacão, recebem a missão da agente secreta da Pinkerton Kate Warne, que trabalha diretamente sobre as ordens do presidente Lincoln. A missão é a mesma, salvar os colonos alemães. Em ambas as missões, os nossos heróis tem primariamente o objetivo de levar o máximo de colonos ao México.

Somos também apresentados aqui, às figuras antagonistas da história. O general dos “Partisan RangersJames Duff, um homem inescrupuloso e corrupto, sempre vendo uma chance de lucrar com a guerra. O sangrento primeiro-tenente Colin McRae e, ao líder de uma milícia escravagista mascarada chamada de “Os Enforcadores“, Jim Waldrip.

A Narrativa em Pela Honra do Texas, contada no famoso e singular estilo de Tex e Kit Carlson, nos levam a atos de heroísmo incríveis de ambos os personagens, trazendo a sagacidade do envolvimento de Kate Warne e as palavras de incentivo (e engraçadas) de Dick Furacão. Aqui, estas 4 figuras vão agindo em suas missões e tendo o cuidado extremo, de não revelar os seus lados ideológicos do conflito. Será que eles vão conseguir ter sucesso nessa missão suicida?

Pela Honra do Texas com sua capa italiana. 2023, e Tex continua com força total!

Pontos notáveis da história

Os roteiros ficaram por conta de Mauro Boseli e os desenhos por Maurizio Dotti. Neste incrível “Fumetti” gigante, temos vários pontos incríveis a destacar:

  • A incrível destreza e força da personagem Kate Warne, uma agente secreta da Pinkerton que colocou basicamente todos os homens da história no bolso. Sua presença na história fortalece não só acontecimentos, como também as coincidências e encontros entre os personagens se tornam incrivelmente orgânicos;
  • A balança frágil do conflito, onde os personagens pendem para o lado ideológico do norte, mas ao mesmo tempo não se veem confortáveis em lutar contra seus compatriotas do Sul;
  • As deduções assertivas de Kit Willer, mostrando ter aprendido muito com seu pai e Carlson;
  • Personagens cativantes e fortes como Dick Furacão, o amigo de infância de Tex Konrad e outros corajosos colonos alemães;
  • Os detalhes não só dos eventos que antecedem o Massacre do Nueces, mas também os eventos históricos durante as missões;
  • Os multifacetados vilões que de uma forma bem pessoal, usam o conflito de formas diferentes.

Vale ressaltar, o ótimo anexo histórico que vêm com essa edição, contando não só os eventos do Massacre, como todo histórico anterior do conflito, nos ajudando muito com nomes, lugares e pessoas relacionadas aos acontecimentos. Pela Honra do Texas é de longe, a melhor história do Tex que li esse ano.

Vale a pena ler Pela Honra do Texas?

Lembrando que esta história é nova, saiu em Junho na Itália e em Outubro aqui no Brasil, vale demais. Aliás, SEMPRE VALE A PENA LER TEX! É importante ressaltar que para ler essa história, não é importante conhecimento algum prévio sobre Tex, Carlson ou qualquer outro personagem. Talvez apenas, a localização e algumas informações sobre os eventos da Guerra Civil americana, situação que é completamente sanada pelo anexo que a Editora Mythos colocou na publicação. Fora isso, é uma história alto contida, que faz frente às melhores histórias do gênero de Faroeste e mostra mais uma vez, o porque Tex é uma publicação tão longeva e coesa. Não tem erro! Podem ler e me cobrar depois!

Nota do Redator: 5/5

Caso queiram comprar o gibi, cliquem aqui para comprar com desconto na Amazon.

Pela Honra Do Texas
Capa Nacional de Pela Honra do Texas. Material Inédito e atual do Tex no Brasil.
Avatar photo

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

2 comentários sobre “Pela Honra do Texas – Tex Ediçao Gigante #39

    1. Cara, são histórias muito boas. Essa me surpreendeu por ter uma narrativa bem atual, mas sem perder nada da essência de Tex. Isso mostra que os caras conseguem se atualizar e ainda entregar o que o pessoal espera do personagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *