fbpx

Guia de Leitura Cronológica dos X-Men

Um guia de Leitura Cronológica dos X-Men a princípio, pode parecer muito complicado. Embora quando se trata dos mutantes nós falamos de viagens no tempo, retcons e diversas equipes de mutantes, é possível se atualizar com os arcos antigos e partir para atual fase da equipe.

Este guia visa principalmente, iniciantes nas HQ’s dos X-Men. Talvez alguns arcos/histórias fiquem de fora por não alterarem de forma pesada a vida dos mutantes. Caso estas HQ’s possam ser encontradas para venda, deixarei com links para compra no sites da Salvat e da Amazon. Dividiremos o guia em arcos, para facilitar a procura. Vamos ao guia!

Guia de Leitura Cronológica dos X-Men

Os primeiros anos

A primeira HQ dos X-Men, é de 1963 e sua cronologia vem desde esta época. Porém, em 2011, foi lançada a série X-Men Season One, que infelizmente não veio ao Brasil e só é possível encontrar em inglês. Caso vocês tenham um razoável inglês de leitura, é possível curtir essa ótima história de Origem, cobrindo o primeiro ano dos X-Men, bem como seus primeiros confrontos com Magneto e a Irmandade dos Mutantes. Vou colocar as opções em português, que são um pouco difíceis de se encontrar físico, mas na internet é fácil de encontrar em sebos/Mercado Livre. Segue então, a ordem do guia:

X-Men Season One (Inglês) – Primeiro ano da Equipe

X-Men 1963 Números #1 a #6 – Confrontos com Magneto e a Irmandade dos Mutantes

X-Men 1963 Números #12 a #16 – Confrontos contra o Fanático e as Sentinelas

X-Men 1963 Número #50 – Primeira aparição do Banshee

X-Men – Crepúsculo dos Mutantes – Surgem Destrutor e Polaris

X-Men – À Sombra de Sauron – Sauron aparece, a primeira aparição de Solaris e como o Fera ficou peludo

Guia de Leitura Cronológica dos X-Men

Nova Equipe e os anos de Chris Claremont

A primeira série de revistas dos X-Men, foi cancelada em 1970 na sua edição #66. Deste período até 1975, a revista foi republicada a partir do número #67 (sendo o número #67 a republicação da revista X-Men #01, de 1963) e com o nome de Uncanny X-Men. A Partir de agora, começa a fase mais famosa dos X-Men, onde a série animada de TV teve suas maiores inspirações.

Os Fabulosos X-Men: Segunda Gênese – A Famosa história de reformulação, onde Wolverine, Tempestade, Colossus e Noturno se unem a equipe.

Uncanny X-Men #94 a #103 Chris Claremont entra na equipe e Surge a Fênix. O Encadernado da Segunda Gênese contêm estas publicações também.

Magneto Triunfa – Logo após os acontecimentos da Saga da Fênix, a equipe é separada após um embate com Magneto.

A Saga de Proteus – Os X-Men e Moira enfrentam o poderoso mutante Proteus. O Encadernado da Fênix Negra têm essa saga também!

A Saga da Fênix Negra – A mais famosa saga dos Mutantes, com desenrolar para todo o resto da Cronologia

Dias de um Futuro Esquecido – Kitty Pride do Futuro volta ao passado para ajudar os X-Men a impedir o assassinato do senador Kelly

Vingadores Anual #10 – Primeira aparição de Vampira

Fase pós Byrne

Deus Ama, o Homem Mata – O Maior conto sobre racismo contra os mutantes. Uma das melhores histórias de Claremont à frente dos mutantes.

A Saga da Ninhada – Uma raça alienígena insetóide confronta os X-Men

Guia de Leitura Cronológica dos X-Men

Novos Mutantes e o X-Factor

Para continuarmos o guia, é importante explicar sobre as duas equipes que surgiram após o estrondoso sucesso dos X-Men nos anos 80. Os Novos Mutantes, são uma equipe de novatos treinados diretamente por Xavier, para em um futuro, se tornarem X-Men. Já o X-Factor, são os cinco X-Men originais (Ciclope, Jean, Fera, Anjo e Homem de Gelo) que abandonam os X-Men e passam a trabalhar para o governo. Estas duas equipes daqui para a frente no guia, serão constantes nas sagas a seguir:

X-Men: A Ascensão da Fênix – O “primeiro” retorno da morte de Jean Grey.

Massacre de Mutantes – Os Morlocks (Mutantes que vivem nos subterrâneos de Nova York) são caçados pelos Carrascos e os X-Men e X-Factor combatem a ameaça.

Quarteto Fantástico vs. X-Men – Os X-Men precisam da ajuda do Quarteto Fantástico para salvar Kitty, mas os 4 Fantásticos se recusam.

X-Men vs. Vingadores – Os Vingadores querem levar um Magneto pós-reformado à julgamento, mas os X-Men querem protegê-lo.

A Queda dos Mutantes – A famosa Saga do surgimento de Apocalipse e a criação de seus 4 Cavaleiros. Um mega-crossover Mutante! É nesta saga que o Anjo se torna o poderoso Arcanjo.

X-Calibur – É formada uma nova equipe após a queda dos mutantes por Noturno e Kitty Pride, a Excalibur.

Inferno – Outro grande Mega-Crossover! Madelyne Prior a clone de Jean Gray, se torna uma feiticeira e transforma Nova York em um Inferno!

Programa de Extermínio – Aqui conhecemos Genosha e a farsa por trás da terra de “paz” para os mutantes.

A Saga da Ilha Muir – Xavier contra o Rei das Sombras, um nêmesis do passado!

Gênese Mutante – Xavier volta a liderança dos X-Men e separa a equipe entre Azul e Dourada. Magneto volta a ser um vilão Temido.

Guia de Leitura Cronológica dos X-Men

A saída de Chris Claremont e a X-Force

Nos anos 90, após 16 anos com os Mutantes, Chris Claremont abandona os roteiros. Nesta época, surge uma nova equipe: A X-Force. Esta equipe é liderada pelo viajante do tempo Cable, um poderoso mutante do futuro. Seguem sagas a partir desta época.

A Canção do Carrasco – O Vilão Conflyto, clone de Cable, comete um atentado contra Xavier durante um discurso, fazendo todas as equipes mutantes enfrentarem a X-Force, por acharem que Cable é o responsável.

Atração Fatal – Magneto cria Avalon e convida todos os mutantes a se juntarem a ele. É nesta Saga que Wolverine tem o adamantium extraído de seu corpo.

Aliança Falange – A forma tecnorgânica extraterreste Falange chega a Terra e entra em conflito com os X-Men, que não podem ser assimilados por ela.

A Saga do Legião (Prelúdio para a Era do Apocalipse) – O Mutante Legião, filho do professor Xavier, resolve voltar no Tempo e assassinar Magneto. Porém, Xavier acaba morto protegendo seu amigo e isto cria um paradoxo para a próxima saga.

A Era do Apocalipse – Como consequência da Saga Anterior, Magneto assume o sonho de Xavier e monta os X-Men. Apocalipse surge 10 anos antes e muda completamente o futuro. Mega-Saga Mutante!

Massacre – A personalidade negativa da mente do professor Xavier se manifesta no mundo físico com o nome de Massacre e é necessária a ajuda dos Vingadores e do Quarteto Fantástico para derrotar o vilão.

Operação Tolerância Zero – Após os eventos de Massacre, os mutantes são acusados pela morte dos Vingadores e Quarteto, e o professor Xavier é preso.

Guia de Leitura Cronológica dos X-Men

Fase Grant Morrison: Novos X-Men

Junto com o sucesso do filme Live Action dos Mutantes nos anos 2000, o renomado roteirista Grant Morrison assumiu os quadrinhos dos mutantes, em uma fase memorável da equipe. você pode ler essa fase tanto pela Salvat (Não está completa) ou pela Panini, que começou a re-publicar esta fase. Seguem os links:

Panini

Novos X-men Por Grant Morrison Vol. 1 – Tudo começa nas úmidas selvas da América do Sul, e termina nas linhas de frente da guerra pelo nosso futuro genético!

Novos X-men Por Grant Morrison Vol. 2 – Possuindo o corpo do Professor X, Cassandra Nova revelou ao mundo a identidade dos X-Men e partiu para o espaço com planos de conquista. Agora, ela comanda todo império Shiar e decide erradicar a raça mutante. Mesmo enfraquecidos por uma doença misteriosa, os X-Men são o único obstáculo no caminho da perigosa vilã!

Novos X-Men por Grant Morrison Vol. 3 – Cassandra Nova expôs os X-Men ao mundo, e agora é hora de lidar com as consequências dessa revelação! A recém-criada Corporação X se propõe a abrigar mutantes oprimidos ao redor do planeta, dando aos Filhos do Átomo projeção e alcance globais. Entre protestos e manifestações de apoio, o Professor X e seus discípulos se veem diante de inimagináveis desafios, como a ameaçadora Arma XII, o misterioso Fantomex, as almas perdidas de Genosha, e o crescente poder de Jean Grey!

Salvat (Não completa)

E de Extinção – A população mutante cresce vertiginosamente e a tensão com o governo aumenta.

Imperial – Os X-Men achavam que tinham derrotado a gêmea parasita do Professor Xavier, Cassandra Nova, mas na verdade ela fugiu para as estrelas. Agora, com o poder de um império interestelar em suas mãos, a vilã retorna à Terra para se vingar.

Fase Joss Whedon

Esta fase trouxe de volta o tom mais heróico dos X-Men, bem como os uniformes coloridos. Fase muito boa dos mutantes. É uma fase curta, mas de muita aventura e nostalgia.

Surpreendentes X-Men – Kitty Pride e Colossus retornam a equipe e junto com eles, novos perigos surgem. Ótima fase compilada neste encadernado.

Surpreendentes X-Men Vol 2 – Final da incrível fase de Joss Whedon

Fase da dizimação Mutante

A partir daqui, entramos com tudo nos eventos da dizimação mutante e a separação dos membros. Fase importantíssima para se ler. Recomendamos aqui, ler o encadernado Vingadores: A Queda, antes de começar esta fase.

Dinastia M – Após os eventos de Vingadores: A Queda, surge de repente, um mundo onde a supremacia é mutante e Magneto é um dos líderes mundiais. Será sonho ou realidade? Os eventos desta HQ mudaram para sempre, o mundo dos mutantes.

Complexo de Messias – Alguns anos após os eventos de Dinastia M, as leituras dizem que uma nova mutante nasceu. Essa criança então é caçada por heróis e vilões. O destino da raça mutante está em jogo!

Guia de Leitura Cronológica dos X-Men: Década atual

Entramos agora, na década vigente e junto com ela, alguns acontecimentos que redefiniram os mutantes.

O Cisma – Ciclope vê os alunos como soldados. Wolverine os vê como crianças. A tensão entre os dois rivais chega a seu ápice e os mutantes têm que escolher seus líderes.

Vingadores vs. X-Men – A Força Fênix está voltando para Terra e os Vingadores decidem intervir. A provável hospedeira é a garota Esperança, de Complexo de Messias e os X-Men querem defendê-la.

FABULOSOS X-MEN E NOVÍSSIMOS X-MEN

Logo após Vingadores vs. X-Men, as histórias dos X-Men foram ramificadas em duas revistas que se alternavam: Os Fabulosos X-Men e os Novíssimos X-Men. Como são um conjunto de Encadernados da Nova Marvel, vou colocar nos links as coleções completas dessas duas sagas. Elas devem ser lidas juntas! Após estas revistas, entra a saga Batalha do Átomo.

Fabulosos X-Men – Ciclope, após os eventos de Vingadores vs. X-Men, se torna um revolucionário se aliando a Magneto e declara guerra contra os humanos.

Novíssimos X-Men – Vendo a decadência de Ciclope, Fera viaja ao passado e trás os cinco X-Men originais para o futuro, para que eles confrontem Ciclope e façam o antigo líder dos X-Men se lembrar de seus valores morais.

A Batalha do Átomo – As consequências da viagem no tempo dos cinco X-Men originais, faz uma equipe de X-Men do futuro voltar ao presente para evitar uma catástrofe.

Chega de Humanos – Inexplicavelmente, os humanos somem do planeta. Os Mutantes então se unem, para tentar trazê-los de volta. Mas nem todos os mutantes querem isso…

Morte dos Mutantes – As névoas Terrígenas dos Inumanos se espalham pelo planeta e elas são totalmente mortais para os mutantes, fazendo Ciclope declarar guerra aos Inumanos.

Inumanos vs. X-Men– Mutantes e Inumanos entram em combate. Em jogo, a extinção das duas Raças!

Guia de Leitura Cronológica dos X-Men

Fase pré Johnathan Hickman

Um Homem Chamado X – O Retorno de Charles Xavier

A Morte de Wolverine – Logan é morto definitivamente

O Retorno de Wolverine – Pera… ele voltou!

A Ressurreição da Fênix – O Retorno de Jean Grey (de novo…)

EXtermination – Os 5 X-Men do passado são retornados a seu tempo

Uncanny X-Men Annul 01 (2019) – O Retorno de Ciclope

A Era do X-Man – Nathan Grey, o X-Man, cria uma realidade utópica para os mutantes e transporta quase todos os mutantes de nosso mundo para lá. Nesta situação, Wolverine e Ciclope devem se unir para resolver este problema.

Guia de Leitura Cronológica dos X-Men: DIAS DE HOJE

Para finalizar este Guia de Leitura Cronológica dos X-Men, atualmente está sendo publicada a fase de Johnathan Hickman à frente dos roteiros dos X-Men. A fase é como um novo recomeço para a super-equipe, onde existe um “plot-twist” onde apenas a história dos mutantes sofreu um reboot. É um bom momento para começar a acompanhar, já que esta é a fase atual! Vamos linkar abaixo para vocês, o que já saiu no Brasil!

X-Men Volume 1 – Os X-Men fazem uma união mutante, transformando a ilha mutante Krakoa em um estado soberano.

X-Men Volume 2 – Xavier e Magneto convocam todos os mutantes, amigos e inimigos, a se unirem à causa em Krakoa. Qual o segredo do poder mutante de Moira?

X-Men Volume 3 – Os mutantes se lançam em uma missão para destruir o Molde-Mãe, que está sendo construído no espaço. Eles não podem se dar ao luxo de falhar, não importa o quanto tenham que sacrificar para isso.

X-Men Volume 4 – Conclusão da história anterior.

X-Men Volume 5 – Aqui começam as séries mensais dos X-Men e das outras equipes mutantes.

X-Men Volume 6 – Aqui vemos a X-Force, Novos Mutantes e outros nesta nova fase da revista mutante.

X-Men Volume 7 – Uma outra ilha misteriosa surge nas proximidades de Krakoa. A revelação da Rainha Vermelha. Um retorno às origens da Excalibur em busca de pistas para salvar Brian Braddock.

X-Men Volume 8 – As terras que cultivam as flores especiais dos mutantes Terra Selvagem são atacadas. Quem são os responsáveis por isso?

X-Men Volume 9 – Os mutantes representam sua nação no Fórum Econômico de Davos. Um novo ataque leva a mais pistas sobre os responsáveis pelo atentado ao Professor X.

X-Men Volume 10 – Os Carrascos são abordados! O Excalibur tenta impedir uma invasão de criaturas míticas em plena Londres. Para proteger um alvo do Império Shiar, os Novos Mutantes terão que enfrentar a elite de assassinos da potência galáctica

X-Men Volume 11 – Irmão luta contra irmão em um duelo de vida ou morte, pelo domínio do Extramundo! Psylocke finalmente encontra Apoth. Agora, ela terá que matar um deus. Mística é incumbida de uma missão que vai contra as leis mutantes, mas suas memórias estão em uma antiga revelação feita no passado.

X-Men Volume 12 – Em Krakoa, chegou o momento do primeiro Suplício. Um dos antigos Morlocks é convidado pela Rainha Branca até sua fortaleza. Quais são as intenções de Emma? Uma caçada extravagante a criaturas extradimensionais pode ser só o primeiro de muitos problemas a ser resolvido pela Capitã Britânia.

X-Men Volume 13 – Um ovo espacial atrai a atenção da praga mais mortal da galáxia: a Ninhada! O corpo de uma mutante morta precisa de resgate. Mas. quem é ela? Dominó segue em busca dos assassinos que roubaram sua sorte.

X-Men Volume 14 – Pyro, dos Carrascos, está envolvido em uma viagem insólita! Amara volta para casa junto com os Novos Mutantes, mas os problemas acompanham a equipe. Um ovo trazido do espaço é a isca para trazer de volta à Terra um pesadelo conhecido dos X-Men!

X-Men Volume 15 – Morgana Le Fey foi derrotada e Brian Braddock é o soberano de Avalon, mas o trabalho do Excalibur está longe de terminar! A X-Force retorna à Terra Verde para acabar com a ameaça teleflorônica. E os mutantes-problema de Krakoa serão reunidos nos Satânicos.

X-Men Volume 16 – Os Novos Mutantes sabem que é difícil se acostumar com os poderes mutantes e estão prontos para ajudar, não importando o quão perigoso isso possa ser! Mas o que acontece quando o despertar de um novo mutante é um pesadelo? Enquanto isso, Londres está em chamas e a Capitã Bretanha está dividida, pois a nação na qual nasceu declarou guerra contra Krakoa! O Excalibur, pego entre os dois mundos, sobreviverá?

X-Men Volume 17 – Os Satânicos enfrentam a Rainha dos Duendes. E do lado de quem Destrutor ficará? Os Carrascos estão atrás de uma tecnologia de remoção de poderes que caiu em mãos erradas. No caso, o exército russo! Quando um mutante morre, alguém precisa investigar o ocorrido para manter os protocolos de ressurreição krakoanos: esse é o trabalho do X-Factor! E ainda: uma poderosa parceria entre o Mestre do Magnetismo e o Rei de Atlântida!

X-Men Volume 18 – O jovem Cable conhece seu “melhor amigo” Deadpool pela primeira vez. Mas não será tão divertido assim! E em Impéryo: o lar dos Summers na Lua recebe novos vizinhos! Enquanto isso, uma equipe dos X-Men retorna a Genosha justo quando os cotati estão chegando na Terra. Caos total!

X-Men Volume 19 – Enquanto os X-Men lutam pela vida numa Genosha repleta de zumbis mutantes e invasores plantas alienígenas, o socorro pode vir de onde menos se espera. E ainda: o X-Factor recebe um misterioso pacote que coloca a equipe numa investigação no último lugar para o qual eles esperavam ser necessários: o Mojoverso!

Espero que este guia de Leitura Cronológica dos X-Men ajude vocês! Grato pela atenção e até mais!

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

%d blogueiros gostam disto: