fbpx

Guia de Leitura Cronológica dos X-Men

Um guia de Leitura Cronológica dos X-Men a princípio, pode parecer muito complicado. Embora quando se trata dos mutantes nós falamos de viagens no tempo, retcons e diversas equipes de mutantes, é possível se atualizar com os arcos antigos e partir para atual fase da equipe.

Este guia visa principalmente, iniciantes nas HQ’s dos X-Men. Talvez alguns arcos/histórias fiquem de fora por não alterarem de forma pesada a vida dos mutantes. Caso estas HQ’s possam ser encontradas para venda, deixarei com links para compra no sites da Salvat e da Amazon. Dividiremos o guia em arcos, para facilitar a procura. Vamos ao guia!

Guia de Leitura Cronológica dos X-Men

Os primeiros anos

A primeira HQ dos X-Men, é de 1963 e sua cronologia vem desde esta época. Porém, em 2011, foi lançada a série X-Men Season One, que infelizmente não veio ao Brasil e só é possível encontrar em inglês. Caso vocês tenham um razoável inglês de leitura, é possível curtir essa ótima história de Origem, cobrindo o primeiro ano dos X-Men, bem como seus primeiros confrontos com Magneto e a Irmandade dos Mutantes. Vou colocar as opções em português, que são um pouco difíceis de se encontrar físico, mas na internet é fácil de encontrar em sebos/Mercado Livre. Segue então, a ordem do guia:

X-Men Season One (Inglês) – Primeiro ano da Equipe

X-Men 1963 Números #1 a #5 – Confrontos com Magneto e a Irmandade dos Mutantes

X-Men 1963 Números #12 a #16 – Confrontos contra o Fanático e as Sentinelas

X-Men 1963 Número #50 – Primeira aparição do Banshee

X-Men – Crepúsculo dos Mutantes – Surgem Destrutor e Polaris

X-Men – À Sombra de Sauron – Sauron aparece, a primeira aparição de Solaris e como o Fera ficou peludo

Guia de Leitura Cronológica dos X-Men

Nova Equipe e os anos de Chris Claremont

A primeira série de revistas dos X-Men, foi cancelada em 1970 na sua edição #66. Deste período até 1975, a revista foi republicada a partir do número #67 (sendo o número #67 a republicação da revista X-Men #01, de 1963) e com o nome de Uncanny X-Men. A Partir de agora, começa a fase mais famosa dos X-Men, onde a série animada de TV teve suas maiores inspirações.

Os Fabulosos X-Men: Segunda Gênese – A Famosa história de reformulação, onde Wolverine, Tempestade, Colossus e Noturno se unem a equipe.

Uncanny X-Men #94 a #103 Chris Claremont entra na equipe e Surge a Fênix. O Encadernado da Segunda Gênese contêm estas publicações também.

Magneto Triunfa – Logo após os acontecimentos da Saga da Fênix, a equipe é separada após um embate com Magneto.

A Saga de Proteus – Os X-Men e Moira enfrentam o poderoso mutante Proteus. O Encadernado da Fênix Negra têm essa saga também!

A Saga da Fênix Negra – A mais famosa saga dos Mutantes, com desenrolar para todo o resto da Cronologia

Dias de um Futuro Esquecido – Kitty Pride do Futuro volta ao passado para ajudar os X-Men a impedir o assassinato do senador Kelly

Deus Ama, o Homem Mata – O Maior conto sobre racismo contra os mutantes. Uma das melhores histórias de Claremont à frente dos mutantes.

A Saga da Ninhada – Uma raça alienígena insetóide confronta os X-Men

Guia de Leitura Cronológica dos X-Men

Novos Mutantes e o X-Factor

Para continuarmos o guia, é importante explicar sobre as duas equipes que surgiram após o estrondoso sucesso dos X-Men nos anos 80. Os Novos Mutantes, são uma equipe de novatos treinados diretamente por Xavier, para em um futuro, se tornarem X-Men. Já o X-Factor, são os cinco X-Men originais (Ciclope, Jean, Fera, Anjo e Homem de Gelo) que abandonam os X-Men e passam a trabalhar para o governo. Estas duas equipes daqui para a frente no guia, serão constantes nas sagas a seguir:

Massacre de Mutantes – Os Morlocks (Mutantes que vivem nos subterrâneos de Nova York) são caçados pelos Carrascos e os X-Men e X-Factor combatem a ameaça.

Quarteto Fantástico vs. X-Men – Os X-Men precisam da ajuda do Quarteto Fantástico para salvar Kitty, mas os 4 Fantásticos se recusam.

X-Men vs. Vingadores – Os Vingadores querem levar um Magneto pós-reformado à julgamento, mas os X-Men querem protegê-lo.

A Queda dos Mutantes – A famosa Saga do surgimento de Apocalipse e a criação de seus 4 Cavaleiros. Um mega-crossover Mutante! É nesta saga que o Anjo se torna o poderoso Arcanjo.

X-Calibur – É formada uma nova equipe após a queda dos mutantes por Noturno e Kitty Pride, a Excalibur.

Inferno – Outro grande Mega-Crossover! Madelyne Prior a clone de Jean Gray, se torna uma feiticeira e transforma Nova York em um Inferno!

Programa de Extermínio – Aqui conhecemos Genosha e a farsa por trás da terra de “paz” para os mutantes.

A Saga da Ilha Muir – Xavier contra o Rei das Sombras, um nêmesis do passado!

Gênese Mutante – Xavier volta a liderança dos X-Men e separa a equipe entre Azul e Dourada. Magneto volta a ser um vilão Temido.

Guia de Leitura Cronológica dos X-Men

A saída de Chris Claremont e a X-Force

Nos anos 90, após 16 anos com os Mutantes, Chris Claremont abandona os roteiros. Nesta época, surge uma nova equipe: A X-Force. Esta equipe é liderada pelo viajante do tempo Cable, um poderoso mutante do futuro. Seguem sagas a partir desta época.

A Canção do Carrasco – O Vilão Conflyto, clone de Cable, comete um atentado contra Xavier durante um discurso, fazendo todas as equipes mutantes enfrentarem a X-Force, por acharem que Cable é o responsável.

Atração Fatal – Magneto cria Avalon e convida todos os mutantes a se juntarem a ele. É nesta Saga que Wolverine tem o adamantium extraído de seu corpo.

Aliança Falange – A forma tecnorgânica extraterreste Falange chega a Terra e entra em conflito com os X-Men, que não podem ser assimilados por ela.

Advertisements
Loading...

A Saga do Legião (Prelúdio para a Era do Apocalipse) – O Mutante Legião, filho do professor Xavier, resolve voltar no Tempo e assassinar Magneto. Porém, Xavier acaba morto protegendo seu amigo e isto cria um paradoxo para a próxima saga.

A Era do Apocalipse – Como consequência da Saga Anterior, Magneto assume o sonho de Xavier e monta os X-Men. Apocalipse surge 10 anos antes e muda completamente o futuro. Mega-Saga Mutante!

Massacre – A personalidade negativa da mente do professor Xavier se manifesta no mundo físico com o nome de Massacre e é necessária a ajuda dos Vingadores e do Quarteto Fantástico para derrotar o vilão.

Operação Tolerância Zero – Após os eventos de Massacre, os mutantes são acusados pela morte dos Vingadores e Quarteto, e o professor Xavier é preso.

Guia de Leitura Cronológica dos X-Men

Fase Grant Morrison: Novos X-Men

Junto com o sucesso do filme Live Action dos Mutantes nos anos 2000, o renomado roteirista Grant Morrison assumiu os quadrinhos dos mutantes, em uma fase memorável da equipe.

E de Extinção – A população mutante cresce vertiginosamente e a tensão com o governo aumenta.

Imperial – Os X-Men achavam que tinham derrotado a gêmea parasita do Professor Xavier, Cassandra Nova, mas na verdade ela fugiu para as estrelas. Agora, com o poder de um império interestelar em suas mãos, a vilã retorna à Terra para se vingar.

Fase Joss Whedon

Esta fase trouxe de volta o tom mais heróico dos X-Men, bem como os uniformes coloridos. Fase muito boa dos mutantes. É uma fase curta, mas de muita aventura e nostalgia.

Surpreendentes X-Men – Kitty Pride e Colossus retornam a equipe e junto com eles, novos perigos surgem. Ótima fase compilada neste encadernado.

Surpreendentes X-Men Vol 2 – Final da incrível fase de Joss Whedon

Fase da dizimação Mutante

A partir daqui, entramos com tudo nos eventos da dizimação mutante e a separação dos membros. Fase importantíssima para se ler. Recomendamos aqui, ler o encadernado Vingadores: A Queda, antes de começar esta fase.

Dinastia M – Após os eventos de Vingadores: A Queda, surge de repente, um mundo onde a supremacia é mutante e Magneto é um dos líderes mundiais. Será sonho ou realidade? Os eventos desta HQ mudaram para sempre, o mundo dos mutantes.

Complexo de Messias – Alguns anos após os eventos de Dinastia M, as leituras dizem que uma nova mutante nasceu. Essa criança então é caçada por heróis e vilões. O destino da raça mutante está em jogo!

Guia de Leitura Cronológica dos X-Men: Década atual

Entramos agora, na década vigente e junto com ela, alguns acontecimentos que redefiniram os mutantes.

O Cisma – Ciclope vê os alunos como soldados. Wolverine os vê como crianças. A tensão entre os dois rivais chega a seu ápice e os mutantes têm que escolher seus líderes.

Vingadores vs. X-Men – A Força Fênix está voltando para Terra e os Vingadores decidem intervir. A provável hospedeira é a garota Esperança, de Complexo de Messias e os X-Men querem defendê-la.

FABULOSOS X-MEN E NOVÍSSIMOS X-MEN

Logo após Vingadores vs. X-Men, as histórias dos X-Men foram ramificadas em duas revistas que se alternavam: Os Fabulosos X-Men e os Novíssimos X-Men. Como são um conjunto de Encadernados da Nova Marvel, vou colocar nos links as coleções completas dessas duas sagas. Elas devem ser lidas juntas! Após estas revistas, entra a saga Batalha do Átomo.

Fabulosos X-Men – Ciclope, após os eventos de Vingadores vs. X-Men, se torna um revolucionário se aliando a Magneto e declara guerra contra os humanos.

Novíssimos X-Men – Vendo a decadência de Ciclope, Fera viaja ao passado e trás os cinco X-Men originais para o futuro, para que eles confrontem Ciclope e façam o antigo líder dos X-Men se lembrar de seus valores morais.

A Batalha do Átomo – As consequências da viagem no tempo dos cinco X-Men originais, faz uma equipe de X-Men do futuro voltar ao presente para evitar uma catástrofe.

Chega de Humanos – Inexplicavelmente, os humanos somem do planeta. Os Mutantes então se unem, para tentar trazê-los de volta. Mas nem todos os mutantes querem isso…

Morte dos Mutantes – As névoas Terrígenas dos Inumanos se espalham pelo planeta e elas são totalmente mortais para os mutantes, fazendo Ciclope declarar guerra aos Inumanos.

Inumanos vs. X-Men– Mutantes e Inumanos entram em combate. Em jogo, a extinção das duas Raças!

Guia de Leitura Cronológica dos X-Men

Guia de Leitura Cronológica dos X-Men: DIAS DE HOJE

Para finalizar este Guia de Leitura Cronológica dos X-Men, atualmente está sendo publicada a fase de Johnathan Hickman à frente dos roteiros dos X-Men. A fase é como um novo recomeço para a super-equipe, onde existe um “plot-twist” onde apenas a história dos mutantes sofreu um reboot. É um bom momento para começar a acompanhar, já que esta é a fase atual! Foram lançados por enquanto, dois volumes! Vamos linkar abaixo para vocês!

X-Men Volume 1 – Os X-Men fazem uma união mutante, transformando a ilha mutante Krakoa em um estado soberano.

X-Men Volume 2 – Xavier e Magneto convocam todos os mutantes, amigos e inimigos, a se unirem à causa em Krakoa. Qual o segredo do poder mutante de Moira?

X-Men Volume 3 – Os mutantes se lançam em uma missão para destruir o Molde-Mãe, que está sendo construído no espaço. Eles não podem se dar ao luxo de falhar, não importa o quanto tenham que sacrificar para isso.

X-Men Volume 4 – Conclusão da história anterior.

Espero que este guia de Leitura Cronológica dos X-Men ajude vocês! Grato pela atenção e até mais!

Advertisements
Loading...

Avatar

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

%d blogueiros gostam disto: