fbpx

Superman: Entre a Foice e o Martelo

Superman: Entre a Foice e o Martelo é sem dúvidas, uma das maiores histórias do selo “Elseworlds” da DC. Uma história alternativa com tudo o que se tem direito sobre o homem de aço. Curta, heróica, com muita ação e com reviravoltas incríveis, Superman: Entre a Foice e o Martelo é leitura obrigatória para os fãs do Superman.

Superman: Entre a Foice e o Martelo

Nos dias da Guerra Fria…

E se o Superman tivesse crescido na União Soviética? Essa é a premissa desta mini-série originalmente lançada em 3 edições. Em 2003, o grande roteirista Mark Millar nos brindou com esta incrível história. Cronologicamente, ela se passa entre os anos de 1953-2001 aproximadamente e com um epílogo em anos bem mais no futuro. Personagens históricos como J.F. Kennedy e Joseph Stalin, aparecem na história, ajudando o leitor a ter um contexto sobre a Guerra Fria e o que ela era para a humanidade na época.

Superman e Mulher-Maravilha, aliados contra o Capitalismo

Superman: Entre a Foice e o Martelo nos mostra a nave do bebê Kal-El, caindo em uma fazenda comunitária na Ucrânia não caindo no Kansas, como na Terra Primordial. Aliás, esta história se passa na Terra 30 do Multiverso da DC. Para os iniciantes em HQ, lembrem-se sempre deste detalhe!

Superman: Entre a Foice e o Martelo e sua incrível História

Superman: Entre a Foice e o Martelo começa com a União Soviética no meio dos anos 50, anunciando sua nova arma, o Superman. Ao contrário de lutar pelo famoso slogan “Verdade, Justiça e o Modo Americano“, nosso “camarada” Superman é anunciado assim nas rádios Soviéticas: “O campeão do Trabalhador Comum, que luta uma luta interminável por Stálin, o Socialismo e pela expansão internacional do Pacto de Varsóvia“. Vale lembrar, que a identidade secreta do Superman nesta história, é um segredo de estado e não é algo público. Logo que a “arma” é revelada, o mundo Capitalista (Aqui representado pelo seu maior expoente, os Americanos), se sentem totalmente ameaçados e resolvem pesquisar meios de deter a “ameaça” soviética. É aí então, que a corrida armamentista de Guerra Fria tem foco nos meta-humanos.

Superman: Entre a Foice e o Martelo
Stalin e Superman, grandes amigos!

É aí que então Jimmy Olsen, um agente da CIA, recruta o renomado cientista Lex Luthor, para pesquisar uma solução contra o Superman. A partir daí, nos é revelado que Lois Lane é casada com Lex Luthor e vive um casamento infeliz, já que o Lex Luthor desta terra, também é obcecado em destruir o Superman.

Lex Luthor e sua infinita guerra contra o Superman

Não demora muito tempo, e as primeiras armas americanas surgem para confrontar o Superman. Aliás, mesmo crescendo dentro de uma ideologia diferente, o Superman continua utilizando seus poderes em prol de defender a população mundial. Inclusive, salvando Americanos de um acidente arquitetado pelo próprio Lex Luthor. Superman entende, que o mundo é para todos e reconhece seu papel no mundo.

Superman salvando uma criança Americana.

É claro, que nada fica sempre tão tranquilo assim. Tentativas e mais tentativas de derrotar o Superman são enviadas por Lex Luthor e é aí, que vemos também outras versões de personagens importantes da DC Comics, como o BatmanSoviético“, a Mulher-Maravilha representando uma Themyscira aliada de Stalin, Lanterna-Verde e outros personagens. É ação atrás de ação!

Advertisements
Loading...

A história vai se desenrolando durante mais ou menos 50 anos, onde o conflito vai sendo levado a proporções incríveis e o próprio Superman, se dá conta de que talvez, tudo o que ele conhecia e seguia, precise de uma “mãozinha” Kryptoniana. O clímax da história é algo sensacional e durante a agradável leitura, é possível entender o porque desta história alternativa ser tão aclamada.

Conclusão

Superman: Entre a Foice e o Martelo é uma leitura obrigatória para os fãs do Superman. Obviamente, a política é tratada na história e possui a velha disputa Esquerda x Direita, mas isso é necessário para uma maior imersão da história. Recentemente, foi anunciada na San Diego Comic Con 2019, a produção de uma animação adaptando esta história, com lançamento previsto para 2020.

Superman: Entre a Foice e o Martelo
Primeira imagem liberada da Animação

Este review foi feito de forma a não dar “spoilers” e para que vocês, tenham vontade de conhecer esta publicação, de aproximadamente 170 páginas.A Panini republicou a mini-série em um encadernado com capa-dura e ele é bem barato! Clique aqui, para comprar Superman: Entre a Foice e o Martelo com DESCONTO no site da Amazon.

Superman: Entre a Foice e o Martelo
Capa Nacional de Entre a Foice o Martelo da Panini

Espero que este humilde review, lhes dê vontade de ler este quadrinho. Obrigado pela atenção, e até mais!

Advertisements
Loading...

Avatar

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

%d blogueiros gostam disto: