fbpx

Cynthia Rothrock – Uma jóia nos filmes de Ação

Cynthia Rothrock é mundialmente conhecida no meio dos filmes de ação, como uma das mais brilhantes artistas marciais de seu tempo. Com um talento impressionante, fez filmes incríveis que chamaram a atenção dos maiores e melhores produtores de filmes de ação, o cinema de Hong Kong. Conheça agora, a história desta incrível atriz e como nós brasileiros, temos boas lembranças de suas personagens mais “Badass“.

Cynthia
Cynthia no filme Leis Marciais

Do início a Hong Kong

Nascida em 8 de Março de 1957 na cidade de Wilmington e depois crescendo em Scranton, no estado da Pennsylvania, começou os estudos das artes marciais aos seus 13 anos. Entre os anos de 1981 e 1985, ganhou diversos campeonatos de artes marciais, em demonstrações de armas e mãos vazias. Cynhia era extremamente talentosa e foi campeã mundial nestas categorias 5 vezes, ganhando muita fama. Um outro grande detalhe de Cynthia, é que naquela época não existiam competições orientadas a mulheres e ela disputava e ganhava de homens em algumas modalidades. No ano de 1983, ela foi capa da famosa revista americana BLACK BELT sendo referenciada como a “Competidora feminina do ano“.

Cynthia
Cynthia na revista Karate Illustred, de 1983

Seus conhecimentos em artes marciais lhe garantiram várias faixas pretas em vários estilos de artes marciais como Taekwondo, Karate, Kung Fu Shaolin do Norte, Kung Fu Wushu, Kung Fu garra de águia, Pai Lung Tao Kung Fu e o Koreano Tang Soo Do. Uma vida totalmente dedicada às artes marciais e com muitos campeonatos vencidos.

Em 1983, durante uma apresentação do famoso grupo de demonstrações do artista marcial Ernie Reyes, grupo de onde Cynthia fazia parte, ela foi descoberta pelos representantes dos estúdios Golden Harvest em Los Angeles. Famosos pelos maiores clássicos asiáticos de artes marciais, os executivos viram em Cynthia um talento comparável a suas estrelas do oriente. Os executivos estavam na verdade atrás de um novo “Bruce Lee“, mas após o aval do famoso diretor chinês Corey Yuen, eles assinaram com Cynthia.

Cynthia
Cynthia demonstrando os Punhos de Serpente.

Antes de de fato ficar famosa, ela fez dois filmes menores chamados “24 Hours to Midnight” e “Defend Yourself I Sybervision“, dois filmes estereotipados dos anos 80 sem muita expressão na época.

Das academias ao cinema de Hong Kong

Em 1985, é lançado nos cinemas asiáticos um dos clássicos supremos das artes marciais: Justiça em Dose Dupla (Yes, Madam! ou Royal Warriors 2). Este incrível filme de ação, é considerado por muitos o primeiro filme do gênero “Girls With Guns“, onde mulheres são as protagonistas seguindo roteiros com muita ação. O Filme foi dirigido por Corey Yuen, com produção executiva do grande Sammo Hung onde Cynthia Rothrock dividia o protagonismo do filme junto a Michelle Yeoh (O Tigre e o Dragão, 007 – O Amanhã nunca Morre)

Cynthia
Poster de Yes, Madam!

Uma curiosidade interessante, é que “Yes, Madam!” foi lançado primeiro que o “Royal Warriors” original, que é o filme que introduz a inspetora Ng (Vivida pela incrível Michelle Yeoh). Não se sabe o motivo desta escolha, mas muitos julgam ser pressão da Golden Harvest ao compararem os resultados dos dois filmes, onde Yes, Madam! era muito superior em ação, mesmo filmado depois.

Michelle Yeoh e Cynthia em Yes, Madam!

Em Yes, Madan!, a inspetora Ng (Michelle Yeoh) e Carrie Morris (Cynthia) investigam a máfia chinesa após adquirirem um microfilme com provas de dois bandidos de baixo escalão. A partir daí, o filme nos mostra a saga das duas policiais para prenderem o mafioso “Senhor Ting“, mostrando também, muito sobre a impunidade para quem tem dinheiro. Este filme é incrível, só assistindo para entender. Olhem que trailer incrível:

O nome de Cynthia Rothrock no oriente passou a ser muito conhecido. Ela se estabeleceu no competitivo cenário de filmes de ação da época e foi uma das poucas Ocidentais a fazerem um bom sucesso em Hong Kong. Após o incrível sucesso de “Yes, Madam!“, sua carreira no mais importante centro do cinema de artes marciais do mundo, decolou. Durante sua estadia no cinema de Hong Kong, Cynthia estreou nos filmes Expresso Shangai, Above The Law (Grande filme dela com Yuen Biao), Eyes of Dragon, Retroceder Nunca! Render-se Jamais! 2 (com Corey Yuen na direção), Magic Crystal, Top Squad e Above The Law 2.

Poster de Above The Law, com Yuen Biao

Cynthia no cinema de Ação do Ocidente

Os anos 80 tiveram uma explosão de filmes de ação no mundo todo. O Cinema de Hong Kong era o melhor com relação as artes marciais, mas o cinema americano estava tentando desbravar o caminho. A “Ninja-Mania” fez um incrível sucesso no cinema americano e cada vez mais, novas estrelas das artes marciais apareciam, como Jean Claude Van Damme, Gary Daniels, Marc Dacascos e outros. Cynthia a partir de 1988, estrearia seu filme mais famoso no Ocidente: China O´Brien.

Embora fora do cinema de Hong Kong, China O´Brien também foi produzido pela Golden Harvest. Neste filme, além de toda a expertise marcial de Cynthia, temos as atuações de Richard Norton (Conhecido por fazer vilões em filmes de artes marciais dos anos 80) e Keith Cooke. O filme traz uma história de vingança após o xerife da cidade (Pai da personagem China O´Brien) ser morto pela máfia local, fazendo com que a garota embarque em uma caçada alucinante. Mesmo o filme não tendo o mesmo nível de coreografias produzidas em Hong Kong, o filme teve um sucesso expressivo. Sua continuação, China O´Brien 2, continha a mesma equipe de produção e elenco, mas não é tão bom quanto o primeiro.

Outros grandes filmes de Cynthia vieram logo após. O Famosíssimo Lady Dragon, que foi exibido exaustivamente pela TV Bandeirantes no programa Força Total, Lady Reporter, que a Globo reprisava com certa frequência e os clássicos dos anos 90 Guardiões do Sol, Garras de Tigre 1 e 2 (Com o grande Bolo Yeung), Martial Law 1 e Martial Law 2 (conhecidos aqui no Brasil como “Leis Marciais” 1 e 2, respectivamente) onde Cynthia contracena com o saudoso David Carradine e Chad MaCQueen e Honra e Glória.

Cynthia ainda participou de muitos outros filmes e séries, como uma ponta no seriado “Hércules“, que foi exibido no SBT aqui no Brasil e no desenho infantil Eek The Cat.

Vale lembrar também, que Cynthia também é a inspiração para a personagem Sonya Blade de Mortal Kombat.

Cynthia

Por onde anda Cynthia hoje em dia?

Atualmente com 62 anos, está divorciada e ainda dá aulas de artes marciais. Possui também, uma sociedade em um estúdio de artes marciais para treinar atores em Studio City, na Califórnia. Possui uma filha e também, viaja o mundo em convenções de cinema de ação ou Workshops de artes marciais. Continua inclusive, atuando em filmes quando contratada.

Mandatory Credit: Photo by MediaPunch/Shutterstock (10401384f) Cynthia Rothrock 11th Annual Burbank International Film Festival opening night, Burbank, USA – 04 Sep 2019

Embora a geração atual não conheça, Cynthia de longe foi uma das atrizes mais fantásticas dos filmes de ação mundial. Na verdade, ela é uma mulher que conseguiu com seu trabalho e dedicação, ser a maior estrela feminina das artes marciais que o cinema ocidental já produziu.

Cynthia

Espero que este post informativo, lhes dê vontade de conhecer estes incríveis filmes que ela atuou. Obrigado pela atenção e até mais!

Avatar

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

%d blogueiros gostam disto: