A História do Universo Marvel – Um resumo por Mark Waid

A História do Universo Marvel – Um resumo por Mark Waid

A História do Universo Marvel é uma publicação de 2019 escrita por Mark Waid e ilustrada por Jávier Rodriguez. Com o intuito de posicionar os novos leitores em pontos específicos do vasto (e confuso) universo Marvel, esta incrível HQ resume de forma clara e com maestria, os maiores eventos que cercam os heróis da casa das ideias. Acompanhe nosso review SEM SPOILERS deste quadrinho.

Do início das eras, até a Alvorada de X

O enredo do quadrinho A História do Universo Marvel nos traz muitos detalhes interessantes. É importante salientar que esta publicação foi feita com o intuito de posicionar os leitores mais novos na extensa cronologia do universo Marvel. Quem já é um leitor mais antigo, sentirá falta de eventos pontuais com suas equipes prediletas pois aqui, apenas os eventos que de fato mudaram ou influenciaram todo o universo foram descritos. É claro que um ou outro evento relacionado especificamente a algumas super-equipes, é citado. Por exemplo, o advento da Fênix Negra, é citado aqui e tem muito mais relação com os X-Men, do que com os Vingadores, a princípio. Um outro detalhe importante, é que todos os retcons feitos na cronologia marvel desde 1960, estão aqui.

A história é narrada por Galactus e o ouvinte é um adulto Franklin Richards. A situação parece envolver Galactus no fim de seu ciclo de vida e é onde, ele conta toda a história do universo Marvel para Franklin. Galactus começa com o surgimento do universo 616, explicando em detalhes como ele começou. As origens dos primeiros seres, bem como a do próprio Galactus, são contadas aqui. O surgimento do Tribunal Vivo, as Joias do Infinito, os Celestiais, os Eternos, e eventos como o surgimento da Força Fênix. Galactus mostra a Franklin que antes da incrível era dos heróis, houve o início da criação.

A História do Universo Marvel

Mas mesmo na alvorada da vida do universo 616, já existiam vilões. Grandes ameaças que apenas alguns super-seres, não poderiam superar sozinhos. Aqui nos é mostrada a primeira “equipe” de Vingadores (sim, aquela formada por Odin, Força Fênix, Aggamoto, etc). As incursões dos Krees em outros planetas também são mostradas aqui, bem como resultados de seus experimentos. O surgimento de Attilan, os inumanos, o Mestre do Mundo. A origem do universo é explicada contendo todos os detalhes necessários para a pessoa conhecer figuras constantes do universo Marvel como o mutante Apocalipse ou o vilão viajante do tempo Kang, o conquistador.

A História do Universo Marvel

A partir desta explicação da origem de tudo, entramos na era dos heróis. Mas antes de caírmos de cara na Segunda-Guerra Mundial, voltamos desde a origem de figuras como Wolverine, ao surgimento de antepassados do Punho-De-Ferro, bem como os primeiros combatentes da liberdade. Tudo é narrado de forma sucinta, fazendo o leitor se posicionar entre os acontecimentos de forma segura. Desde o primeiro surgimento de Namor até o congelamento do Capitão América na Segunda Guerra Mundial, o leitor não perde nenhum evento que de fato, mudou o universo Marvel.

A história inclusive, não deixa de citar importantes retcons que hoje já são bem conhecidos devido a série da Disney Plus Falcão e o Soldado Invernal, como Isiah Bradley. É citado também, sobre Magneto quando adolescente ainda nos campos de concentração Nazistas e até mesmo, Nick Fury e o comando Selvagem. Às vezes um quadro, ou um pequeno texto inserido, lhe dá um contexto útil para entender toda a narrativa. Mark Waid é um dos maiores conhecedores do universo Marvel e DC no mundo e por este motivo, mesmo parecendo um grande resumo, sempre temos a impressão de que não estamos perdendo nada.

Além da criação da Shield e de como os pais de Peter Parker, o Homem-Aranha morreram, é contado também como o primeiro super-grupo da Marvel Surgiu: O Quarteto Fantástico. A partir daqui, é narrado como a grande era dos heróis começaram. Sabem aquelas nostálgica histórias dos anos 60? Então, os acontecimentos são resumidos aqui, bem como a origem desse vasto panteão de heróis que a Marvel tem, onde aparentemente nenhum herói, super-herói ou vilão foi deixado de lado. A História do Universo Marvel vai levando seu curso inclusive com a criação de outros super-grupos na Terra, ou até mesmo fora dela! Eventos como os confrontos de Magneto com a primeira formação dos X-Men e o descongelamento do Capitão América pelos Vingadores não são esquecidos.

Uma coisa muito legal e que não posso deixar de mencionar, é que a arte de Jávier é muito dinâmica. Ele parece emular desde Jack Kirby a John Byrne de forma magistral, nos dando a impressão de que a mudança de época acontece de forma natural e orgânica. Isso valoriza o título em várias camadas. O Leitor é preso no detalhe de descobrir e entender todo o universo Marvel de forma muito especial e criativa. Mudanças importantes que ocorrem com equipes como os X-Men e que depois vêm a influenciar em todo o universo, também são mostrados. A capacidade de resumir é tamanha, que nos sentimos lendo de novo (para quem já é leitor antigo) e para quem é novato nos quadrinhos, a contextualização é suficiente.

A segunda parte do encadernado, são todas as anotações (e com imagens) que Mark Waid fez para conceber esta obra. Aqui vemos seu raciocínio para criar o resumo, bem como imagens dos quadrinhos de cada época e com referências como número da publicação e ano de lançamento. O mais importante, é que ele pontua vários detalhes que não estão na primeira parte, justamente ali. Foi uma ótima estratégia, pois além de tudo, são nessas anotações que se encontram a grande maioria dos retcons feitos no universo marvel durante as décadas. Mark Waid é um conhecedor avançadíssimo do universo Marvel e a credibilidade que Mark passa só valoriza esta mini-série.

A História do Universo Marvel

A História do Universo Marvel vale a pena?

Vale, vale e vale. De longe, uma das melhores publicações lançadas por aqui em 2020 (Ela foi lançada em 2019 nos EUA). Para pessoas que gostam de quadrinhos, mas andam sofrendo da falta de tempo para fazer releituras ou gostariam de se localizar mesmo que de forma mais simples no vasto universo Marvel, esta publicação é perfeita. Se você queria se encontrar desde o início da criação até a fase mais recente dos X-Men nos quadrinhos, SEUS PROBLEMAS ACABARAM! Caso queiram adquirir esta publicação, ela está com preço promocional na Amazon. Você pode comprar clicando aqui.

A História do Universo Marvel

Espero que este humilde review, lhes dê vontade de ler esse quadrinho. Já leu? Gostou? Deixe aí nos comentários para nós! Obrigado pela atenção, e até mais!

Léo Palmieri

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *