Top 10 Filmes de Jackie Chan nos anos 70/80

Top 10 Filmes de Jackie Chan nos anos 70/80

Todos nós amamos Jackie Chan. Seja pelo seu humor, seja por suas incríveis sequências de ação (que neste período eram todas performadas por ele mesmo, sem o uso de dublês) ou até mesmo pelos vilões caricatos, Jackie Chan é o ainda o maior ator oriental de todos os tempos. Vamos incluir dois filmes do fim dos anos 70 na lista, pois foram justamente quando Jackie começou a mostrar em sua totalidade, o humor e suas lutas coordenadas como protagonista dos filmes. Fazer um Top 10 de filmes de Jackie Chan é uma tarefa quase impossível. O mais próximo que podemos chegar, é dividindo sua extensa filmografia em décadas e escolhermos, os melhores da época. Para esta primeira lista, começaremos com o Top 10 Filmes de Jackie Chan nos anos 70/80. A lista é ordenada por cenas de luta e ação, seguidas pela atuação e roteiro. Espero que gostem.

Vamos à lista:

10 – Chefão Por Acaso (Miracles), 1989

O filme se passa em 1930. Jackie Chan é Cheng, um homem que chega na cidade grande pela primeira vez e é roubado, perdendo tudo o que tinha. Sendo um mestre em artes marciais, acaba ajudando uma gangue local a vencer um confronto com rivais. Subindo à condição de líder, descobre que seus comandados não passam de um bando de trapalhões. Roteiro inspirado no clássico “Lady for a Day“, de Frank Capra. O filme possui cenas de luta em um cabaré que são incríveis e bem coreografadas. O Filme é bem humorado também. Recomendamos muito!

09 – Punhos de Serpente (Snake In The Eagles Shadow), 1978

Jackie Chan é Chien Fu, um jovem órfão que trabalha como faxineiro numa academia de Kung Fu. Chien é espancado constantemente pelos professores da academia até que encontra um velho mestre que lhe ensina técnicas do Estilo do Punho da Serpente que lhe permitem defender-se, proteger a escola e por fim ajudar o mestre contra seu perseguidor, um grande mestre do temível clã do Estilo da Garra de Águia. Este filme é dirigido pelo renomado coreógrafo Wen Woo Ping (Matrix) e o primeiro grande filme de Jackie Chan no circuito internacional de artes marciais. Filme muito bem humorado e com lutas bem coreografadas, mas no estilo clássico no melhor molde Shaw Brothers.

08 – Armadura de Deus (Armour of God), 1986

A ex-namorada (Rosamund Kwan) de Asian Hawk (Jackie Chan), um caçador de tesouros, e atual de seu melhor amigo, é sequestrada por vilões. Para ajudar a resgatá-la, ele precisará encontrar a “armadura de Deus”, que torna quem a usa invencível. Filme onde Jackie exagerou ao máximo nas cenas de ação o começo da parceria de Jackie com produtoras internacionais. O Filme foi feito em conjunto com uma produtora da Iugoslávia e mostra Jackie no famoso papel de Asian Hawk (papel que faria novamente em Operação Condor). Este filme tem cenas de ação insanas, sendo neste filme que Jackie fraturou o crânio após uma queda. Humor e ação desenfreada. Recomendadíssimo!

07 – Projeto China (Project A), 1983

Neste filme, que se passa na Hong Kong de 1900, Jackie Chan interpreta o papel do marinheiro Dragon Ma. Na época, a marinha tinha uma rivalidade com a polícia, mas Jackie e seus marinheiros são obrigados a fazer parte da polícia e perseguir assim os piratas que estão dominando os mares. Este filme traz a famosa parceria de Jackie e seus “irmãos” da Ópera de Pequim, Sammo Hung e Yuen Biao. Um filme com muito humor e cenas de luta incríveis. É neste filme a famosa cena que Jackie cai da torre de um relógio sem dublê. Incrível!

06 – O Jovem Mestre do Kung Fu (The Young Master), 1980

Um lutador descobre a traição de seu melhor amigo. Ambicioso, Tiger é acusado de assassinato, mas a culpa pelo crime acaba recaindo sobre Jackie. Para provar sua inocência e a de seu amigo, Jackie decide partir para o contra-ataque. Com grandes cenas de luta marciais, o filme recebeu o prêmio de Melhor Cena de Ação no Hong Kong Film Awards. Além de bem humorado, neste filme Jackie mostra pela primeira vez suas cenas de luta se utilizando não só das armas para lutar, como o cenário e itens do cenário, como pratos e outras coisas. Ah, aqui Yuen Biao dá um show lutando com um banquinho.

05 – Mestre Invencível (The Drunken Master), 1979

Wong Fei-hong (Jackie Chan) é um jovem aprendiz da arte do Kung-Fu. Treinado por seu pai, ele é mandado para a casa de seu tio, um mestre cruel e impiedoso, por conta de sua desobediência. Após um longo treinamento, Wong Fei-hong descobre que seu pai está nas mãos de um grupo de assassinos. Ele decide voltar à sua cidade natal para resgatar seu pai, utilizando o famoso Kung Fu bêbado. Além do bom humor deste filme, Jackie mostra um domínio insano de suas habilidades corporais e das técnicas de Kung Fu Bêbado. Vale muito a pena conhecer este filme.

04 – Police Story 2: Codinome Radical (Police Story 2), 1988

Police Story 2” recebeu a premiação de melhor cena de ação no Hong Kong Film awards em 1988. Nessa história, barões das drogas sequestram a namorada do policial, perito em artes marciais, que decide partir para o confronto. Jackie faz o mesmo personagem do primeiro Police Story, Chan Ka-Kui. Assim como no filme anterior, após todas as confusões desencadeadas pelo personagem de Chan, o mesmo é rebaixado ao posto de policial de trânsito. Todavia, quando os bandidos começam a atacar novamente, colocando bombas nos edifícios e infernizando a todos, Jackie é chamado para tentar contornar a situação. Uma curiosidade: devido à burocracia do governo de Hong Kong e da falta de tempo do elenco, Jackie fez várias filmagens sem a permissão dos governantes da cidade, mesclando ficção e realidade de forma ímpar. Razão pela qual, o filme é considerado pela maioria de seus fãs, como o melhor da série “Police Story“.

03 – Dragões para Sempre (Dragons Forever), 1988

O advogado Jackie (Jackie Chan) é contratado pra defender uma indústria química, acusada de poluir as águas da cidade. Quando a proprietária de um imóvel local processa a fábrica, Jackie pede auxílio a seus amigos Luke (Sammo Kam-Bo Hung) e Timothy (Yuen Biao). Entretanto, ao descobrir que a empresa produz drogas, Jackie toma o partido da dama. Mais um ótimo filme com os “três Irmãos”. O Humor do filme é muito bom e as cenas de luta, são de tirar o fôlego. Destaque para o grande campeão de Kickboxe Benny “The Jet” Urquidez, que enfrenta Jackie na luta final.

02 – Detonando em Barcelona (Wheels on Meals), 1984

A melhor parceria já filmada dos “Três Irmãos“. Thomas (Jackie Chan) e David (Yuen Biao) possuem um food truck que vende comida nas ruas de Barcelona. Numa noite, enquanto trabalhavam, uma batedora de carteiras se esconde no food truck para escapar da polícia. A batedora é Sylvia (Lola Forner), a filha da namorada do pai de David. Mais tarde, Thomas e David descobrem que Sylvia é a herdeira de uma fortuna, e que ela está sendo perseguida por seu tio, pois, se Sylvia não se apresentar a tempo para reivindicar a herança, ela a passará para o tio. Sylvia é, então, raptada. Thomas e David se juntam a Moby (Sammo Hung), um detetive particular que havia sido contratado pelo mordomo do falecido pai de Sylvia para localizá-la, no intuito de salvar Sylvia que está presa em um castelo. Este filme possui a melhor cena de luta final da carreira de Jackie Chan, dito por ele mesmo. Aqui ele enfrenta Benny Urquidez novamente, um ator e lutador que Jackie Diz ser o único que conseguiu acompanhá-lo até hoje em cena.

01 – Police Story: A Guerra das Drogas (Police Story), 1985

Jackie Chan é o policial Ka Kui, que consegue botar atrás das grades um grande traficante de drogas de Hong Kong praticamente sozinho, após um tiroteio e uma impressionante perseguição dentro de uma favela. Agora, ele deve proteger a secretária do chefão, Selina (Brigitte Lin), que testemunhará contra o gângster no tribunal. Ela porém, tem outros planos: engana Ka Kui – que ainda tem que limpar sua barra com sua ciumenta namorada (Maggie Cheung) – e foge, garantindo assim a liberdade do criminoso, que parte para vingar-se de Ka Kui incriminando-o pela morte de um colega policial. A única alternativa que resta para Ka Kui é capturar o bandido novamente, nem que para isso ele tenha que enfrentar toda sua gangue e talvez, a força policial. Possui provavelmente, as melhores cenas de luta e ação de Jackie. Police Story é um filme tão incrível, que foi o primeiro de uma franquia de 5 filmes. Este foi o filme que de fato, fez Jackie ser reconhecido fora do oriente como um grande ator de filmes de ação, entrando humildemente no mercado americano. O Filme ganhou de “Melhor fotografia”, “Melhor cena de ação”, “Melhor ator” e “Melhor diretor” no Hong Kong Film Awards de 1985. Outra curiosidade deste filme, é que Jackie Chan machucou as costas durante a cena onde escorrega nas luzes de natal do shopping. Ele teve muita sorte de sair “ileso”. Nesta cena ele quase quebrou a sétima e a oitava vértebra, o que resultaria na paralisia dos membros inferiores.

Top 10 Filmes de Jackie Chan nos anos 70/80

E aí? Gostou de nosso Top 10 pessoal? E qual o seu Top 10 Filmes de Jackie Chan nos anos 70/80? Deixe nos comentários para nós!

Até mais!

Léo Palmieri

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *