fbpx

WuXia – Fantasia e Artes Marciais

Wuxia é um gênero literário e cinematográfico, originário da China, que mistura fantasia e artes marciais ou ainda, basicamente luta de espadas em um mundo medieval imaginário. Wu significa “marcial“, “militar“, ou “armado” e Xia, significa “honrado“, “cavalheiro“, ou “herói“. No meio Geek/Nerd, é mais conhecido por ter histórias lançadas em “manhua“, que é a versão chinesa do Mangá Japonês e pelas super-produções cinematográficas ou para seriados de TV.

Histórico do WuXia

O Wuxia tem raízes muito antigas na civilização chinesa. Estudiosos dizem que este estilo literário data do período dos Reinos Combatentes na China (480 a 221 a.C.). Este fértil período de heróis, onde ocorreu a fragmentação do império Zhou e com muitas disputas para reunificação da China, também eram caracterizados por debates intelectuais sobre o Taoísmo, Confucionismo e sobre o Shì, uma figura burocrática que simbolizava um servidor público honrado ao estado. Uma associação simples de se fazer a figura do Shì, é o Samurai Japonês, que também era um servidor de algum Daimyo e seguido de preceitos de honra e respeito.

wuxia

Desde então, a leitura de textos/manuscritos/novelas Wuxia, é um costume que os chineses adquirem na adolescência e levam por toda a vida. Essas novelas contribuem para transmitir valores. Deles, o mais importante é a justiça, que envolve honra e compromisso, muitas vezes com os menos favorecidos. No pensamento tradicional, o compromisso é mais importante do que a vida.

Em 2.300 anos, autores do gênero wuxia produziram milhares de histórias. Os enredos mesclam personagens e situações reais e ficcionais; alguns dos heróis, aliás, nem humanos são, como o– caso de Sun Wu Kong, o excêntrico macaco de Jornada para o Oeste, obra publicada no século 16. O livro narra as aventuras do monge budista histórico Xuanzang, da Dinastia Tang (618 – 907 d.C.), em sua viagem à Índia em busca de sutras. Outras novelas fundamentais do gênero são À Margem das Águas, sobre os foras-da-lei da Dinastia Song (960 – 1279); O Romance dos Três Reinos, a respeito dos principais heróis históricos do período de mesmo nome (220 – 280 d.C.); Sete Cavaleiros e os Cinco Heróicos, com as histórias de Lorde Bao, personagem da Dinastia Song célebre pelo talento detetivesco e pelo senso de justiça; e A Heróica Lenda de um Filho e uma Filha, novela da Dinastia Qing (1644-1912) que tem como elementos centrais a virtude feminina e o amor trágico.

Wuxia
Sun Wu Kong

Monges boxeadores, bandidos apaixonados, donzelas furiosas e seres fantásticos são personagens Wuxia. Expostos a governantes corruptos, injustiças ou em jornadas extraordinárias, eles há muito cativam multidões na Ásia. O segredo do sucesso parece residir na capacidade de fundir elementos desejados por diferentes tipos de leitores, de adolescentes loucos por aventuras a pessoas mais velhas, saudosas dos “bons tempos“. Uma capacidade, enfim, de produzir histórias com notas arquetípicas.

As produções de Wuxia

Obviamente, com o advento da televisão no século passado, o investimento nesta mídia de informação passou a ser foco. E com tantas histórias fantásticas para contar, estas produções são criadas na China até hoje. Na verdade, não só na China, mas em Hong Kong (onde o cinema asiático/chinês é mais forte) e Taiwan também. Ou seja, existem milhões de filmes e séries do estilo.

Um conceito interessante sobre o Wuxia, é que ele é calcado em fantasia, onde seus personagens são artistas marciais que dominam os poderes do “Chi“, a energia vital interna do ser humano. O Chi, possibilita aos personagens técnicas de destruição absurdas (é como ver cenas de anime algumas vezes, mas em live action), técnicas de passos leves onde eles podem flutuar ou escalar qualquer coisa e ao mesmo tempo, expertise em aprender qualquer coisa apenas vendo.

Wuxia
Ice Fantasy

Um conselho que sempre dou para quem está conhecendo este mundo é:”Tenha Suspensão da Descrença“. Aqui, tudo é fantástico e fantasioso. Não tem regras de gravidade. Porém, ao mesmo tempo, as histórias Wuxia nos remetem a valores e sentimentos e sempre faz grandes paralelos com a realidade. Um bom Wuxia, sempre tem o sentimentalismo bem reproduzido em seus textos.

E como um Brasileiro tem acesso a isso?

Embora o Wuxia seja incrível e diversão garantida para os amantes das artes Marciais, dos dramas românticos e comédias de situação, para se ter acesso a este conteúdo é um pouco complicado. Porém, aqui no Crossover Nerd a missão é instruir vocês nos caminhos dos bons conteúdos e vamos lhe explicar como assistir ou ler Wuxia. Para a maioria destes conteúdos, é necessário ter pelo menos Inglês de leitura, já que este conteúdo não chega de forma fácil ao Brasil.

LENDO WUXIA

OK! Caso você seja uma pessoa que prefere ler, existem vários caminhos. Se você gosta de livros e sabe ler em inglês, recomendamos os sites:

  • WuXia World – Hoje em dia o maior acervo de Novelas Wuxia para leitura. Tem desde novelas antigas as novas;
  • Novel Updates – Site focado em Novels de todo o tipo, mas com uma seção especial para Wuxia.

Se você é fã de Mangás, vai adorar os “Manhuas“, com histórias incríveis e você não sentirá a diferença. Aliás, vai querer que exista animes das histórias que você vai ler. Recomendamos os sites:

  • MangaFox – Conhecido site de mangás, possui uma seção de Manhuas. O Problema é que não dá para filtrar os relacionados a Wuxia, mas é possível encontrar grandes títulos aqui;
  • MangaZuki – Outro bom site com uma ótima seção de Manhuas. Muitos manhuas conhecidos estão aqui;
Wuxia
O Tigre e o Dragão já foi publicado no Brasil

ASSISTINDO FILMES DE WUXIA

Então você prefere assistir? Sem problemas. Uma coisa muito boa com relação a isto é que pelo menos, muitos filmes de WuXia já foram lançados no Brasil e alguns, são muito fáceis de achar. As produções de cinema deste estilo já tiveram participações de grandes atores como Jet Li, Donnie Yen e tantos outros. Dentre os filmes mais famosos de WuXia e que é fácil de se encontrar por aqui, estão:

  • O Tigre e o Dragão – O Filme mais famoso do Estilo, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro, com Michelle Yeoh e Chow Yun Fat;
  • Iceman – Donnie Yen em um conto sobre viagem no Tempo e uma traição do passado;
  • O Tigre e o Dragão 2: A Espada do Destino – Continuação direta do Clássico “O Tigre e o Dragão)
  • Herói – Jet Li e Donnie Yen estão neste incrível conto da época dos Reinos Combatentes, onde um assassino está em busca de ajudar a unificar seu país. Filme incrível;
  • O Reino Proibido – Jet Li e Jackie Chan juntos em filme pela primeira vez. História que remete a Jornada para o Oeste;
  • Batalha de Honra – Jet Li e seu amigo fogem do templo Shaolin e seus caminhos se separam. Clássico do Força Total da Band;
  • O Clã das Adagas Voadoras – Romance clássico no estilo Wuxia, estrelado por Andy Lau e Takeshi Kaneshiro;

Vale lembrar, que a Netflix e a Amazon Prime contam com várias produções de artes Marciais e com muitos filmes do gênero Wuxia.

Wuxia
O Tigre e o Dragão, o mais famoso filme WuXia

ASSISTINDO SÉRIES DE WUXIA

OK! Agora vamos à cereja do bolo do estilo WuXia! Sim! Para realmente sentir o que é o WuXia, o melhor elemento são as séries de televisão produzidas no estilo. Entre China, Taiwan e Hong Kong, existem produções feitas na melhor qualidade possível e sabe o que é melhor? É possível acompanhar todas pelo Youtube! Alías, o Youtube tem o maior acervo destas séries. É possível assistir basicamente qualquer série WuXia famosa dos anos 2000 para cá. Mas como eu disse acima, é preciso habilitar as legendas nos vídeos e elas estão em Inglês. Sinceramente, vale muito o esforço! Vou listar aqui nossas sugestões para quem quer começar neste incrível mundo das artes marciais e fantasia. Um detalhe, é que vocês vão perceber é que existem remakes de cada produção, mas as histórias não sofrem mudanças. Os links já são para as playlists completas:

  • Legend of The Condor Heroes – De longe, uma das melhores experiências WuXia que vocês vão ter. História incrível;
  • The Heaven Sword and Dragon Saber 2019 – A Mais recente produção de Hong Kong, narra os eventos da vida de Zhang Wuji, um orfão que teve seus pais mortos pelos mestres das artes marciais e jura vingança. Imperdível;
  • Men With The Sword – Lutas, espadas e uma história incrível. Se gosta de ação, encontrou!
As 18 Palmas que Submetem o Dragão!

Um novo mundo

Espero que tenham gostado desta novidade! Já conhecia? Gosta de alguns? Deixem nos comentários suas considerações.

Obrigado pela atenção, e até mais!

Avatar

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

%d blogueiros gostam disto: