Top 10 Filmes de Samurais

Top 10 Filmes de Samurais

Filmes de Samurais são um grande primor no quesito história e cultura do Japão. No Ocidente, principalmente no início dos anos 80, receberam muitas versões romantizadas do que era a realidade no passado. Neste Top 10 de Filmes de Samurais, vamos mostrar nossa escolha de dez obras que mais representam a realidade narrativa da figura do Samurai. Todos estes filmes podem ser encontrados Internet afora. Vamos lá:

10 – LOBO SOLITÁRIO: A ESPADA DA VINGANÇA (1972)

Baseado no elogiado mangá de Kazuo Koike e Goseki Kojima, Lobo Solitário: A Espada da Vingança conta a história de um samurai, Ogami Itto, e seu filho pequeno, Daigoro, que vagam pelo Japão feudal em busca de vingança após uma conspiração política que tirou a vida da esposa de Itto. O primeiro de uma série de seis filmes, Lobo Solitário foi dirigido por Kenji Misumi.

09 – O SAMURAI DO ENTARDECER (2006)

Estrelado pelo incrível Hiroyuki Sanada e indicado ao Oscar, O Samurai do Entardecer conta a história de Seibei, um samurai viúvo que se reúne com sua namorada de infância, Tomoe, depois de muitos anos. É um filme lento e atencioso, mas quando a ação chega, ele tem um poder emocional real, pois Seibeia deve enfrentar o ex-marido abusivo de Tomoe em um duelo até a morte.

08 – 13 ASSASSINOS (2011)

Do diretor Takaski Miike, 13 Assassinos é na verdade um remake de um filme de 1963 com o mesmo título, mas é ainda melhor que o original. O filme se passa em 1844 e concentra-se em um grupo de samurais que se reúnem para assassinar um senhor do mal. Destaque para o desenvolvimento dos personagens e a incrível sequência de combate final de 45 minutos.

07 – LADY SNOWBLOOD: VINGANÇA NA NEVE (1973)

Um dos filmes que influenciaram o famoso Kill Bill de Tarantino, Lady Snowblood combina o cinema samurai com uma história de vingança. A aclamada atriz Meiko Kaji interpreta uma mulher que busca vingança sangrenta contra os homens que destruíram a vida de sua mãe 20 anos antes.

06 – A CONSPIRAÇÃO DO CLÂ YAGYU (1978)

Filme estrelado pelo incrível Sonny Chiba, A Conspiração do Clâ Yagyu conta sobre uma série de intrigas que começam após a morte do Xogum Tokugawa, onde seus filhos Iemitsu e Tadanaga disputam a posição de Xogum. Por trás das cortinas, o instrutor de espadas do clã Tokugawa, o patriarca da família Yagyu, tenta assegurar a todo custo, que Iemitsu vença esta disputa, mesmo tendo que trair sua própria família. Destaque total para Sonny Chiba, que interpreta o famoso samurai japonês Yagyu Jubei.

05 – A FORTALEZA ESCONDIDA (1958)

Obra incrível de Akira Kurosawa e que inspirou Star Wars; Uma nova Esperança. O filme conta a saga dos camponeses Tahei e Matashichi, que durante seu retorno para casa encontram o general Rokurota Makabe escoltando os tesouros de um poderoso clã. Eles planejam roubá-lo, sem saber que o general escolta também a princesa Yuki.

04 – RASHOMON (1950)

Vencedor do Leão de Ouro do 12º Festival de Cinema de Veneza e indicado a dois Oscars, Rashomon foi o trampolim da carreira de Akira Kurosawa. Neste filme, que adapta os contos Rashomon e No Matagal, de Rynosuke Akutagawa, um lenhador, um sacerdote e um camponês abrigam-se juntos de uma tempestade. Lá, eles recontam um crime de estupro e assassinato sob seus diferentes pontos de vista. Se você já assistiu o filme “Herói” de Jet Li, o conceito de como contar a história é semelhante. Filme incrível!

03 – RAN (1985)

Vencedor do prêmio BAFTA em 1987, Ran conta sobre a partilha de do senhor feudal Hidetora para seus filhos. Cada um de seus filhos recebe isso de forma diferente e inclusive, com críticas severas a como seu pai conquistou as terras da partilha. Um filme épico, muito bem filmado. Aqui, vemos Akira Kurosawa em toda plenitude em um filme colorido, cheio de informações semânticas.

02 – YOJIMBO – O GUARDA-COSTAS (1961)

Yojimbo é um dos filmes de samurai mais aclamados de Akira Kurosawa, e seu sucesso ajudou a alavancar o gênero ocidental do “Faroeste Espaguete”, quando Sergio Leone o refez como “Por um punhado de Dólares”. Ele combina habilmente ação, comédia e drama, enquanto o carismático samurai vivido por Toshiro Mifune se vê jogando dois senhores da feudais rivais uns contra os outros, enquanto ambos competem por seus serviços. O Filme teve uma sequência em 162 chamada de Sanjuro.

01 – OS SETE SAMURAIS (1954)

A obra Suprema de Akira Kurosawa, com uma história que conta muito sobre o que é ser Samurai e desmistificando muito do que geralmente o Ocidente entende pelo Bushido (O Códico de Honra Samurai), Os Sete samurais é considerada por muitos como a obra máxima do gênero chambara, O filme conta a história de sete guerreiros samurais que são recrutados para ajudar e ensinar uma pequena vila japonesa a se proteger contra perigosos bandidos. O filme inspirou Sete Homens e um Destino, refilmagem americana de 1960 dirigida por John Sturges e que trazia sete cowboys no lugar dos samurais.

MENÇÕES HONROSAS

Existem muitos filmes de Samurais incríveis para assistir, porém os com mais qualidade no estilo são os produzidos no Japão e poucas obras do ocidente conseguiram ter um bom resultado (com relação a cultura, representação da figura do japonês da época, etc). Mas vamos deixar aqui nas menções, alguns filmes de samurais bons para você adicionar em sua lista após assistir aos filmes do Top 10:

O ÚLTIMO SAMURAI (2003), O CONTO DE ZAITOICHI (1962), GEKITOTSU (1982), TRONO MANCHADO DE SANGUE (1957), HARAKIRI (1962), A ESPADA DA MALDIÇÃO (1966), A QUEDA DO CASTELO DE AKO (1978), entre outros.

Filmes de Samurais

Tem algum filme que você gosta e não está na lista? Coloque para nós nos comentários! Bora trocar informações!

Obrigado pela atenção! Até mais!

Léo Palmieri

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *