fbpx

Stardew Valley – O RPG para relaxar a cuca

Stardew Valley é um jogo de RPG e simulação, desenvolvido por Eric Barone e publicado pela ConcernedApe e pela Chucklefish. Acompanhe o review deste incrível game!

Mas o que é Stardew Valley?

Você gosta de jogos de RPG? Você curtia os jogos de fazendinha do finado Orkut? Então é provável que assim como eu, você AME Stardew Valley. Se você nunca ouviu falar, vou te dar uma breve introdução: Stardew Valley é um jogo de RPG, estilo simulação criado por Eric Barone e foi lançado em 2016 e não, não é um jogo velho, pois há updates ao menos uma vez no ano, sempre com bastante conteúdo novo e DE GRAÇA!
Sim meus “queridones”, nada de precisar comprar expansão. Toda atualização é gratuita!

O jogo é multiplataforma e está disponível para: Microsoft Windows, macOS, Linux, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, iOS e Android. Ou seja, todo mundo pode jogar! E ainda há uma Wiki própria que ajuda muito – Toda em PT-BR: https://pt.stardewvalleywiki.com/Stardew_Valley_Wiki.

Mas é só cuidar da fazendinha?

Nem a pau, Juvenal!
O jogo tem toda uma história. Para começar, a fazenda você herdou do seu avô há alguns anos e decide ir para lá em busca de uma nova vida. Há vários NPC´s, cada um com suas próprias histórias, missões e alguns mistérios, que vão se desenrolando aos poucos. Inclusive você pode se casar, ter filhos, expandir a casa, criar um pet, ter um cavalo…. E ponto muito positivo do jogo: você pode casar com qualquer NPC solteiro do jogo, independente do gênero. Além de cuidar das plantações, e animais (tem até dinossauro!), você pode pescar, minerar e ter um “x1” furioso com os bichos da mina (dica: leve sempre comida!).

Stardew Valley
Sim, temos casamento com QUALQUER NPC SOLTEIRO do jogo, não importa o gênero!

O jogo é todo em um estilo mais retrô, lindo de viver! A jogabilidade é ótima e bastante intuitiva. E o decorrer da história faz com que você ao progredir no jogo, se sinta parte da comunidade. É possível ainda jogar com amigos, pois possui suporte para co-op!

Escolhendo seu tipo de fazenda

O jogo hoje (após update 1.5 que ganhamos da Natal do Barone) tem SETE tipos diferentes de fazenda. Vou deixar a definição de cada tipo que há na Wiki do jogo:
A Fazenda Padrão incentiva a agricultura.
A Fazenda Entre Riachos incentiva a pescaria.
A Fazenda na Floresta incentiva a coleta.
A Fazenda na Colina incentiva a mineração.
A Fazenda Remota incentiva o combate.
A Fazenda Quatro Cantos oferece vantagens de outros mapas e incentiva o Multijogador.
A Fazenda na Praia oferece itens extras e incentiva Pesca e Coleta
(fonte:https://pt.stardewvalleywiki.com/Mapas_da_Fazenda)

Já tive de todas (hahahah!) e no momento, estou amando a da praia (que saiu na última atualização).

Stardew Valley
Fazenda da praia, adicionada no último Update do jogo

Para quem nunca jogou, a fazenda padrão é a mais indicada para “sentir” o game. Para quem jogava e faz tempo que não abre, corra de volta! A última atualização trouxe bastante conteúdo para jogadores avançados.

Por que Stardew Valley é tão especial?

Porque ele proporciona uma imersão absurda!
Ao se mudar para a Vila dos Pelicanos, você se depara com uma comunidade que aparentemente vai bem, mas eles precisam de um recomeço, tanto quanto o seu personagem – que será peça chave para que essa renovação ocorra. Os gráficos do jogo e todo seu design são muito bonitos e bem pensados. A cada estação há um toque especial: na primavera o pólen e as pétalas, no verão a sombra das nuvens… Ah! E cada estação tem dois eventos especiais, muito bem feitos e envolventes.
É realmente um jogo para sentar e relaxar após um dia estressante e mergulhar em uma segunda vida. Quem não quer isso de vez em quando?

E custa caro?
De jeito nenhum! Sem qualquer promoção o jogo custa em torno de 30 dinheiros para PC e 18 dinheiros para celular. Lembrando que uma vez adquirido, você não gastará mais nada!

Stardew Valley
Não se engane com o estilo retrô, Stardew Valley é um RPG em essência!

Espero que eu, meu amor por esse jogo e minhas 480 horas jogadas te convençam a vir para o lado Stardew da força! 😉

Dri Lulho

Dri Lulho

Professora de pequeninos, leitora voraz, jogadora de RPG, viciada em Stardew Valley e doida por cachorros. NERD desde sempre, buscando compartilhar conhecimento.

%d blogueiros gostam disto: