Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis – O Jeito Marvel de fazer filmes de luta

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis – O Jeito Marvel de fazer filmes de luta

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis estreou e como todo lançamento de filmes de super-heróis atual, já vem cheio de opiniões que se divergem. Porém, neste review sem spoilers, vou explicar no formato “pergunta e resposta” minhas impressões do filme para você ter uma noção do que esperar. Vamos lá!

1 – O Shang-Chi porradeiro, no melhor estilo “Kwai Chang Caine”, cheio de bravatas e frases de efeito está no filme?

Não, definitivamente não. Esta á uma releitura total do personagem, feita totalmente nos moldes do MCU. Porém, contém vários de seus conceitos clássicos para não descaracterizar tanto o personagem. É um filme de origem, mas o personagem em dado momento do filme sabe e ao mesmo tempo não sabe qual o papel dele no rolo todo. Ele é porradeiro, sem dúvidas, mas longe do estilo setentista dos quadrinhos. E não! Não tem “Dim Mak“.

2 – Mas lutas são boas?

Sim! Totalmente! Felizmente a Marvel/Disney está com a cabeça no lugar com relação a coreografias de luta. Estamos vendo boas coreografias desde Capitão América e o Soldado Invernal, mas Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis sobe isso a um nível diferente, já que uma parte dos combates é Kung Fu tradicional e a outra parte, o puro suco do WuXia! E vejam bem, todas as lutas do filme são incríveis. As cenas de treinamento, os movimentos leves e precisos de Tai Chi, os golpes com chute acrobáticos e várias outras coisas. As coreografias do filme foram feitas pelo incrível Brad Allan (que faleceu recentemente) junto aos garotos-prodígio do canal de Youtube Martial Club. Mesmo todo o conceito WuXia do filme, é tudo muito bem feito e com um ótimo CGI. Se não sabe do que se trata quando falamos em WuXia, clique aqui e veja nossa postagem sobre o assunto.

3 – E enredo, presta?

O Enredo é OK. Levando em consideração que é um filme da Marvel/Disney, censura 12 anos, que obviamente se utilizou de todos os clichês criados nestes filmes desde 2008, é um roteiro que passa. A atuação de Simu Liu foi convincente no papel e sua inteiração com a artista e humorista Awkwafina foram hilárias! Mas é aquela coisa, quem de fato roubou e deu um show de interpretação, foi Tony Leung. O cara é demais! Neste posto aqui, explico melhor sobre ele. Porém, não pensem que vão assistir um enredo super “visionário” ou criativo. O roteiro é OK, passável, possui seus acertos e seus furos e de certa forma, quebra algumas próprias regras. Mas nem por isso estraga ou diminui o filme. Tem piadas também… muitas… Umas funcionam muito bem, mas tem uma ou outra que sai do esquema, mas nada que atrapalhe.

4 – E o elenco de apoio?

O filme possui um incrível elenco de apoio, tanto com relação aos mocinhos quanto aos vilões. O mais interessante aqui, é o bom uso de personagens já existentes no MCU, como o mago Wong. Outros atores aqui foram incríveis também, como a musa eterna das artes marciais Michelle Yeoh (que além de interpretar muito bem, mostra que suas habilidades de artes marciais continuam afiadíssimas). O próprio “Deathdealer“, interpretado pelo jovem Andy Le foi incrível nas cenas de luta que apareceu. Ah… a irmã de Shang-Chi, Xiu Xialing, é um show à parte! Quero ver muito mais dela (suas cenas de luta são incríveis e a atuação foi ótima!).

5 – Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis vale a pena então?

Vale sim! Vale muito! Em minha opinião é o melhor filme de origem do MCU até agora. Foi o que melhor trabalhou a origem de um personagem e ainda de quebra, conseguiu se elevar em desenvolvimento e ação até o fim do filme. O filme começa de forma bem comum e despretensiosa, mas termina no melhor estilo “COISA GRANDE DA MARVEL“. Além de tudo, o próprio filme em si traz conceitos que obviamente serão explorados daqui para frente o tempo todo. Recomendo muito que todos assistam, pois a Marvel/Disney claramente quer subir de nível. E duvido que não consiga…

6 – O Filme tem cenas extras?

Sim, tem duas! Não saia do cinema sem ver. Ambas são importantes e legais e uma delas, possui a participação de três personagens importantes do MCU. Não percam!

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Espero que este humilde review, tenha lhe dado uma noção do que verá em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Obrigado pela atenção, e até mais!

Léo Palmieri

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.