fbpx

Parasita: O filme sul-coreano que surpreendeu Hollywood

Nesse domingo (09/02) o filme ‘’Parasita’, ’ de autoria do cineasta e roteirista Bong Joon-Ho, surpreendeu a todos sendo o mais premiado no Oscar, levando quatro estatuetas para casa e contando com a mais importante: Melhor filme do Ano. Já vou dizendo que fui dormir feliz da vida depois de assistir aquela premiação. Parasita não é apenas o melhor filme do ano como na minha opinião, um dos melhores de todos os tempos.

Quem é o “Parasita”?

O filme faz uma narrativa sobre a família de Ki-taek, a qual está desempregada e vive em um porão sujo e apertado de uma área bem pobre da Coreia do Sul. Um dia, Ki-taek recebe uma proposta de emprego para dar aulas de inglês a uma garota de família de alta classe. Seria assim uma oportunidade de pai, mãe e filhos bolarem estratégias para se infiltrarem um a um na família burguesa.

Parasita

Há alguns anos eu acompanhava bastante coisa da indústria sul-coreana, como por exemplo, os Doramas (basicamente novelas com poucos capítulos), e posso afirmar pra vocês que eu nunca vi nada parecido como o que vi em Parasita. Com toda certeza, esse filme já ganharia a crítica por simplesmente envolver totalmente o público. Perdi a conta de quantas vezes eu me peguei boquiaberta em cada cena! No começo há presença de cenas engraçadas e descontraídas, que logo se desmembram em um suspense junto com horror. Se, assim como eu, você é uma pessoa que adora um “Plot Twist”, assista sem medo de se decepcionar!

Parasita

Uma mensagem importante

Quando falamos de Parasita, é meramente impossível deixar de lado a perfeita crítica que Bong Joon-Ho traz sobre o tema central da obra: A desigualdade de classes. Sem sombra de dúvidas o cinema, por ser uma fonte que atrai diversas pessoas, é um ótimo meio para tratar de assuntos sociológicos, principalmente em um momento em que o mundo carece de alguns princípios éticos, não é mesmo? E o cineasta faz isso muito bem! Roteiro, fotografia e atores ótimos, esse filme atira para todos os lados e acerta em todos os alvos. É aquele tipo de filme que é necessário assistir pelo menos uma vez na vida… e falo isso com total convicção!

A História sendo feita…

Parasita com toda certeza, fez história. É o primeiro filme de língua não inglesa a ganhar uma categoria como a de ‘’Melhor filme do ano’’ e ultrapassou barreiras. Finalmente uma academia tão grande como a do Oscar, que por muito tempo se mostrou racista e xenofóbica, abriu a cabeça (pelo menos um pouco). Essas estatuetas foram muito mais que merecidas.

Esperamos que após esse acontecimento, mais filmes do cinema estrangeiro ganhem mais visibilidade. Como disse o cineasta Bong Joon-Ho em seu discurso no Globo de Ouro: ‘’Quando vocês superarem as barreiras de filmes com legendas, conhecerão muitos filmes incríveis’’.

Parasita

Espero que gostem desse meu primeiro Review! Já assistiu Parasita? Deixe aí nos comentários o que achou do filme! Obrigada e tchau!

Ana Maria Bortuluzzo

Ana Maria Bortuluzzo

Estudante, testemunha de Parasita, fã de filmes e séries que se juntou ao Crossover nerd pra espalhar mais sua paixão pela 7° arte.

%d blogueiros gostam disto: