fbpx

Os Vinte Melhores Filmes de Artes Marciais de Todos os Tempos

Escolher os Vinte Melhores Filmes de Artes Marciais de Todos os Tempos é uma tarefa hercúlea. Durante os anos 70, 80 e até meados dos anos 90, as artes marciais levaram milhões de fãs aos cinemas colocaram grandes atores no topo. Essa lista segue a nossa opinião pessoal e talvez, vocês não concordem e isso é normal. Essa lista levou em conta filmes onde as artes marciais são bem tratadas com seu devido respeito. Portanto, filmes de comédia/terror e que porventura tenham artes marciais como foco SECUNDÁRIO, não entraram na lista. Vejam nossas escolhas com seus devidos trailers!

Kung Fu, Karatê, Ninjutsu, Muay Thai… Opções não faltam!

Se este período dos anos 70 a meados dos anos 90 nos mostrou, foram muitas opções de artes marciais. O Cinema se aproveitou muito desde os clássicos filmes de Kung Fu Tradicional da Shaw Bross nos anos 70, da “Ninjamania” dos anos 80 e dos vários genéricos filmes com o termo “Kickbox” dos anos 90. O surgimento de vários artistas marciais famosos até hoje se deram nesse período, como Bruce Lee, Jackie Chan, Jet Li, Bolo Yeung, Jean Claude Van Damme, Marc Dacascos, Shô Kosugi e outros. A lista vai conter os trailers dos filmes e colocarei informações bacanas sobre cada um deles para vocês!

Os clássicos das Artes Marciais

20 – Esporte Sangrento (Only The Strong) 1993

Dentre todos os filmes de artes marciais, Esporte Sangrento é o mais peculiar e provavelmente, um dos mais famosos entre a galera dos 30-40 anos. O filme que foi transmitido pelo SBT à exaustão nos anos 90, trazia Marc Dacascos em seu auge e apresentava a Capoeira como arte marcial no filme. O Filme, além de possuir uma história muito bonita de superação, aceitação e escolhas, tinha coreografias insanas de capoeira. Impossível não sair dando chutes no ar após assistir a este filme naquela época.

19 – Operação Kickbox (Best of The Best) 1989

Eric Roberts e James Earl Jones em um mesmo filme! Adicionem um drama básico de um filme de artes marciais e temos um grande clássico! Em Operação Kickbox, a seleção americana de Tae Kwon Do está prestes a enfrentar a seleção Koreana nos jogos de Verão de Seoul em 1988. Porém, uma equipe cheia de problemas pessoais se mostra muito mais difícil de controlar do que derrotar o adversário. Um dos melhores filmes de artes marciais já produzido nos Estados Unidos. Era transmitido direto no saudoso programa FORÇA TOTAL da Rede Bandeirantes, as terças. E que trilha sonora, senhores!

18 – A Vingança do Ninja (Revenge of the Ninja) 1983

Considerado por muitos o melhor filme da trilogia Ninja e provavelmente um dos melhores filmes de Ninja de todos os tempos, A Vingança do Ninja trás Shô Kosugi no papel principal. Após ter sua família massacrada pelo clã ninja rival, o ninja Sho Osaki abandona o Japão com sua mãe e seu filho pequeno e vai para América. Após um tempo de paz e tentando criar seu filho com os preceitos dos Ninjas, ele começa um negócio de bonecas de porcelana japonesas junto a um sócio. Com o tempo, ele descobre que seu negócio está sendo usado como tráfico de drogas e ele resolva lutar novamente, descobrindo desta forma, que o clã rival ainda está atrás dele.

17 – Guardiões do Sol (Prince of The Sun) 1990

Cynthia Rothrock é provavelmente, a maior artista marcial feminina do Ocidente. Respeitada inclusive pelo cinema asiático, onde fez vários filmes (Alguns mais a frente nesta lista). Neste incrível clássico das artes Marciais, ela é uma defensora de um garoto que está sendo caçado por vilões. O filme conta também com Conan Lee, um outro grande artista marcial da época.

16 – Heróis do Oriente (Heroes of The East) 1978

Um clássico da Shaw Brothers nos anos 70. Neste incrível filme, o grande Gordon Liu é um rapaz chinês que acaba de se casar com uma dama Japonesa. Porém, suas opiniões sobre artes marciais divergem onde ele diz que seu Kung Fu, é melhor que as artes marciais Japonesas. A Associação Japonesa então, envia seus maiores mestres para enfrentar o rapaz em lutas alucinantes. Com coreografias incríveis de Lau Kar Leung, este filme é uma lenda por si só.

15 – Kickboxer: O Desafio do Dragão (Kickboxer) 1989

O Segundo grande sucesso de Jean Claude Van Damme, Kickboxer: O Desafio do Dragão foi exibido exaustivamente pela rede Globo. Neste filme, Van Dame é Kurt Sloane, que tem seu irmão Eric aleijado após uma luta contra o campeão Tailandês de Muay Thai (E um dos maiores vilões dos filmes de artes marciais) Tong Po. Jurando vingança, ele inicia um treinamento com um velho mestre para conseguir a vitória. Este na minha opinião, foi o último bom filme de Van Damme.

14 – Matrix (The Matrix) 1999

Embora não seja um filme clássico de Artes Marciais em termos, elas estão neste filme e de forma muito expressiva e respeitosa. Coreografadas pelo incrível Yuen Woo Ping, Matrix possui cenas icônicas e lembradas até hoje. Estrelado por Keanu Reeves, onde ele descobre que o mundo não é o que ele pensava, Matrix merece seu lugar nesta lista com louvor. Suas sequências, também tiveram lutas incríveis.

13 – O Dragão Chinês (Big Boss AKA Fists of Fury) 1971

O Primeiro grande sucesso de Bruce Lee. Bruce é o rapaz Cheng, que vem a Bangok para trabalhar em uma fábrica de gelo. Com o tempo, ele descobre uma rede de tráfico e prostituição e decide enfrentar com as próprias mãos, o problema. Um clássico do maior lutador dos cinemas!

12 – O Imbatível 3: Redenção (Undisputed 3: Redemption) 2010

O Filme mais novo de nossa lista, O Imbatível 3 nos trás a redenção do lutador Yuri Boyka, vivido pelo incrível artista marcial do momento Scott Adkins. Um filme com uma história muito bacana e com muitos estilos de artes marciais em um filme só. As lutas são muito violentas. Recomendadíssimo!

11 – Missão Vingança (Royal Warriors AKA In The Line of Duty) 1986

Se tem um estilo de filmes de artes marciais que faz muito sucesso na Ásia e que aqui no Brasil fez muito sucesso, mesmo as pessoas não conhecendo, é o “Girls With Guns“. São filmes onde as protagonistas eram mulheres incrivelmente “Badasses” e com cenas de ação de tirar o fôlego. Dentre os vários filmes deste estilo, Missão Vingança foi o primeiro (E o primeiro de uma franquia incrível) e trouxe uma jovem Michelle Yeoh (O Tigre e o Dragão, 007 o Amanhã nunca Morre) no seu auge das artes marciais e beleza. Este filme passou muitas vezes na globo e é muito querido pela galera que gosta de artes marciais! Destaque para o grande Hiroyuki Sanada, um dos melhores artistas marciais japoneses.

10 – Retroceder Nunca, Render-se Jamais! (No Retreat No Surrender) 1986

Se existe um filme no coração de todos, com certeza Retroceder Nunca, Render-se Jamais! é este filme. O Filme nos trás um Jovem Jean Claude Van Damme em início de carreira no papel de Ivan Krashinski, um vilão e lutador terrível que está do lado da máfia. Quando as vidas do jovem Jason e de Ivan se encontram, este incrível filme de artes marciais começa! O filme foi coreografado pelo incrível Corey Yuen (Antes dele ficar famoso com A Saga de um Herói) e nos trás lutas rápidas e bem coreografadas. Tirando o lado sobrenatural do filme, ele tem uma das melhores trilhas sonoras de filmes de artes marciais já produzidas e lutas insanas. Este filme era exibido pela rede Record constantemente nos anos 90, após o sucesso de Van Damme.

9 – Era uma Vez na China (Once Upon a Time in China) 1991

O Filme que colocou Jet Li entre as lendas das Artes Marciais no Cinema! Um clássico do FORÇA TOTAL, Era uma Vez na China é o primeiro de uma quadrilogia de filmes incríveis dirigidos por Tsui Hark e que nos trás as aventuras do mais famosos herói chinês, Wong Fei Hung. Um filme com uma história incrível sobre liberdade e tradições e com muitas, mais muitas sequências de combate. Todos os filmes desta franquia são bons, mas o primeiro é o melhor. Jet Li em seu auge era incrível.

8 – Detonando em Barcelona (Wheels on Meals) 1984

Jackie Chan já tem mais de cem filmes em sua filmografia. São muitos clássicos das artes marciais e da comédia e isso é inegável. Porém, como esta lista precisava trazer o que tem de melhor, nada mais justo do que trazer o filme que tem sua melhor luta final e que trás também, seus melhores amigos da Ópera de Pequim, Sammo Hung e Yuen Biao. Neste incrível filme, além de muitas cenas de ação e coreografias insanas, temos a participação do Campeão de Kickbox Benny “The Jet” Urquidez, hoje juiz do UFC mas que no passado, foi um imbatível lutador. Este é considerado por muitos especialistas em artes marciais (E por nós), como o homem que conseguiu acompanhar Jackie Chan em uma luta insana. Aliás, os filmes de Jackie Chan dos anos 80 são muito superiores aos filmes dos anos 90/2000 de Jackie Chan. Procurem este filme e comprovem!

7 – A 36ª Câmara de Shaolin (The 36th Chamber of Shaolin) 1978

Provavelmente, o filme mais famoso dos estúdios dos irmãos Shaw e clássico Cult das artes Marciais. Neste filme, Gordon Liu é o monge San Te, que entra no famoso Templo Shaolin para treinar buscando vingança por sua família. Mas lá dentro, ele aprende que muita coisa é diferente do que ele via antes. Um filme de Kung Fu Tradicional, sem cordas, sem efeitos. Pura arte marcial e filosofia. Se você nunca viu filmes dos estúdios Shaw antes, este é o melhor para começar! Vale lembrar, que os filmes dos Estúdios Shaw, são os que influenciaram Quentin Tarantino em Kill Bill.

6 – O Vôo do Dragão (The Way of The Dragon) 1972

Sim… nesta lista todos os filmes de Bruce Lee Aparecem (Os que ele fez do começo ao fim)… Por que? Porque Bruce Lee é o maior artista marcial de todos os tempos e seus filmes com relação a este assunto, são atemporais. Neste filme, Bruce é Tang Lung e vem trabalhar na Itália junto a seus primos. A Máfia local passa a atrapalhar as suas vidas e ele tem que lutar. A Máfia então contrata um incrível lutador para enfrentar Tang Lung. Este cara não é nada mais nada menos que Chuck Norris. Sim! é Neste filme que eles se enfrentam!

5 – O Grande Dragão Branco (Bloodsport) 1988

Um Clássico das Artes Marciais e melhor filme de Jean Claude Van Damme. O Filme trás a suposta história do artista marcial Frank Dux (Que depois provou-se um belo de um charlatão) em suas lutas no torneio secreto chamado de Kumitê. Um filme que influenciou games, outros filmes e livros. O Grande Dragão Branco tem a melhor trilha sonora de filmes de artes Marciais já produzida e com certeza, é o filme predileto da maioria dos brasileiros com relação a Artes Marciais. Com uma história cativante, coadjuvantes muito bem feitos, muitas frases de efeito e o MAIOR VILÃO DOS FILMES DE ARTES MARCIAIS (Chong Li), vivido por Bolo Yeung, o Grande Dragão Branco é eterno! Se ele é tão bom, porque ele é o quinto lugar? Porque os outros 4 são muito melhores, e estão na lista, para te causar curiosidade.

4 – Fúria do Dragão (Fist of Fury AKA Chinese Connection) 1972

O Dragão Chinês e o Voô do Dragão são ótimos filmes. Mas dentre os filmes de Bruce Lee, este é o que tem lutas em maior quantidade e fúria. Em Fúria do Dragão, Bruce Lee descobre que seu mestre morreu em um combate contra uma academia de artes marciais japonesa. Disposto a vingar seu mestre, ele desafia os japoneses e cria uma tensão política em Shangai. Mas nada pode parar a vingança de um Dragão. Clássico das artes marciais e imperdível!

3 – Justiça em Dose Dupla (Yes, Madam! AKA Ultra Force 2) 1985

Embora tenha sido produzido primeiro que Missão Vingança (Número 11 da Lista), este filme é como se fosse uma continuação do mesmo. Neste incrível clássico, Michelle Yeoh e Cynthia Rothrock se unem contra a tríade chinesa e vão até os últimos limites para fazer justiça. Este filme possui incríveis coreografias (Todas elas feitas pelas atrizes) e foi dirigido por Corey Yuen em parceria com Sammo Hung. O Filme é ação e lutas do começo ao fim. Se não conhecia o Girls with Guns, agora conhece!

2 – Lutar ou Morrer (Fist of Legend) 1994

Ok! Já sei! Onde está Ip Man? Vou te falar. Ip Man é um bom filme, mas não é nem de longe, bom como Lutar ou Morrer. Lutar ou Morrer é o melhor filme de Jet Li e um clássico imbatível das artes Marciais. Basicamente, o filme é um Remake de Fúria do Dragão de Bruce Lee, mas muito melhor filmado e produzido. O Filme possui muitas lutas insanas e com um cast de atores chineses e japoneses muito bons. Destaque para o ator Japones Yasuaki Kurata, famoso pelos filmes de Artes marciais Japoneses e um verdadeiro samurai. Assistam, e vejam Jet Li no Auge!

1 – Operação Dragão (Enter The Dragon) 1973

O Primeiro lugar é meio que Óbvio! Operação Dragão é a primeira produção Americana de de Artes Marciais onde as maiores artistas Marciais da Época estavam fazendo muito Sucesso. Jim Kelly, John Saxon e Bruce Lee em um mesmo filme. Operação Dragão é o último filme de Bruce Lee e ele morreu meses antes do lançamento mundial do filme. Operação Dragão tem uma história incrível, coreografias bacanas e uma trilha sonora dos anos 70 muito característica. Neste filme, Bruce Lee demonstra vários de seus incríveis movimentos mais famosos, como seu poderoso chute Lateral e o soco de uma polegada. Vale lembrar, que o filme tem uma pegada meio “James Bond“, fazendo não só ser um bom filme de artes marciais, como de espionagem também. Era exibido constantemente no SBT. Se não conhece Operação Dragão, não conhece Bruce Lee. Mas, espero que agora vocês conheçam!

Menções Honrosas

Existem alguns filmes que não estão no top 20. Eles não são ruins, longe disso! Mas as vezes, uma coisa ou outra não marca como os outros da lista. Como a lista acima foi feita pela nossa equipe, sua opinião pode ser diferente e isso é completamente normal! Vou citá-los:

O Grande Mestre (Ip Man) 2008

Contando a história do famosos mestre de Wing Chun Ip Man, Donnie Yen produziu um Clássico. Este filme além de retratar um período histórico para a China, trás incríveis lutas. Embora o Wing Chun seja uma grande arte marcial, Donnie Yen meio que exagerou no ponto, meio que fantasiando os limites desta arte marcial, misturando muito mais elementos do que a arte marcial se propõe. É por motivos como este, que Esporte Sangrento entrou na lista e Ip Man não.

Flash Point (Flash Point) 2007

Donnie Yen é um ator que ficou famoso no ocidente muito tarde mas que mesmo assim, além de ótimo artista marcial, é um incrível diretor. Em Flash Point, tudo é levado ao extremo: A História Policial, as lutas, o drama. O Filme é bem pesado ao mostrar como a tríade é poderosa na China. Em Flash Point, Donnie Yen fez um trabalho de pesquisa incrível com as coreografias. Eu nunca havia visto um filme com tamanha brutalidade em suas cenas de combate. Donnie Yen é incrível! Merece todo o reconhecimento a ele.

A Saga de um Herói (Fong Sai Yuk) 1993

Embora o filme seja ótimo, com Jet Li no auge e um clássico do Força Total, A Saga de um Herói abusava demais das cordas. Mas demais mesmo! Fora que o filme tem comédias o tempo todo. É um filme divertido no mesmo nível que Jackie Chan sempre fez e Jet Li se mostrou um ótimo ator de comédias neste filme. Recomendamos pela nostalgia!

O Mestre Invencível (The Legend of Drunken Master) 1994

Este filme teria tudo para ser o primeiro da lista, se não fossem duas coisas: O filme se perde no meio e Bruce Lee. Este incrível filme de Jackie Chan mostra um jovem Wong Fei Hung enfrentando traficantes de peças de artesanato chinesas e se utilizando do famoso “Kung Fu bêbado“. As cenas de luta são incríveis, mas o filme exagera demais na comédia (era comum nos filmes de Jackie Chan nos anos 90) e o roteiro meio que se perde no filme. O Filme é incrível mesmo assim, mas não é tão coeso como os outros da lista.

Conclusão

artes marciais

Esta postagem foi feita para celebrar a nostalgia e as Artes Marciais. É nossa opinião mas, queremos saber a de vocês! Coloquem aí nos comentários o top 20 de vocês!

Obrigado pela atenção, e até mais!

Avatar

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

%d blogueiros gostam disto: