fbpx

O Preço da Desonra (Kubidai Hikiukenin) – Review

O Preço da Desonra (Kubidai Hikiukenin), manga do supra-sumo dos contos Jidaigeki Hiroshi Hirata, chegou ao Brasil via editora Pipoca e Nanquim e em poucos meses, se tornou uma sensação entre os entusiastas do estilo samurai. Esta publicação de luxo e extrema qualidade, narra as aventuras do cobrador de dívidas Hanshiro, em sete contos que colocam a moral do código samurai, o “Bushido“, em questão. Acompanhe nosso review do lançamento.

Tudo começa no Campo de Batalha

A premissa básica de O Preço da Desonra é bem simples. Homens vencidos em combate justo no campo de batalha, se acovardam totalmente mediante à morte iminente (e honrosa) , fazendo com que ofereçam uma quantia financeira para que suas vidas sejam poupadas. Este valor, geralmente não é pago no ato, mas é selado com uma promissória assinada com o sangue de suas próprias mãos. Cada guerreiro tem seu valor em “kokus”, “mons” e outras formas monetárias que são moedas ou sacas de arroz. É exatamente este aspecto da obra, que mais nos causa curiosidade de como isso é cobrado depois.

O Preço da Desonra
A Promissória é selada com sangue no campo de batalha

Este incrível tomo de quase 400 páginas mostram 7 contos onde o cobrador de dívidas Hanshiro, vai atrás dos emissores destas promissórias muitos anos depois de que elas foram seladas. Este detalhe é muito importante, pois em cada um dos contos, houve um motivo diferente para a “covardia” do emissor da promissória. Nem todos estavam de fato com medo da morte. Alguns tinham motivos bem altruístas como a sobrevivência da própria família ou comunidade. Outros de fato, apenas usaram a situação em forma de vingança. O Interessante é ver como todos estes desdobramentos durante as cobranças de Hanshiro, se desenrolam. Hanshiro por sua vez, segue regras específicas para constatar a veracidade da promissória e seus emissores, um detalhe que geralmente irrita tanto os reais emissores quanto as pessoas que estão escondendo informações para uso próprio. São muitas intrigas e conspirações narradas de forma tão magistral, que é impossível não querer ver o que acontece. Hanshiro não é só um ótimo detetive, como também é um espadachim sem igual, o que dificulta e muito esconderem a situação dele.

O Preço da Desonra
Hanshiro, o cobrador de dívidas é um espadachim habilidoso demais

O Preço da Desonra mostra de forma nua e crua, o quão os homens podem ser mesquinhos e covardes frente às situações improváveis. Não é apenas questão de vida ou morte. O código samurai, o “Bushido“, têm regras claras com relação a como se sobrevive no mundo em suas regras. Mas aqui, a aplicação disso é claramente distópica com o código. E todas as situações e desdobramentos gerados pelas promissórias com certeza deixarão você leitor, perplexo. Para quem está muito acostumado com as “virtudes” do samurai, esta leitura se mostrará surpreendente. É exatamente aí que esta obra pega você. É impossível não concordar com certas emissões destas promissórias quando as histórias são de fato reveladas. O próprio Hanshiro sendo um Ronin cobrador de dívidas, se mostra muito mais equilibrado moralmente do que parece, onde age com extrema honra para resolver os problemas. Suas resoluções e questionamentos são tão profundos, que é impossível não se apegar ao personagem. O desenvolvimento da obra é algo muito agradável e com um bom andamento até seu fim.

Hanshiro, o protagonista da história.

O Preço da Desonra Vale a pena?

Sim, vale demais. Não só pela incrível qualidade narrativa e a edição, mas também pelo soberbo acabamento de luxo do mangá. Tudo aqui está pronto de forma em que o leitor tem uma ótima experiência do começo ao fim. O Tomo é bem decorado, com uma sobre-capa totalmente em relevo e com cores vibrantes. Por dentro, o mangá está muito bem diagramado, mantendo todo seu aspecto original. As letras e traduções foram feitas de forma primordial, trazendo para nós leitores, um produto de extrema qualidade. O pessoal do Pipoca e Nanquim está fazendo um ótimo trabalho com estas publicações inéditas no Brasil. Eu como um fã incondicional da cultura Samurai e dos contos Jidaigeki, irei continuar adquirindo a todos e se possível, trazendo o review para vocês depois.

O Preço da Desonra
Acabamento de luxo da versão nacional do mangá

Caso queiram adquirir O Preço da Desonra, ele está com um ótimo preço promocional na Amazon. Clique na imagem abaixo para comprar com desconto:

Espero que este humilde review, lhes dê vontade de ler esta incrível obra. Obrigado pela atenção e até mais!

Avatar

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

%d blogueiros gostam disto: