fbpx

Jordan Peele: Críticas Sociais + Terror = Obra de Arte

Jordan Peele, ator e cineasta norte-americano, ficou conhecido não apenas por sua participação no elenco do MADtv, mas também por ser diretor e roteirista dos filmes ‘’Corra!’’, o qual levou o Oscar de melhor roteiro original em 2018 e ‘’Nós”, de 2019. Atualmente ouvimos bastantes frases como ‘’Ah, filme de terror hoje em dia perdeu a graça’’ ou ‘’Tá tudo ruim, não vale a pena vamos ver outra coisa’’. E foi exatamente por isso que eu resolvi escrever uma postagem exclusivamente sobre o Jordan Peele, o artista que faz com que haja esperança em filmes do gênero.

Jordan Peele

Mas o que faz as suas obras, terem tanto destaque?

Nós (2019)

Começamos pelo mais recente para compreender: Nós (2019). Devido aos debates de questões sociais na trama, por muito tempo houve o questionamento se a obra realmente se tratava do gênero terror ou não, até o diretor esclarecer em seu twitter que sim, ‘’Nós’’ é um filme de terror.

Um casal leva os filhos para passar o fim de semana em uma praia da Califórnia, até que a tranquilidade é interrompida por um grupo de pessoas idênticas a eles os tornando reféns de si mesmos (só que em uma versão meio do avesso). Apesar do racismo não ser abordado de forma tão explicita, ‘’Nós’’ retrata temas de segregação racial muito bem.

Jordan Peele

Esse filme consegue se tornar ainda mais especial pela atuação impecável da Lupita Nyong’o, afinal, fazer o mesmo personagem com duas personalidades totalmente diferentes não é pra qualquer um, né? Houveram diversas revoltas (inclusive de minha pessoa) por esse filme não ter sido indicado a nada no Oscar e nem mesmo a própria Lupita, porém sabemos como essa premiação funciona. Deixo aqui meus sinceros agradecimentos a Janelle Monáe por ter feito uma referência na cerimônia de abertura.

Jordan Peele

Corra! (2017)

Ah, meu queridinho do autor! ‘’Corra!’’ ganhador do Oscar de melhor roteiro original é um filme de terror que após termina-lo te coloca pra pensar um pouco.

Chris é um jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada branca Rose. Eles se mostram extremamente amigáveis, mas com o tempo Chris percebe que a família esconde um segredo perturbador.

‘’Corra!’’ é um filme que acaba retratando uma realidade sobre o racismo contra os negros e o perigo com os falsos moralistas que há hoje em dia. Nos deparamos diversas vezes na nossa sociedade com pessoas que compartilham do discurso: ‘’Não tenho preconceito mas…’’ ou ‘’Não sou racista, tenho até alguns amigos negros’’, Jordan Peele tem a plena consciência disso e transformou essas questões em um filme extremamente complexo e psicológico.

O filme até consegue ter momentos de humor, que logo são quebrados pela tensão passada pelo protagonista, Daniel Kaluuya, que se entregou completamente ao personagem! Falo com a boca cheia que ‘’Corra!’’ é um filme essencial e pode tranquilamente ser um dos melhores filmes de suspense e terror psicológico de todos os tempos.

Jordan Peele atualmente

Como fã, estou bem ansiosa com seu novo filme coescrito e produzido: Candyman. Servirá como uma continuação do clássico cult de 1992 ‘’O mistério de Candyman’’.

A série adapta o conto “The Forbidden“, do escritor Clive Barker, com a história de uma lenda urbana que se torna real, um escravo assassinado que aparece em busca de vingança toda vez que alguém fala seu nome cinco vezes em frente a um espelho. (Sim lembra bastante ‘’A loira do banheiro’’ ou ‘’Maria sangrenta’’. A data prevista de lançamento é 11 de Junho 2020.

E aí? Também é fã dos filmes do Jordan Peele, gostou dos filmes ‘’Corra’’ e ‘’Nós’’?  Me conta aí nos comentários. Obrigada e tchau!

Ana Maria Bortuluzzo

Ana Maria Bortuluzzo

Estudante, testemunha de Parasita, fã de filmes e séries que se juntou ao Crossover nerd pra espalhar mais sua paixão pela 7° arte.

%d blogueiros gostam disto: