Top 10 Filmes de Jean-Claude Van Damme

Top 10 Filmes de Jean-Claude Van Damme

Jean-Claude Van Damme é um dos maiores artistas marciais nos cinemas após a lenda Bruce Lee. Seus filmes foram o start da “Era Kickboxer” nos cinemas, substituindo a longeva “Ninjamania“. Neste Top 10, nossa equipe juntou o que tem de melhor do ator Belga. Vamos à lista:

10 – O Alvo (1993)

Muitas pessoas estavam ansiosas pela união do grande diretor de filmes de Ação John Woo e o maior artista de filmes marciais da época, Jean-Claude Van Damme. Em O Alvo, Van Damme é um estivador que ajuda uma advogada a encontrar seu pai desaparecido. Durante a investigação, eles descobrem um grupo de sádicos que se diverte caçando mendigos e ex-combatentes de guerra em um jogo mortal. Assistam! O filme é muito bacana.

09 – Cyborg – O Dragão do Futuro (1989)

Em um futuro distópico meio Mad Max, meio Cyberpunk, a humanidade está contaminada por um vírus que provoca fome e doenças nos poucos habitantes que ainda restam na Terra. Uma ciborgue que pode ter a chave para a cura, é protegida por um guerreiro mais forte. Um dos filmes mais obscuros de Van Damme no que se diz a história. Cheio dos clichês da época relacionados a um apocalipse. O Filme compensa por boas cenas de luta e pelo climão de que sempre algo vai dar errado.

08 – Jogos Letais (2011)

Um dos filmes mais bacanas de Van Damme na última década e após seu retorno aos cinemas. Scott Adkins e Jean-Claude Van Damme são dois assassinos rivais que formam uma aliança complicada para acabar com um cartel de narcotráfico, e que recebe o apoio da Força Administrativa de Narcóticos. Um filme com uma ótima história (Em se tratando de um filme com Van Damme, isso é uma grande vantagem) e com coreografias de lutas atuais e bacanas. Ver Van Damme combinado com o incrível Scott Adkins, é muito bom! Assistam.

07 – Contato Mortal (1988)

Dois ícones. Duas épocas. Sho Kosugi foi o ator mais impactante da famosa “Ninja Mania” e Van Damme, o mais impactante da “Era Kickboxer”. Neste incrível filme com a paranóica Guerra Fria de fundo, um dos aviões mais modernos da Força Aérea dos Estados Unidos cai no mar. A CIA envia seu melhor agente (Sho) para recuperar um artefato no avião antes que ele caia em mãos inimigas. Porém, ele terá que encarar um poderoso oponente da KGB (Van Damme).

06 – Soldado Universal (1992)

Um dos filmes de Jean-Claude Van Damme com melhor desenvolvimento de roteiro e com muita ação. Durante a Guerra do Vietnã, o soldado Luc Deveraux (Van Damme) descobre que seu superior Andrew Scott (Dolph Lundgren), se tornou descontroladamente violento, e os dois lutam até a morte. Seus corpos são resgatados e colocados em um programa secreto em que são reanimados e treinados para se tornararem máquinas assassinas. Inicialmente, Devereaux e Scott não têm memória de suas vidas passadas, mas lampejos do passado começam a retornar, reavivando o intenso conflito.

05 – Duplo Impacto (1991)

Van Damme em dose dupla! E com Bolo Yeung de vilão! Dois gêmeos (Ambos vividos por Van Damme) são separados pela morte de seus pais: um é criado em Paris e o outro vira um pequeno trapaceiro em Hong Kong. Vendo uma foto de Alex, Chad se reúne com ele e o convence de que seu rival em Hong Kong é também o homem que matou seus pais. Filme divertidíssimo e com muita ação. Assistam!

04 – Leão Branco: O Lutador sem Lei (1990)

Um conceito importante da “Era Kickboxer”, é que torneios ou lutas de ruas clandestinas eram muito comuns nos roteiros. Em Leão Branco, este conceito é bem utilizado. Após o assassinato de seu irmão, um soldado vivido por Van Damme abandona a Legião Estrangeira e vai aos Estados Unidos para ajudar a cunhada viúva e seus filhos. Sem trabalho, ele é obrigado a participar de lutas de rua para ganhar dinheiro. Um filme muito legal e que ajudou a pavimentar esta época. Muitas pessoas gostam de associar os espectadores dos jogos de lutas da época com este filme. Assistam!

03 – Retroceder Nunca, Render-se Jamais! (1986)

Dirigido pelo incrível Corey Yuen e com as melhores coreografias de luta da carreira de Jean-Claude Van Damme, este também é o segundo filme da lista com o belga como vilão. Um jovem estudante de Karate, Jason Stillwell, aprende artes marciais com o espírito de Bruce Lee. Com isso, ele pretende derrotar a máfia soviética de Seattle, que é protegida pelo terrível lutador Ivan Kraschinski. Além das lutas, este filme tem uma incrível trilha sonora. Embora tenha um roteiro meio fantasioso, o filme traz o conceito de auto desenvolvimento pelas artes marciais. Assistam!

02 – Kickboxer: O Desafio do Dragão (1989)

Com a trilha sonora composta pelo ícone Paul Hertzog e com uma história envolvente, Kickboxer é o filme que criou vários conceitos que seriam exageradamente utilizados durante toda a Era Kickboxer. Um jovem lutador de Karate Kurt Sloane (Van Damme) ajuda seu irmão mais velho Eric nos treinos de Kickboxing. Após se tornar campeão mundial dos pesos pesados, Eric viaja para a Tailândia onde defenderá seu o título. Durante a luta contra o invencível Tong Po, ele é gravemente ferido e fica paralítico. Em busca de justiça, Kurt decide defender a honra da família no ringue, submetendo-se a um pesado treinamento de muay thai com o famoso mestre Xian Chow.

01 – O Grande Dragão Branco (1988)

O primeiro lugar da filmografia de Jean-Claude Van Damme já tem dono desde 1988. O Grande Dragão Branco traz tudo o que faz um filme de artes marciais se tornar um épico: Uma boa Narrativa (mesmo que baseada na história de um Charlatão das Artes marciais), um trilha sonora inesquecível e um vilão final incrivelmente habilidoso e cruel. O último filme com estas características até aquele momento, era Operação Dragão (1973), do saudoso Bruce Lee. Frank Dux (Van Damme) é um militar norte-americano que consegue vaga no ‘Kumite’, um torneio super-secreto e ilegal que reúne os melhores praticantes de artes marciais de todo o mundo. Não há regras e os lutadores chegam realmente ao limite, que pode ser a morte dos adversários. Mas não são apenas os lutadores que têm interesse no torneio: uma determinada repórter fará de tudo para se infiltrar nos bastidores da competição, assim como a polícia, que pretende acabar com o evento de uma vez por todas. Uma viagem ao submundo das lutas proibidas de Hong Kong, onde só os fortes sobrevivem. Isso não apenas um esporte. É uma guerra!

Essa é a lista de nossa equipe mas, adoraríamos saber a de vocês! Quais filmes vocês mais gostam do ator? Eles estão na lista? Coloquem a de vocês nos comentários!

Léo Palmieri

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *