fbpx

Hokuto No Ken: Você já está morto!

Lançamento de mangá inédito no Brasil, Hokuto No Ken (Ou Fist of The North Star) é conhecido como o avô do estilo Shounen. E não é para menos! Muitos dos atuais clichês deste estilo foram vistos pela primeira vez neste mangá. A editora JBC nos trouxe mais esse diamante das terras nipônicas. Veja nosso review sobre este lançamento.

Couro, artes marciais e a testosterona dos anos 80: Combinação perfeita!

“O Ano é 199X.

O mundo foi devastado pelas chamas nucleares. A Sociedade civilizada foi dizimada, e agora a violência rege este novo mundo. É uma era em que apenas os mais fortes sobrevivem. Neste cenário pós-apocalíptico, um homem com sete feridas no peito vaga pelo deserto… Ele é aquele que foi escolhido como o sucessor do estilo assassino terrível, o herdeiro do Hokuto Shin-Ken. Ele é Kenshiro!

A Lenda do salvador da humanidade está prestes a começar. Aqueles que ousarem se interpor em seu caminho, sentirão a fúria de seus punhos… Você já está morto!”

Com esta introdução incrível da editora JBC, o mangá é iniciado. Hokuto No Ken é pura nostalgia pra quem cresceu assistindo filmes de ação nos anos 80 e 90. Porém, é um incrível mangá para os novos leitores que estão começando no mundo dos mangás/anime. E vejam bem… quando eu digo que os anos 80 correm nas veias de Hokuto No Ken, eu estou falando muito sério!

O Pós Apocalipse em Hokuto No Ken!  Só os mais fortes sobrevivem
O Pós Apocalipse em Hokuto No Ken! Só os mais fortes sobrevivem

Para começar, Kenshiro é mestre de um mortal estilo de Kung Fu chamado Hokuto Shin-Ken. Uma arte marcial de mais de dois mil anos e que só pode possuir um mestre por geração. Esta mortal arte marcial consiste em atingir os meridianos (pontos vitais) do oponente e fazer os mesmos explodirem. Isso mesmo! EXPLODIREM! Artes marciais faziam muito sucesso nos anos 80 e o conceito de uma arte marcial com este nível de destruição, atraía muita atenção. E tudo isso, com Kenshiro imitando o astro das Artes Marciais, Bruce Lee. Com movimentos, gritos e se utilizando algumas vezes, de um nunchaku.

Hokuto No Ken
O famoso: AH TA TA TA TA TA TA !!

Outro conceito retirado dos filmes de ação dos anos 80, é Hokuto No Ken se passa em um futuro pós-apocalíptico, totalmente influenciado pelo filme MAD MAX, estrelado por Mel Gibson. As vestes dos oponentes, o estilo punk dos bandidos, os veículos espalhafatosos, a violência exacerbada… tudo foi utilizado ao exagero em Hokuto No Ken.

Hokuto No Ken
MAD MAX: Influência direta no mundo de Hokuto No Ken

E para finalizar o pacote anos 80 do nosso protagonista, em várias figuras, seu rosto nos remete ao grande Sylvester Stallone, que assumidamente foi uma versão de Kenshiro na segunda parte do Anime. Isso mesmo, Hokuto No Ken também tem sua versão anime e na sua segunda parte, o rosto de Kenshiro é o mesmo de Sylvester Stallone.

Hokuto No Ken
Kenshiro e Cobretti

Hokuto No Ken: Violência e Amor

Hokuto No Ken é um mangá muito violento. Mas muito mesmo. Quando Kenshiro emprega suas habilidades em um oponente, os efeitos de explosão são violentos. Vísceras, cérebros, olhos saltando e sangue… muito sangue. Durante o desenvolvimento da história, Kenshiro derrota seus oponentes sempre de forma muito violenta. Porém, o Hokuto Shin-Ken pode ser usado para auxiliar quem precisa. Ao pressionar certos pontos em alguém, Kenshiro pode curar algumas doenças. Ou seja, o termo “Salvador do fim do século” que lhe é atribuído, não é só pela destruição mas também, por seu amor aos fracos e oprimidos.

Advertisements
Loading...
Hokuto No Ken
Frases de efeito a todo o tempo

Hokuto No Ken é também, conhecido como o avô do estilo Shounen, o famoso estilo de mangá de lutas, ação e combates como foco. Todos os clichês do estilo foram criados aqui: Falar o nome dos golpes especiais, os famosos flashs de memória durante as lutas, as frases de efeito, a medição de testosterona antes das lutas e o protagonista que é sentimental e chora em momentos tristes e felizes (se você lembrou de qualquer protagonista de shounen, você entendeu a idéia). Está tudo aqui! Porém, de vez em quando, Kenshiro enfrenta inimigos tão poderosos quanto ele e aí, é quando você é surpreendido pelas suas capacidades de combate. Kenshiro é um protagonista muito poderoso. Não só o Hokuto Shin-Ken, mas os mortais estilos do Nanto Sei-ken são utilizados por protagonistas e antagonistas.

Hokuto No Ken
Os poderosos representantes do estilo Nanto. Tão forte quanto Hokuto Shin-Ken

A versão nacional do mangá

A JBC fez um ótimo trabalho. Ela trouxe para o Brasil a versão Ultimate do mangá, que contém algumas páginas selecionadas coloridas e com quase 400 páginas. O preço pela qualidade do mangá e quantidade de páginas, está muito em conta também. Está tudo com um ótimo acabamento e a JBC já informou que serão publicados dezoito volumes, que vão contemplar toda a saga de Kenshiro no mundo pós-apocalíptico.

Hokuto No Ken
Capa nacional do Primeiro Volume! Tá lindo demais!

Hokuto no Ken vale a pena?

Sim, vale e muito! Além de ser um lançamento inédito, veio na melhor versão possível. Fora que é a oportunidade de entender o porque trintões como eu, gostam mais de Hokuto No Ken do que outros animes Shounen.

Aliás, caso queiram adquirir o seu exemplares, já saíram 6 volumes até o momento (Vamos atualizando o post conforme sair mais!). Eles estão com um ótimo preço! Clique nas capas desejadas para comprar com desconto na Amazon:

Espero que este humilde review, lhes dê vontade de conhecer o mangá!

Hokuto No Ken
Arte belíssima e uma história envolvente. Isso é Hokuto No Ken

Obrigado pela atenção e até mais!

Advertisements
Loading...

Avatar

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

%d blogueiros gostam disto: