fbpx

Guia de Leitura Cronológica dos Vingadores

Finalmente, o nosso guia de Leitura Cronológica dos Vingadores saiu! Este guia têm como alvo os novos leitores, que gostariam de se atualizar nas histórias clássicas da Super-equipe após o sucesso do grupo nos cinemas. O Guia vai contar com links da Amazon/Salvat para os títulos que ainda se encontrarem a venda. Alguns títulos da Salvat são combinados, trazendo no mesmo volume, histórias antigas e mais recentes e também, certos títulos não existem no Brasil, mas vou colocar o encadernado estrangeiro nos links. Obviamente, o guia não possui tudo dos Vingadores, mas têm os arcos mais importantes. Vamos lá!

A Origem e os anos 60

Os heróis foram unidos por Stan Lee e Jack Kirby nos anos 60. Esta fase contém as primeiras histórias da equipe, inclusive com a chegada do Capitão América e a formação da segunda equipe de Vingadores, com membros como Mercúrio, Feiticeira Escarlate e Gavião Arqueiro.

Biblioteca Historica Marvel – Os Vingadores – Volume 1 – As dez primeiras aventuras dos Heróis Mais Poderosos da Terra. A Origem e seu embate contra Loki. Embates contra Namor, Immortus e os mestres do Terror.

Biblioteca Histórica Marvel – Os Vingadores – Volume 2 – Aqui vemos a evolução da equipe em embates contra o Conde Nefária, Mestres do Terror e outros perigos. Aqui surge a segunda equipe de Vingadores também, bem como a origem de Magnum. Título Incrível.

Livro Marvel Heroes Ed. 01: Os Vingadores – Alternativamente, este encadernado traz apenas a história de origem da equipe.

Marvel Origens 1960 – Este encadernado traz as origens dos Heróis que compõem os Vingadores, bem como a do Grupo também. Outra boa alternativa para a coleção.

Guerra além do Tempo – Em um desafio mortal, Kang e Grão-Mestre lançam os Vingadores contra o Esquadrão Sinistro e o grupo dos tempos da Segunda Guerra, os Invasores. A primeira aparição de Kang, o Conquistador ocorre aqui.

Guia de Leitura Cronológica dos Vingadores

Os anos 70

Nos anos 70, tivemos os belos roteiros e edição de Roy Thomas acompanhados dos desenhos dos Irmãos Buscema. Nesta época, começaram as incursões cósmicas da equipe, onde enfrentaram inimigos poderosos.

O Nascimento de Ultron – Aqui surge o implacável robô Ultron, uma das maiores ameças já enfrentadas pelos Vingadores até o momento.

Livro Marvel Heroes Ed. 17: Contemplem o Visão – Complemento do encadernado acima. Recomendado para concluir a Saga de Ultron.

A Guerra Kree-Skrull – As poderosas raças alienígenas: os Krees e os Skrulls, travam uma guerra sangrenta e o planeta Terra, está no meio deste conflito. Conheça um clássico memorável dos Vingadores!

A Saga de Korvac – O Poderoso ser chamado Korvac entra em conflito contra os Vingadores. Um inimigo com poderes de um Deus, fazendo com que os Vingadores, tenham que se aliar a outros heróis, como os Guardiões da Galáxia originais. Saga Incrível!

Vingadores versus Defensores – Esta publicação reúne o clássico encontro entre os Vingadores e os Defensores (equipe formada por Hulk, Doutor Estranho, Surfista Prateado, Valquíria e Namor), onde Loki e Dormammu fez as duas equipes combaterem entre si.

A Saga de Thanos Vol.1 – Conheça Thanos, suas ambições e o início de sua busca pelas Jóias do Infinito. Neste incrível encadernado, temos também histórias com o Capitão Mar-Vell e Adam Warlock. Leitura recomendada para complementar a saga das Jóias do Infinito mais à frente.

A Saga de Thanos Vol.2 – A conclusão da Saga de Thanos, o desfecho épico do primeiro arco de histórias nas chamadas sagas cósmicas do mestre Jim Starlin. Para entender um personagem complexo como Thanos, suas relações com o Adam Warlock (outro pilar da saga) e os outros personagens da Marvel, somente lendo o volume um e o dois dessa coleção.

A Morte do Capitão Marvel (Opcional) – Aqui, ocorre um dos momentos mais tristes da história dos Vingadores e do universo Marvel como um todo, a morte do herói Capitão Mar-Vell.

Warlock Parte 01 (Opcional)– Aqui acompanhamos Adam Warlock em um embate contra seu mentor, Magus. Leitura opcional, mas boa para entender eventos futuros.

Warlock Parte 02 (Opcional) – Conclusão do arco anterior

Guia de Leitura Cronológica dos Vingadores

Os anos 80

Aqui, começam algumas das mega-sagas e mega-crossovers que marcaram época, totalmente regidas pela indústria de brinquedos. Nesta época, quanto mais heróis, melhor.

Torneio de Campeões – Todos os super-heróis da Terra desapareceram. A vida no planeta é mantida refém, em animação suspensa. Tudo é parte de um nefasto jogo, cujos jogadores são seres além da compreensão. Aos superseres, cabe uma injusta decisão: lutarem uns contra os outros, ou condenarem toda a Terra à morte. Fizemos review desta HQ aqui.

Guerras Secretas – Os maiores heróis e vilões do Universo Marvel foram transportados até um mundo estranho criado por uma entidade de poder inconcebível conhecida como Beyonder para se digladiarem em combates letais. Ao vencedor, será concedido tudo aquilo que desejar. Testemunhe também mudanças que assolaram o Universo Marvel por muitos anos, como o uniforme negro do Homem-Aranha e o surgimento da nova Mulher-Aranha.

Guerras Secretas 2 – Continuação da saga acima, quando Beyonder resolve vir a nosso mundo para entender a humanidade. Porém, todo o seu poder não consegue conceber a versatilidade humana e agora, toda a existência está ameaçada.

Sob Ataque – Um arco incrível da super-equipe, onde o Barão Zemo e os Mestres do Terror fazem um ataque devastador aos Vingadores.

A Busca pelo VisãoA Feiticeira Escarlate, após gerar filhos, vê seu amado Visão capturado e desmantelado, se tornando um andróide totalmente novo e sem sentimentos. Os desmembramento deste encadernado, culminará em acontecimentos futuros.

Guia de Leitura Cronológica dos Vingadores

Os anos 90

A incrível saga cósmica que começou nos anos 70 com a Saga de Thanos, tem seu ápice nas sagas abaixo. Sinceramente, a única coisa bacana dos anos 90 com relação aos Vingadores.

Desafio Infinito – Aqui se inicia a épica Trilogia do Infinito. Na tentativa de atender aos desígnios de sua amada senhora, a Morte, Thanos traça um grandioso estratagema para subjugar as misteriosas entidades cósmicas conhecidas como Anciões e se apoderar das seis Joias do Infinito, artefatos que detêm o controle sobre todos os aspectos do universo. Ao reuni-las, o Titã Louco torna-se o ser mais poderoso do Universo Marvel. Primeira parte deste épico e base para o filme Guerra Infinita, dos Vingadores.

Guerra Infinita – Em Desafio Infinito, Adam Warlock retornou triunfalmente da morte e ajudou os heróis a frustrar os planos genocidas de Thanos. Mas sua pior faceta, o impiedoso Magus, veio logo atrás, com sede de vingança contra o Titã Louco e o próprio Warlock. Neste volume, o Universo Marvel tem que se unir para impedir o poderoso Magus e suas ambições. Segunda parte da Trilogia do Infinito.

Cruzada Infinita – A última parte da Trilogia do Infinito. Ela se denomina Deusa e se declara a salvadora de todos os seres vivos. Metade dos heróis a apoia, lutando por seus ideais a todo custo. A outra metade conta com Thanos ao seu lado. Como a Deusa pode ser considerada uma vilã e a paz que ela oferece ao universo tida como algo ruim? e qual sua relação com Adam Warlock, o guardião das Joias do Infinito?

A Vingança de UltronUltron retorna determinado a destruir os Vingadores e a humanidade, com um exército imponente de super-robôs sob seu comando. Este arco inspirou o filme Vingadores: A Era de Ultron.

Dinastia Kang – Kang Retorna, com um plano totalmente infalível para derrotar a super-equipe.

Vingadores Eternamente: Parte 01 – Sete Vingadores perdidos no tempo são arrancados do passado, presente e futuro para tentar salvar um aliado, Rick Jones, da morte certa nas mãos do vilão IMMORTUS.

Vingadores Eternamente: Parte 02 – A épica batalha dos Vingadores através do tempo e espaço continua! Viajando pela fortaleza de Immortus no coração do Limbo, a equipe descobre a terrível verdade por trás das recentes ações do vilão.

Os anos 2000

Aqui, o supergrupo passa a ter uma maior visibilidade, tanto nos quadrinhos quanto pelas outras mídias, até a estréia do filme do Homem de Ferro, em 2008. Nesta década, ocorrem grandes acontecimentos não só para os Vingadores, mas para todo o universo Marvel.

Thor: Ragnarok – Mostra o fim de Asgard e a morte dos deuses nórdicos (inclusive do próprio Thor)! Importante para a saga O Cerco, mais a frente e alguns eventos da Guerra Civil.

Vingadores: A Queda – Com um ataque devastador vindo do lugar mais inesperado, cada vingador luta por sua vida enquanto amigos caem sem vida ao seu lado. Acompanhe os últimos momentos de alguns de seus heróis preferidos, testemunhe o tormento dos sobreviventes e esteja preparado para o fim de uma era.

Homem de Ferro: Extremis –  Se passa pouco depois da “Queda” e mostra a nova armadura do Homem de Ferro e a ampliação das habilidades de Tony Stark com o “extremis”.

Guerra Secreta – Após os eventos de Vingadores: A queda, Nick Fury, diretor da agência global de inteligência conhecida como SHIELD, descobre que uma mente sinistra está financiando alguns dos supervilões mais perigosos do planeta. Decidido a combater a terrível e sombria ameaça, Fury monta uma equipe de operações secretas composta por Homem-Aranha, Wolverine, Demolidor, Capitão América e Luke Cage.

Os Novos Vingadores: Motim – Os Vingadores não existem mais. Sua ausência abre caminho para um insidioso plano de fuga em massa da Balsa, a instalação de segurança máxima da penitenciária da Ilha Ryker, onde os supercriminosos mais perigosos do mundo cumprem pena. Mas um grupo de heróis reunidos pelo destino se levanta para impedir que isso aconteça.

Dinastia M – Num rompante de loucura e uso indiscriminado de seus poderes de alteração da realidade, Wanda Maximoff se voltou contra seus companheiros levando alguns deles à morte e afetando profundamente todos aqueles que restaram. E agora, integrantes dos Vingadores e dos X-Men se reúnem para decidir qual será o destino da filha de Magneto, o Mestre do Magnetismo, sem suspeitar que podem estar prestes a condenar uma raça inteira ao declínio!

Planeta Hulk – Se passando durante os eventos da Guerra Civil, Hulk é exilado no espaço pelos “illuminati”, um conluio entre alguns super-heróis que tomaram para si a gestão da própria comunidade super-humana.

Os Novos Vingadores: Guerra Civil – Um compilado de histórias que antecedem o evento da Guerra Civil e também durante o evento. Melhor combinado com a leitura de do arco principal da Guerra Civil.

Guerra Civil – O Arco principal de histórias deste mega evento. Aqui, duas frentes de batalha se enfrentam. Uma com o Homem de Ferro, do lado do governo e o registro dos Super-Heróis. Outro, com o Capitão América, lutando pela liberdade de escolha dos heróis. O Desenrolar desta saga gerou muitos desmembramentos futuros no universo Marvel.

Capitão América: A Morte de um Sonho – Após os eventos de guerra Civil, o Capitão América e preso e é vítima de uma conspiração, culminando em sua “morte”.

Os Poderosos Vingadores: A Iniciativa Ultron – Após a Guerra Civil, o Homem de Ferro começa a selecionar heróis para se tornarem os novos Vingadores “oficiais”.

Os Novos Vingadores: Revolução – Após a Guerra Civil, alguns ex-Vingadores anti-registro foragidos e liderados por Luke Cage, têm de enfrentar muitos perigos como o Tentáculo, Skrulls e o Gavião Arqueiro renascido.

Thor: O Renascer dos Deuses – O Retorno triunfal de Thor e a esplêndida Asgard, agora transportada para um local, “diferente”.

Hulk Contra o Mundo – Hulk retorna a Terra após todos os eventos conturbados e, não está nem um pouco contente com seu exílio forçado pelos Iluminattis. Ele quer sua vingança.

Os Poderosos Vingadores: Invasão Secreta – Por onde andou Nick Fury? O que ocorreu neste período. Um novo inimigo espreita e está dentro de nosso planeta, infiltrado entre os homens.

Invasão Secreta – Arco Principal da saga. Os skrulls caminham entre nós! A raça de conquistadores alienígenas conhecidos como skrulls passou décadas se infiltrando em nosso mundo. Eles usaram a capacidade de metamorfosear sua aparência para se esgueirar até os escalões mais altos do governo, das forças armadas… e até mesmo da comunidade super-heroica.

Os Novos Vingadores: Invasão Secreta – Leitura complementar da saga Invasão Secreta, onde acompanhamos os Novos Vingadores, a equipe liderada por Luke Cage na Terra Selvagem durante os eventos do arco principal.

Vingadores Sombrios: Reinado Sombrio – Como consequência da Invasão Secreta, a iniciativa tem um novo diretor: NORMAN OSBORN, que monta uma equipe de vingadores com alguns dos maiores criminosos da terra, disfarçados de super-heróis.

Os Novos Vingadores: Vingadores Sombrios – A situação dos Novos Vingadores só piora com a ascensão de Norman Osborn, que também significa mais poder para seu pior inimigo: O Capuz.

Thor: O Cerco – Normal Osborn e os Vingadores Sombrios atacam Asgard, que está na Terra. Os Heróis remanescentes se unem para derrotar a ameaça imposta por ele. Nesta saca, o Capitão América original Steve Rogers “volta dos mortos”.

Os Novos Vingadores: O Cerco – Leitura complementar do encadernado acima.

Os anos 2010´s

Aqui, o arco inicial é o famoso Vingadores vs. X-Men, que logo após sua conclusão, deu início a famosa fase “Nova Marvel” com muitos altos e baixos. Esta fase conta com os roteiros do incrível Johnathan Hickman e outros grandes nomes.

Vingadores vs. X-Men – A Força Fênix retorna à Terra e os Vingadores, acreditam que isto seja uma ameaça a ser combatida. Os X-Men, consideram que a vinda da entidade seja a salvação para o mundo mutante. Um encadernado com combates de tirar o fôlego e desfecho surpreendente.

Novos Vingadores: Tudo Morre – Os Iluminati precisam se reunir novamente para impedir a colisão de nosso universo com outro! Armados com as seis Joias do Infinito, os poderosos e misteriosos Illuminati enfrentarão uma legião sem fim de realidades paralelas.

Os Vingadores: Mundo de Vingadores Os Vingadores “pensam grande”, expandindo suas fileiras e sua esfera de influência para uma escala global e até interplanetária. Quando o Capitão América fizer seu chamado, quem irá responder? As respostas vão surpreendê-lo! 

Os Vingadores: O Último Evento Branco – A verdadeira identidade de Adão é revelada – e surge o herói mais perigoso da terra! Enquanto a equipe enfrenta um ser capaz de aniquilar mundos e descobre uma ameaça iminente aos Heróis mais Poderosos da Terra, as ligações secretas entre os Vingadores e os Novos Vingadores são lentamente reveladas. 

Os Vingadores: Prelúdio para Infinito – Introdução e preparação para a Saga Infinito.

Saga Infinito – Saga dividida em 3 partes, contando sobre as incursões de outros universos e o ataque de Thanos ao nosso planeta, com sua Ordem Negra. Uma pena a Panini ter separado as leituras de forma tão porca. Os encadernados são: Novos Vingadores:Infinito, Os Vingadores: Infinito e o encadernado final chamado Infinito.

Pecado Original – O Vigia Morre, e seu olho guarda muitos segredos. Quem possuir este segredo, saberá verdades que não deveriam ser reveladas. Incrível arco.

Vingadores e X-Men: Eixo – O Caveira vermelha dominou os poderes de Charles Xavier e agora, é uma ameça terrível. Os X-Men e os Vingadores precisam se unir para derrotar esta terrível ameaça.

Guerras Secretas 2015 – O Multiverso Marvel (é, isso mesmo) está em colapso e a única salvação para o universo principal da Marvel, o 616, é Victor Von Doom, o Doutor Destino.

Guerra Civil 2 – Após o surgimento de um Inumano com poderes de prever o futuro, duas frentes de heróis novamente entram em conflito, com o Homem de Ferro (de novo) e Capitã Marvel encabeçando os combates.

Império Secreto – Ele era o maior herói de todos, aquele para o qual todos os outros olhavam em busca de liderança, mas agora, enquanto a comunidade super-heroica estava mergulhada no caos de seus próprios dilemas, Steve Rogers se revela como o líder supremo do Império Secreto, constituído pelo renascimento da Hidra!

Guia de Leitura Cronológica dos Vingadores: Atualmente

A detentora dos direitos da Marvel no Brasil é a Panini. Portanto, para publicações atuais, acessem o site para acompanhar as publicações atuais. Porém, sinceramente, não anda havendo nada bacana. Compensa esperar encadernados saírem e comprar os arcos fechados.

Os Supremos

Para que este guia fique de fato completo, não tem como não citarmos as publicações do Universo Ultimate, que é de fato onde os Vingadores do Cinema foram inspirados. Mesmo não fazendo parte da cronologia oficial (após as Guerras Secretas de 2015, este universo deixou de existir), essa publicação tem qualidade absurda, com teor mais adulto, e recomendo totalmente.

Os SupremosNick Fury recruta os heróis mais poderosos da Terra, nesta nova releitura dos Vingadores. Homem-Aranha e duende verde. Os X-Men e Magneto. Estranhos seres com incríveis poderes surgiram para desafiar a ordem estabelecida, e os cidadãos comuns estão estupefatos e apavorados. A solução do governo: um pequeno, porém letal esquadrão conhecido como os supremos, criado para nos proteger das crescentes ameaças à humanidade.

Os Supremos 2 – Continuação do arco anterior e com o nível muito mais alto. Os Supremos é leitura obrigatória para qualquer colecionador de quadrinhos da Marvel.

Guia de Leitura Cronológica dos Vingadores

Guia de Leitura Cronológica dos Vingadores: Conclusão!

Espero que vocês tenham gostado deste guia. Ele foi feito para novos leitores e para que até mesmo veteranos, não se percam na atual cronologia dos Vingadores. Espero que este guia de leitura cronológica dos Vingadores, lhes seja muito útil.

Guia de Leitura Cronológica dos Vingadores

Obrigado pela atenção, e até mais!

Avatar

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

%d blogueiros gostam disto: