Doutor Estranho no Multiverso da Loucura – Quando Terror e Quadrinhos se misturam

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura – Quando Terror e Quadrinhos se misturam

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura finalmente chegou e para surpresa de todos, é extremamente diferente de tudo que a maioria dos insiders disseram. Leia nossa crítica SEM SPOILERS do filme.

O enredo do Filme é bom?

O filme segura as pontas muito bem durante um bom tempo da reprodução. Aqui, temos uma história que tecnicamente, é mais uma parte na jornada de Stephen Strange em sua caminhada para ser o grande personagem dos quadrinhos que é. Porém, o filme conta com um suporte de elenco talentoso e que ajuda a fortalecer as interpretações. Benedict Cumberbatch é de longe, um dos melhores atores de sua geração, mas todo o restante do elenco, com toda sinceridade, está no mesmo nível. Elizabeth Olsen como Wanda Maximoff está estupenda. A carga dramática da personagem vai de encontro total com a proposta do filme. E já que estamos falando de um filme dirigido por Sam Raimi (Sim, da trilogia do Homem-Aranha e de filmes como Arraste-me pro Inferno), toda essa força na interpretação é levada a um novo nível. Há quem diga que a nível de um Oscar! A jovem atriz Xochitl Gomez como América Chavez, mostra uma ótima performance e sua parceria com Cumberbath, é muito convincente. O querido e simpático Wong, vivido pelo talentoso Benedict Wong, é responsável por muitas cenas bacanas também.

O desafio mais difícil para o Doutor Estranho até agora

E não podemos nos esquecer que Sam Raimi, é um ótimo cineasta. Ele sabe dirigir muito bem seus ângulos de câmera, a ação e provavelmente, deu muitos pitacos para esse roteiro. O filme alterna de um filme de quadrinhos à um “horror-show” em segundos, com direito a “Jump Scares“, Zumbis e muito sangue. Aliás, o filme faz referência a sua própria filmografia. Tudo, dirigido de forma inteligente e por alguém que sabe totalmente o que está fazendo. Seja bem vindo de volta, Sam Raimi!

Sam Raimi se assegurou que o filme passeasse dos quadrinhos, ao horror-show!

Porém, o roteiro não acerta em tudo. E ele é a fraqueza desse filme.

Saibam, que nem sempre, ter atores incrivelmente talentosos pode salvar um roteiro que não condiz com o nível pré estabelecido do elenco. E aqui, é possível ver isso da metade do filme pro final. Infelizmente, o filme sofre do famoso clichê que a maioria dos filmes de quadrinhos andam passando: O “porque sim!“.

Entendam, estamos falando de um filme de quadrinhos. Tudo ali é ficção! Mas, mesmo pra uma história de ficção, o “porque sim!” pode atrapalhar. Aqui no caso, é uma resolução rápida (e canalha!) para o maior dilema do filme acerca de um dos três protagonistas. E sim… Três protagonistas! O peso do Doutor Estranho, America Chavez e Wanda, é equivalente no filme. E já que isso é equivalente, uma solução rápida e “porque sim!” para um deles estraga um pouco da experiência do filme.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura
America Chavez, a grande surpresa no filme!

A ação e os efeitos especiais em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Como um filme do Doutor Estranho, já é de se esperar tudo que é de mais bizarro e ao mesmo tempo incrível relacionado à efeitos especiais. Uma outra coisa que é bom mencionar, é que o filme tem muita ação. Mas muita mesmo! Os efeitos dos poderes de Wanda estão melhores e mais detalhados e os poderes de America Chavez, são muito legais! Toda psicodelia já conhecida de quadrinhos do Doutor Estranho estão aqui também. Mas, o que sempre me impressionou neste universo desse personagem nos cinemas, foi a mistura com as artes marciais. A combinação aqui, está insana e muito criativa. Mandaram muito bem nesse quesito!

Referências e Easter Eggs

Uma coisa interessante em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, é que todas as referências e Easter Eggs do filme, tirando aquelas em trailers e teasers que saíram durante a campanha promocional, foram bem surpreendentes em vários aspectos. E o mais legal, é que vários “INSIDERS” famosos da internet e outros veículos de informação “nerd” que se valem de hype falso, erraram feio na maioria das informações divulgadas. Assisti ao filme sem pegar spoiler algum, mas ciente de todos os “vazamentos” de insiders e fiquei muito feliz em ver que quase tudo era falso. Isso é muito triste, pois agora nem veículos nerds “grandes” são confiáveis mais.

Porém, como essa é uma crítica SEM SPOILERS, vou só me ater a dizer que todas as referências e Easter Eggs do filme são bacanas demais e se você for leitor de histórias do Doutor Estranho, vai gostar demais!

Vale lembrar, que o filme tem duas cenas extras no final!

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura
Elizabeth Olsen em mais uma maravilhosa atuação

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura vale a pena?

Sim! Vale demais! Em primeiro lugar, a forma como a Marvel/Disney anda amarrando suas produções, é uma estratégia conhecida para fãs de quadrinhos que vivem acompanhando mixes mensais, mas às vezes é penosa para quem quer apenas assistir algo de boa em casa. Mas, infelizmente, tudo parece importar. Sem um contexto como a série Wandavision por exemplo, o espectador pode ficar perdido com a motivação da própria Wanda. Tirando o já explanado efeito “porque sim!” do filme, a experiência audiovisual é ótima e o filme cumpre seu papel de divertir e abrir muito mais as portas para o futuro do Universo Marvel nos cinemas.

Nota do Redator: 4,0 / 5,0

E aí? Curioso para assistir ao filme após ler essa crítica? Já assistiu Doutor Estranho no Multiverso da Loucura? Conta pra mim o que achou! Até mais!

Léo Palmieri

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

Um comentário em “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura – Quando Terror e Quadrinhos se misturam

  1. Eu Concordo !! O diretor Soube ir pra um lado diferente !! Creio que os métodos dos outros filmes de herói x Bandiiiiiiiiiiido não caberia aqui e sim uma disputa de magia x intelecto ou Mamgo x Bruxo !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.