fbpx

Demolidor por Frank Miller & Klaus Janson – Review

Demolidor por Frank Miller & Klaus Janson é aquela obra da nona arte que todos nós temos que ter em casa para reler sempre. Este de fato, é o trabalho que deixou Frank Miller conhecido. Muito tempo antes de escrever “O Cavaleiro das Trevas”, Frank fez seu nome nestas histórias. A Panini compilou esta incrível fase em 3 encadernados incríveis e vamos agora, fazer um review para vocês.

Demolidor por Frank Miller

Breve histórico

No fim da década de 70, Frank Miller ainda era um roteirista/desenhista iniciante no mundo dos quadrinhos. A princípio, ele começa apenas nos desenhos e com o tempo, divide os roteiros com Roger McKenzie. Com o tempo, ele vai largando os desenhos e eles ficam a cargo do grande Klaus Janson. A partir daí, o nível das histórias crescem a níveis absurdos. O mais legal, é que lendo estas histórias, se percebe muitos dos elementos que Frank utilizou depois em suas histórias mais famosas do Batman, como Cavaleiro das Trevas e Ano UM.

Demolidor por Frank Miller & Klaus Janson, Volume 1

As primeiras histórias deste encadernado são um pouco medianas, se focando ao lado heroico do Demolidor e seus (como sempre) relacionamentos conturbados. A partir do momento que Frank Miller assume totalmente os roteiros, as histórias sobem demais de nível, saindo do infanto-juvenil para um peso quase adulto e trazendo à tona, todo o peso psicológico já conhecido dos roteiros do autor. É aqui que vemos o surgimento de Elektra, a transformação do Rei do Crime de vilão “lado B” para um dos mais importantes no universo Marvel, a contextualização da Cozinha do Inferno em Nova York e a profundidade de todos os sentimentos de Matt Murdock, o alter ego do Demolidor.

Demolidor por Frank Miller

Este primeiro volume tem muitas histórias bacanas do herói. Inclusive, um combate incrível contra o Incrível Hulk! Todo boa run de certos autores precisam de um começo épico e aqui, Frank Miller demonstrou o porque ele é um dos roteiristas mais famosos e renomados do mundo!

Demolidor por Frank Miller & Klaus Janson, Volume 2

Este volume foca totalmente na guerra entre o Rei do Crime e Demolidor, onde os assassinos Elektra e o insano Mercenário disputam seu lugar junto a organização do Rei. O mais interessante nestas histórias, é também a chegada dos perigosos assassinos do Tentáculo, a organização oriental cheia de Ninjas e perigos. Vemos aqui também o conceito do relacionamento de Matt com Elektra, embates contra o próprio Mercenário, mais situações com peso psicológico e por aí vai. Este encadernado, é o mais denso dos 3 e com muito mais ação. A admiração pela cultura oriental que Frank Miller possui, ajuda demais em seu estilo de roteiro que busca uma contextualização dos fatos. Você se envolve muito fácil durante a leitura desta fase justamente por esta característica. Os desenhos de Klaus Janson tem muita personalidade, fazendo que os golpes acrobáticos dos personagens seja algo digno dos melhores filmes de artes marciais. Vale lembrar, que aqui também acontece um embate do Demolidor contra o Justiceiro e que o editor destas histórias, não é nada mais nada menos que o genial Dennis O´Neil!

Demolidor por Frank Miller

Enfim, neste segundo volume ocorre uma das maiores tragédias da carreira do herói e definitivamente, vai deixar vocês loucos para ler o terceiro encadernado.

Demolidor por Frank Miller & Klaus Janson, Volume 3

Após todos os incríveis acontecimentos do segundo volume, o terceiro encadernado foca em mostrar como Matt Murdock levou sua vida após tudo o que aconteceu. Neste volume temos ações de Matt nos tribunais, focando em sua carreira de advogado e seu relacionamento com Heather. Aqui também, existem dramas relacionados ao tráfico de drogas na Cozinha do Inferno e o retorno do Tentáculo. Stick, o mestre cego do Demolidor, também dá as caras neste volume e os motivos de sua história e poderes, são contados aqui. Obviamente, é o encadernado com mais foco psicológico dos 3, mas é em minha opinião o mais importante, pois fecha todas as pontas soltas do anterior.

Demolidor por Frank Miller

É impossível não se sentir impactado e com sensação de vazio após terminar o terceiro encadernado.

Vale a pena adquirir essa coleção?

Se você é fã de quadrinhos de ação, esta coleção é definitiva. Se você é fã de Frank Miller, ela é necessária. Se você é fã do Demolidor, ela é essencial. Nesta “run” de Frank Miller junto a Klaus Janson, foram definidos muitos aspectos do herói que se perpetuam até os dias de hoje. Conceitos criados por Frank dentro da origem do herói, relacionamentos com amigos ou vilões e toda a caracterização da cozinha do inferno, foram definidos aqui também. Demolidor por Frank Miller & Klaus Janson em minha opinião, é tão importante quanto qualquer outra obra famosa de Frank, mesmo quase 40 anos depois. Esta fase inclusive, influenciou o seriado da Netflix sobre o herói.

Caso queiram adquirir estes volumes, cliquem nas imagens abaixo para comprar os encadernados no site da Amazon, com desconto. Todos eles estão em português!

Espero que tenham gostado deste humilde review. Obrigado pela atenção, e até mais!

Avatar

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

%d blogueiros gostam disto: