fbpx

Cyberpunk – Dez obras para se preparar para Cyberpunk 2077

Cyberpunk 2077 chega em Novembro e todos nós estamos ansiosos por isso. E para entrar no clima, escolhemos nossas dez obras preferidas do gênero Cyberpunk para vocês conhecerem. Vamos lá?

Mas o que é Cyberpunk?

Cyberpunk é um gênero da ficção científica notado por seu foco, baixo custo de vida e alta tecnologia. É um termo originado a partir da cibernética, que promove uma visão underground da sociedade, de contracultura, que foge dos padrões anteriormente impostos com intenção de obter novos espaços para expressão.

Durante a década de 1980, a ficção científica criou o movimento cyberpunk, um dos mais bem-sucedidos. Os pioneiros foram William Gibson, autor da trilogia do Sprawl, do qual faz parte o famoso Neuromancer e Bruce Sterling, autor da série de histórias Mechanist/Shaper, do qual a maior realização é a gigantesca obra Schismatrix.

Produções, Obras e Games

Vamos listar agora, dez grandes obras do Gênero entre filmes, animes, Mangás e Games. Todas estas produções tem várias características do gênero cyberpunk e vão ajudar a te colocar totalmente no clima do próximo lançamento da CD Projekt Red. As produções não estão em ordem de pior para melhor ou de preferência, apenas estão enumerados para facilitar a consulta.

10 – Shadowrun Returns (Game)

Shadowrun Returns é um RPG em turnos baseado no universo do jogo de mesa Shadowrun,  desenvolvido e distribuído pela Harebrained Schemes. Este incrível jogo mistura o mundo Cyberpunk com o gênero de Fantasia, se tornando algo muito peculiar e complexo. O Jogo é extremamente divertido, contextualiza totalmente o universo cyberpunk e possui uma ótima história, de cunho totalmente detetivesco. Os combates são interessantes e fluídos. Em resumo, joguem!

09 – Far Cry 3: Blood Dragon

Far Cry 3: Blood Dragon é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Ubisoft Montreal e publicado pela Ubisoft. É uma expansão solo do jogo de 2012 Far Cry 3, e é o sexto jogo da série Far Cry. Esse jogo é uma parodia dos filmes e jogos de ação de 1980, ele se passa em uma ilha Retro-futurista, em mundo aberto, com jogadores assumindo o papel do sargento Ciborgue militar Rex “Power” Colt. O Jogo possui uma trilha sonora totalmente Synthwave e é cheio de clichês. Além de muita ação e tecnologia, vocês vão dar ótimas risadas com as bravatas do protagonista.

8 – Ghost in The Shell (Filme de Anime/Manga)

Ghost in the Shell é um mangá de influências cyberpunk, criado por Masamune Shirow. Rendeu uma continuação, intitulada Ghost in the Shell 2: Man/Machine Interface, que foi lançada em 2002. O mundo, em 2029, se tornou um local altamente informatizado, a ponto dos seres humanos poderem acessar extensas redes de informações com seu cyber-cérebros. A agente cibernética Major Motoko Kusanagi é a líder da unidade de serviço secreto Esquadrão Shell, responsável por combater o crime. Assistam ao filme de 1995, que é incrível.

7 – Minority Report (filme)

No ano de 2054, há um sistema que permite que crimes sejam previstos com precisão, o que faz com que a taxa de assassinatos caia para zero. O problema começa a acontecer quando o detetive John Anderton (Tom Cruise), um dos principais agentes no combate ao crime, descobre que foi previsto um assassinato que ele mesmo irá cometer, colocando em dúvida sua reputação ou a confiabilidade do sistema. Filmaço com Tom Cruise.

6 – The Matrix (Filme)

Um jovem programador (Keanu Reeves) é atormentado por estranhos pesadelos nos quais sempre está conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. À medida que o sonho se repete, ele começa a levantar dúvidas sobre a realidade. E quando encontra os misteriosos Morpheus e Trinity, ele descobre que é vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Tecnologia, Cyberpunk, Tiros e muito Kung Fu. Um dos filmes mais legais já criados pelo homem.

5 – Alita: Anjo de Combate (Filme/Manga)

Abandonada em um ferro-velho de Iron City, a ciborgue Alita é encontrada pelo cientista Dyson Ido. Revitalizada, ela acorda sem memória e reconhecimento do mundo em que se encontra. Determinada a conhecer seu passado e explorar suas habilidades surpreendentes de luta, Alita se torna uma poderosa caçadora de recompensas, combatendo forças mortais. De longe, uma das melhores adaptações feitas de um manga. Recomendo muito assistir.

4 – Robocop: O Policial do Futuro (Filme)

O Policial Alex Murphy (Peter Weller) é morto em combate e transformado por cientistas da empresa que dirige a força policial em um ciborgue ultrassofisticado, afim de ser usado na luta contra o crime na cidade de Detroit. Porém, apesar de ter sua memória apagada, lembranças o assombram e o levam a buscar vingança. Clássico dos anos 80 e do gênero.

3 – Cowboy Bebop (Anime)

Criado por Shinichiro Watanabe, Cowboy Bebop se pass no ano de 2071 e muitas mudanças ocorreram: a tecnologia evoluiu; a população da Terra migrou para outros planetas do Sistema Solar, vivendo em colônias. A população aumentou consideravelmente e, com ela, o número de criminosos. A polícia espacial (ISSP, Inter Solar System Police, em inglês), não podendo dar conta de todos os bandidos, recorre ao auxílio de cowboys: verdadeiros caçadores de recompensas espaciais. A série de 26 episódios orbita em torno das violentas aventuras dos personagens principais que são: Spike, Jet, Valentine, Ed e Ein que se reúnem devido a situações adversas nas vidas de cada um. Anime com a melhor trilha sonora já feita e incrivelmente bom! Uma das melhores produções do gênero com certeza!

2 – Akira (Filme de Anime/Manga)

Kaneda lidera uma gangue de motoqueiros, no ano de 2019, em Neo-Tokyo, que consiste da cidade de Tóquio reconstruída, depois da original ter sido destruída por uma explosão que levou à terceira guerra mundial. Ao se defrontar com outra gangue que invadiu o seu território, um dos membros da gangue, Tetsuo desgarra-se e é sequestrado pelas forças do governo. Tetsuo passa por experiências que objetivam a desenvolver poderes paranormais nele. Como resultado acaba enlouquecendo e , com os poderes que o igualam ao lendário Akira, reaviva o medo de uma nova destruição. Criado por Katsuhiro Otomo, Akira foi primeiramente publicado em fascículos em uma revista especializada no Japão entre 1982 e 1990. A obra foi condensada em 1988 em um filme de animação (anime) do mesmo nome que lhe rendeu popularidade mundial. Este filme abriu o ocidente para as animações japonesas e ajudou a sacramentar o Cyberpunk na cultura pop.

1 – Blade Runner: O Caçador de Andróides

No século 21, uma corporação desenvolve clones humanos para serem usados como escravos em colônias fora da Terra, identificados como replicantes. Em 2019, um ex-policial (Harrison Ford) é acionado para caçar um grupo fugitivo vivendo disfarçado em Los Angeles. Dirigido por Ridley Scott, Blade Runner é provavelmente a obra Cyberpunk mais conhecida e referenciada no mundo. Com uma narrativa tecnológica densa e de muita tensão psicológica, o filme se tornou lendário pelos diálogos e atuações incríveis. Se você gosta do gênero, você tem que assistir Blade Runner.

Um gênero Incrível

É claro que existem muitas outras obras do gênero Cyberpunk por aí. Estas foram as escolhas aqui da equipe e gostaríamos de saber quais são as escolhas de vocês! Deixem aí nos comentários para nós! Até mais!

Avatar

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

%d blogueiros gostam disto: