Criminal Volume 1: Covarde – Um Thriller policial obrigatório

Criminal Volume 1: Covarde – Um Thriller policial obrigatório

Criminal Volume 1: Covarde, publicado no Brasil pela editora Mino, é um belo exemplo de como contar uma história em quadrinhos de nível tão alto (Ou até melhor), que Hollywood. Sendo um quadrinho já premiado no famoso Eisner Awards e da dupla de sucesso Ed Brubaker (Capitão América: Soldado Invernal) e Sean Phillips (Hellblazer, Marvel Zombies), Criminal é uma série que vai te prender do começo até o fim.

Enredo

Em Criminal Volume 1: Covarde, acompanhamos o metódico e inteligente ladrão Leopold, que é contatado por dois policiais corruptos interessados em um grande roubo de diamantes. Leopold possui regras inegociáveis para a execução de seus golpes mas, mesmo com relutância, acaba cedendo à ideias da dupla de policiais, mas com ressalvas importantes. Acompanhamos o planejamento deste golpe e de todos os detalhes acerca de como Leopold planeja e regulariza as situações para que o roubo seja concluído. Mas, não é só isso que faz Criminal Volume 1: Covarde um incrível quadrinho.

Criminal Volume 1

Leopold tem um passado no mundo do crime. Um passado que lhe cobra à cada golpe concluído. Ele cuida de Ivan, um antigo parceiro de seu pai, que é um viciado em heroína e sofre do mal de Alzheimer. Além de tudo, o medo constante de parar na prisão como seu pai, acompanha e baliza todas as decisões da vida de Leopold. Se utilizando deste artifício, Ed Brubaker monta um roteiro policial totalmente calcado nas situações expostas até agora. É possível um homem atormentado pelo medo, pela dificuldade de se socializar e se envolver com outras pessoas aguentar este mundo cruel? É possível Leo seguir suas regras específicas até o fim? Durante a leitura de Criminal Volume 1: Covarde, nós como leitores nos fazemos os mesmos questionamentos que Leopold.

Após a conclusão do Roubo, somos contextualizados do que realmente está acontecendo, de que está por trás da escolha de Leopold para o golpe e o motivo dele acontecer. A partir daqui, uma escalada de intensidade não só das mudanças de roteiro, mas como da própria violência do quadrinho, nos fazem não só acabarmos torcendo por Leopold, como também nos apresenta um sentimento catártico de retribuição. A dupla Brubaker/Phillips nos entregou uma obra prima da nona arte, com um roteiro que supera e muito, muitos filmes policiais premiados.

Qualquer coisa dita a mais aqui, se torna um spoiler pesado da trama.

Criminal Volume 1: Covarde, vale a pena?

Vale demais. Sinceramente, após a leitura de Pulp (tem review aqui no site, querido leitor), fiquei extremamente curioso para acompanhar mais trabalhos da dulpa Brubaker/Phillips. Thrillers policiais geralmente são muito previsíveis e aqui, é totalmente diferente. É impossível parar de ler e a vontade de reler logo em seguida, é gigante. Este quadrinho é uma prova, de que o passado sempre nos cobra.

A Editora Mino está fazendo um trabalho absurdo de bom com os trabalhos da dupla. O quadrinho está com um acabamento excelente, ótima diagramação e qualidade. Item de coleção com certeza. Ou seja, está unindo o útil ao agradável. Hoje em dia, poucos os quadrinhos trazem em 144 páginas o que Criminal Volume 1: Covarde, traz.

Espero que este humilde review, lhes dê vontade de ler o quadrinho! Caso queiram adquirir a obra, cliquem aqui para comprar com desconto na Amazon. Até mais!

Criminal Volume 1

Título: Criminal Volume 1: Covarde
Autor: Ed Brubaker e Sean Phillips

Tradução: Dandara Palankof
Data de Lançamento: Abril/2022
Acabamento: Capa dura, papel couchê
Formato: 17 x 26 cm
Número de páginas: 144
ISBN: 9786589737193

Léo Palmieri

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.