fbpx

Batman:Silêncio (2019)

Batman:Silêncio é a animação da DC que faz a adaptação do famoso e polêmico arco Silêncio, escrito por Jeph Loeb e desenhado por Jim Lee em 2002. Esta animação faz parte do atual DCAMU (DC Animated Movie Universe) ou como é conhecido por aqui, Universo Compartilhado de Animações da DC.

Batman:Silêncio

Mais uma animação de qualidade DC

Mais uma vez, a DC Comics dá um show em adaptações de suas sagas famosas. A animação de Batman:Silêncio está exuberante, com muita ação e com dublagens excelentes, tanto na versão original quanto na dublada. Vale a pena conferir o ótimo trabalho de dublagem nacional feito para a animação.

Batman:Silêncio

Obviamente, esta adaptação precisou sofrer mudanças com relação a série original de 2002, pois é bem complicado adaptar pelo menos um ano de publicações do homem-morcego em apenas uma hora e pouco. Porém, por incrível que pareça, além de adaptarem boa parte da obra, o desfecho ficou melhor na animação do que nos quadrinhos, o que é muito difícil.

Afinal, o que é Batman:Silêncio?

Em 2002, o famoso roteirista Jeph Loeb (O Longo Dia das Bruxas, Vitória Sombria) se juntou ao incrível desenhista Jim Lee (X-Men) para desenharem um grande arco do Batman. A teoria seria de que sairia uma obra-prima dos quadrinhos. Porém, foi longe disso. Com um roteiro feito apenas para privilegiar os desenhos incríveis de Jim Lee, a história ficou morna, com vários furos no roteiro, as vezes maçante de ler.

Batman:Silêncio
Jim Lee e seus desenhos incrívels

Obviamente, a história tem seus bons momentos e conta com a maioria dos vilões do Batman em suas páginas (Como disse, o roteiro foi feito para que houvessem mais e mais desenhos de Jim Lee), mas mesmo assim, seu final polêmico e sem polimento trouxeram uma má fama para a obra.

Nos quadrinhos, Silêncio é uma saga extremamente exuberante, visualmente

O que acontece na animação Batman:Silêncio?

Embora Silêncio não tenha ficado tão boa nos quadrinhos, sua adaptação para animação ficou muito melhor. Como vocês sabem, nossos reviews são sem spoilers, podem ficar tranquilos.

Se passando após os eventos da animação Reino dos Supermen (2019), surge um novo inimigo disposto a destruir o Homem-Morcego. Seu nome: Silêncio. Um oponente que aparentemente conhece a identidade secreta do Batman e que está recrutando quase todos seus inimigos.

Tudo começa com Batman resgatando um garoto rico das garras de Bane e se aproveitando desta situação, a Mulher-Gato rouba o dinheiro do resgate. Durante a perseguição a vilã, sua corda é rompida misteriosamente e o herói sofre uma queda e um traumatismo craniano. Salvo pela Batgirl, um antigo amigo neurocirugião de Bruce, Thomas Eliot, o salva da morte.

Batman:Silêncio
Bane foi uma das alterações do roteiro original

Após se recuperar, o Homem-Morcego recomeça as investigações que o leva até Hera Venenosa. Sem spoilar demais, vale lembrar que em Batman:Silêncio, também ocorre uma troca de socos entre o Batman e Superman. Aliás, esperer ver quase todos os inimigos do Batman, do Coringa ao Cara-de-Barro na animação.

Batman:Silêncio
Nosso amigo Coringa não ia ficar de fora dessa…

Durante o confronto com Hera Venenosa, Superman e outros, Batman acaba por perceber que está enfrentando um inimigo perigoso, que conhece sua identidade e contatos. A partir daí, com ajuda de Asa-Noturna e de Selina Kyle, a Mulher-Gato, Batman começa a caçada a Silêncio.

Asa Noturna dá as caras na animação

Vale lembrar, que assim como nos quadrinhos, Batman:Silêncio é o marco inicial do romance assumido entre Bruce Wayne e Selina Kyle. Porém, na animação estas situações foram muito melhor trabalhadas e trouxeram muito bons momentos. Não tem como se divertir com os dois e inclusive, com a conversa entre Bruce e seu filho Damian (O Robin) sobre este relacionamento. É hilário!

Batman:Silêncio
Um Romance esperado a anos

A ação da animação é constante e durante as investigações, o roteiro original é alterado para um desfecho um pouco diferente e bem melhor que o que ocorre nos quadrinhos, sendo que a identidade secreta de Silêncio, também acaba sendo alterada. Vale lembrar, que por se passar em um universo compartilhado diferente do dos quadrinhos, o final ficou muito bom e plausível.

Conclusão

Batman: Silêncio é uma animação que vale muito a pena ser assistida. Se você já leu a saga que original esta adaptação, vai se surpreender com o resultado. Eu mesmo, assisti com as expectativas lá em baixo e isso se tornou uma grande empolgação durante a exibição. A animação realmente é boa e não traz aquele sentimento de coisa incompleta que é a obra dos quadrinhos. Além de colocar a animação dentro do atual universo compartilhado de filmes animados da DC, ela define muito bem o papel do Batman, da Bat-Família e de seus vilões na obra. Um destaque para Selina Kyle, que rouba a cena na animação.

Silêncio! Um inimigo perigoso.

Espero que vocês tenham gostado deste humilde review. Caso queiram adquirir o quadrinho de Silêncio para ler e tirar as suas conclusões depois, clique aqui para comprar com desconto pelo site da Amazon!

Obrigado por sua atenção, e até mais!

Avatar

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

%d blogueiros gostam disto: