fbpx

Batman: O Longo Dia das Bruxas – Review

O Longo Dia das Bruxas é um clássico incontestável entre as histórias do Batman. Esta icônica história escrita por Jeph Loeb e desenhada por Tim Sale, nos mostra o início da amizade entre Batman e o comissário Gordon e também, a incrível origem do vilão Duas-Caras. Segundo informações na Internet, esta é a história que está inspirando o filme The Batman, do diretor Matt Reeves.

O Longo Dia das Bruxas
O Incrível Traço de Tim Sale

E tudo começa no Halloween

O Longo Dia das Bruxas se encontra Cronologicamente mais ou menos no segundo ano de histórias do Batman. Seguindo a cronologia de leitura, ele fica entre Batman: Terror (Onde ele enfrenta o Espantalho) e Batman: Vitória Sombria (Surge o Robin Dick Grayson). Esta incrível história, ganhadora do prêmio Eisner Awards em 1998 na categoria Mini-Serie, marca o início da grande amizade entre o Batman e o Comissário Gordon. Ao mesmo tempo, é criada uma “tríplice” aliança entre Batman, Gordon e o promotor Harvey Dent. Os três se unem, para investigar e conseguir de uma vez por todas, prender Carmine Falcone, o maior mafioso de Gotham.

O Longo Dia das Bruxas
Carmine Falcone, o maior mafioso de Gotham City

Porém, não é só isto. Existem outras familias de mafiosos como os Maronis, que são rivais de Falcone e ao mesmo tempo, a corrupção da maioria dos policiais da cidade. Batman, Harvey e Gordon iniciam um audacioso esquema de investigação para conseguirem provas contra todos estes criminosos.

O Longo Dia das Bruxas
Uma aliança com os melhores de Gotham

A narrativa da história nos leva a mostrar o ponto dos criminosos também e dentro da própria família Falcone, há problemas. De repente, começam a morrer um a um, mafiosos ligados a família Falcone. Os crimes começaram a ocorrer na noite do Dia das Bruxas e sucessivamente, acontecem em cada feriado a partir daí.

Feriado faz sua primeira vítima, deixando sempre a arma do crime, um bico de mamadeira (usado como silenciador) e algo que simbolize o feriado em questão.

Muito mais que ação!

Além de toda investigação envolvendo a família Falcone, o surgimento do assassino misterioso e agora apelidado de “Feriado“, Batman se vê também envolvido com problemas gerados por outros vilões na cidade. O próprio Coringa surge cometendo atrocidades, já que ele considera o vilão “Feriado” um louco e que Gotham só poder ter um lunático, o próprio Coringa.

Coringa sai a caça de Feriado.

Ao mesmo tempo, Falcone tenta se proteger de Batman, do aperto da investigação da polícia junto a Harvey Dent e de Feriado. Muitos são os suspeitos, mas nada é uma certeza. Batman também se utiliza na investigação sobre o “Modus-Operandi” de Feriado, da ajuda de um criminoso que age de forma parecida: O Homem Calendário.

Julian Day, o “Homem-Calendário”, é solicitado para a investigação.

Selina Kyle, a Mulher-Gato, têm uma participação importante na história também. Outros vilões como o Espantalho e o Charada, aparecem na história, fazendo com que Batman tenha muito mais com o que se preocupar. De certa forma, o acontecimento mais importante na história é a jornada de Harvey Dent, onde ela culmina com o surgimento do perigoso vilão Duas-Caras.

A Mulher-Gato, utilizando de todo seu charme

Harvey Dent… Duas faces em uma

Fora toda a complexidade da trama, o que mais chama a atenção provavelmente nesta leitura é o caminho trilhado por Harvey Dent até sua conversão em Duas-Caras. Desde sua aliança com Batman e Gordon, já é possível perceber que Harvey é obcecado pela justiça. Ele quer a qualquer custo, colocar Falcone e os outros mafiosos na cadeia e durante a narrativa, ele se utiliza até mesmo de alguns subterfúgios para o tal.

O Longo Dia das Bruxas
A Jornada de Harvey de Promotor a Duas-Caras. O Carro-chefe da história.

O Longo Dia das Bruxas traz o melhor das histórias do Batman: Investigação profunda, ação e grandes vilões. Outro grande atrativo da história, são as muitas reviravoltas no enredo, que vão culminar em momentos chave nas vidas de Batman, Harvey e Gordon.

O Duas-Caras de Tim Sale é assustador!

Por este ser um review sem spoilers da história, vamos ficando por aqui.

O Longo Dia das Bruxas vale a pena?

Vale Demais! A edição definitiva da Panini deste clássico vem inclusive com ótimos extras! Vale lembrar, que o atual filme do Homem-Morcego em produção, The Batman do diretor Matt Reeves, vai ser inspirado por esta história. De longe, é uma das melhores histórias já feitas sobre o herói.

Caso queira adquirir este encadernado da Panini, clique aqui para comprar com desconto no site da Amazon.

O Longo Dia das Bruxas
A incrível Edição da Panini. Contém os 8 Capítulos e está recheada de Extras!

Obrigado pela atenção, e até mais!