fbpx

Batman: Cavaleiro Branco – Review

Batman: Cavaleiro Branco é uma mini série em 8 partes escrita/desenhada por Sean Murphy junto a Matt Hollingsworth. Esta mini série traz uma história em um universo alternativo, onde após uma cadeia de eventos, o Coringa recobra sua consciência normal e tenta mostrar a Gotham City que o maior problema é na verdade, o próprio Batman. Acompanhe abaixo nosso review sem spoilers desta incrível obra.

Batman: Cavaleiro Branco

Coringa ou Jack Napier?

Durante uma perseguição alucinante, onde um bairro é quase todo destruído, Batman consegue capturar o Coringa. Porém em um acesso de raiva, faz o bandido engolir algumas pílulas experimentais. De alguma forma, o Coringa recobra sua consciência normal, suprimindo o palhaço e trazendo à tona a personalidade de Jack Napier. O evento é gravado por smartphones e transmitido à população.

Batman: Cavaleiro Branco
O acesso de fúria de Batman é gravado e transmitido à toda Gotham

O maior problema não é só o retorno de consciência de Jack Napier e sim, o seu alto intelecto. De alguma forma, as pílulas fizeram uma mudança muito maior do que a prevista. A opinião pública também passa a questionar os métodos violentos utilizados por Batman em sua caçada ao crime de Gotham, fazendo inclusive a polícia ter de recuar em seu apoio. Porém, Batman também está atormentado por uma situação pessoal, a doença de Alfred. Esta situação está tirando toda a concentração de Bruce para continuar o trabalho contra o crime.

Batman: Cavaleiro Branco
Alfred e sua terrível doença

A partir desse ponto, Jack Napier se torna um incrível problema para Batman. Jack está decidido a levar Batman à justiça, se utilizando do argumento de que Batman não tem nenhuma permissão jurídica para fazer o que faz e nunca é responsabilizado pelos danos colaterais que a cidade sofre em sua cruzada. Além de tudo, o próprio Jack resolve se defender de suas acusações nos tribunais. A situação se torna muito mais caótica, ao ponto onde de fato, a polícia e a própria Batfamília percebem coerência no discurso de Jack Napier.

Batman: Cavaleiro Branco
Jack argumenta com a polícia sobre ir aos tribunais provar a culpa de Batman e da DPGC

A batalha nos tribunais começa, onde Jack Napier não apenas se defende, mas possui um conjunto de provas sobre um “Fundo de danos” de Gotham, um dinheiro sujo que era usado para sanar as destruições ocasionadas por Batman. Esta acusação passa a piorar a situação de Batman junto à sociedade e muitos outros políticos e grandes nomes da cidade, são associados a isso. As pessoas mais pobres passam a ver Jack Napier como um herói contra os burgueses de Gotham. Jack Napier então é solto. Embora a persona de Jack esteja no comando, o Coringa continua agindo em seu subconsciente, tentando impedir Jack de fazer justiça contra Batman. A chegada da Arlequina Original também causa um impacto em Jack.

Harley explica à Jack o problema da fixação de Coringa em Batman

Jack então, começa uma campanha política contra Batman, tentando tornar a opinião pública contra a ação de vigilante do herói e denunciando, todos que estão lucrando com a destruição causada pelo morcego. Com o apoio da população mais carente da cidade, Jack logo se torna um problema muito maior do que é previsto no começo. Todas as informações que Jack consegue, são literalmente incriminadoras, uma situação que deixa Bruce totalmente desconcertante.

Vilões… sempre vilões

Mas não são apenas estes os problemas que Jack causa à Batman. De certa forma, ele sabe que os vilões da cidade devem ser parados, caso ele queira de fato ser o Cavaleiro Branco de Gotham. Jack e seu alto intelecto bolam um plano para dominar as mentes de todos os vilões da cidade de uma única vez, para que ajam apenas sobre seu comando.

De forma engenhosa, Jack toma todo o crime de Gotham nas mãos

O intuito de unir todos os vilões de Gotham, é para de alguma forma forçar Batman a sair em sua cruzada e cometer erros como abuso de força e danos colaterais às propriedades na cidade. Essa seria uma forma de Jack provar o quão lucrativo é para alta sociedade de Gotham toda a destruição causada pelo Homem-Morcego. Além de tudo, a atual Arlequina (sim, neste universo temos duas) resolve se vingar de Jack e da Arlequina Original, se auto intitulando como “Neo-Coringa”.

A “Neo-Coringa”

Muitos problemas ao mesmo tempo para Batman e a Batfamília resolver. Eles estão sem apoio da população, sem apoio da polícia, com vilões causando estragos na cidade de forma coordenada e com a nova ameaça da “Neo-Coringa”. Será que Batman vai dar conta de derrotar todos estes problemas e conseguir provar que no final das contas Jack Napier é tão ruim quanto o próprio Coringa? Qualquer outro detalhe que passarmos a partir daqui, se torna um spoiler da trama. Portanto, paramos por aqui.

Batman: Cavaleiro Branco vale a pena?

Sim, vale muito! Histórias alternativas do universo DC são em sua maioria muito boas. Batman: O Cavaleiro Branco é de longe, uma das melhores histórias alternativas do Homem-Morcego nos últimos anos. É uma história bem pé no chão, violenta, com muita disputa psicológica entre Jack Napier, Batman e o próprio Coringa. A História tem tantos problemas para Batman resolver, que temos a impressão de que dessa vez, ele irá quebrar. Mesmo sendo uma história não canônica na cronologia do Homem-Morcego, os desdobramentos dessa mini série e seu sucesso desencadearam em outra chamada Batman: A Maldição do Cavaleiro Branco, que faremos review mais para frente. Portanto, recomendamos fortemente que vocês leiam Batman: O Cavaleiro Branco e se divirtam com essa história!

Batman: Cavaleiro Branco
Uma disputa violenta e psicológica aguarda os leitores nesta obra

Caso queiram adquirir Batman: Cavaleiro Branco, cliquem aqui para comprar pelo site da Panini ou aqui para comprar pela Amazon.

Espero que este humilde review, lhes dê vontade de ler a HQ. Obrigado pela atenção e até mais!

Avatar

Léo Palmieri

Pai, marido, nerd. Fã do Surfista Prateado e do Superman, juntou uma equipe de super-pessoas para trabalhar no projeto Crossover NERD com o intuito de divulgar o belíssimo mundo geek!

%d blogueiros gostam disto: