fbpx

A Voz Suprema do Blues – A realidade ao som de Blues

A Voz Suprema do Blues (Ma Rainey’s Black Bottom) é um filme que adapta uma das peças teatrais de August Wilson, dramaturgo que através de suas peças narra as experiências dos afro-americanos no Século XX. Acompanhe nosso review do filme.

A trama se passa num dia de muito calor na cidade de Chicago, onde ocorre a gravação de um álbum da conhecida “mãe do blues” Ma Rainey, interpretada por Viola Davis, e vemos através dela e de sua banda, com a ajuda de monólogos e metáfora visuais, como é a vida sofrida do povo negro nos Estados Unidos. E é através das interações e diálogos que ocorrem reflexões sobre política, vida e religião. Tudo isso belamente embalado pela sonoridade do blues e por figurinos e construções de época muito bem trabalhados.

A Voz Suprema do Blues

Um dos detalhes que não agradam no filme, é que seu diretor George C. Wolfe, muito famoso no teatro, não soube conduzir visualmente o filme. Tem monólogos que são perfeitos para o teatro, mas que se perdem aqui e ali e outros, acabam por ficar inconclusivos. Na mão de um diretor mais experiente com filmes, teríamos um corte melhor para a narrativa. Ele se perdeu na adaptação infelizmente.

Uma tristeza de ver esse filme, é que este é o último trabalho do ator Chadwick Boseman (Pantera Negra), que perdeu uma batalha contra o câncer ano passado. Era um ator excelente e que ainda tinha muito a mostrar. Boseman já ganhou merecidamente vários prêmios de atuação e creio que no Oscar não será diferente. Toda vez que ele aparece em cena, dá um aperto no coração.

A Voz Suprema do Blues recebeu 5 indicações ao Oscar 2021, sendo elas Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Penteado, Melhor Direção de Arte, Melhor Atriz e Melhor Ator. Sinceramente espero que pelo menos ator e atriz levem pois, seria mais que merecido reconhecer o ótimo trabalho de ambos.

Fecho o filme com uma nota 7/10.

Andrei Sorren

Humilde fã e amante da nona, sétima e várias outras artes! E nada na vida é melhor que ler uma boa HQ comendo pizza...